Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Polydoro,Soely A. J., Scortegagna,Silvana Alba, Linden,Maria Salete S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000400002
Resumo: O presente estudo teve como objetivos avaliar a integração e a satisfação acadêmica em universitários e analisar sua relação, conforme o curso e a etapa de formação. Participaram 203 estudantes dos cursos de Psicologia (n=76) e Odontologia (n=127) de uma universidade particular, sendo a maioria mulheres (n=158). Foram aplicados um Questionário de Vivência Acadêmica (QVA-r) e uma Escala de Satisfação Acadêmica (ESEA). Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram níveis de integração e de satisfação superior à média. Foram detectadas diferenças entre os cursos relativas às variáveis focalizadas e correlações entre as dimensões. É possível afirmar que a integração e a satisfação, apesar de compartilhar aspectos comuns, avaliam construtos diferentes, ambos importantes para a compreensão do fenômeno complexo e multideterminado da vida acadêmica.
id CFP-1_9277def27f8ef3261c64375502319bf2
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932013000400002
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitáriosEstudantes universitáriosEnsino superiorSatisfaçãoUniversidadesO presente estudo teve como objetivos avaliar a integração e a satisfação acadêmica em universitários e analisar sua relação, conforme o curso e a etapa de formação. Participaram 203 estudantes dos cursos de Psicologia (n=76) e Odontologia (n=127) de uma universidade particular, sendo a maioria mulheres (n=158). Foram aplicados um Questionário de Vivência Acadêmica (QVA-r) e uma Escala de Satisfação Acadêmica (ESEA). Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram níveis de integração e de satisfação superior à média. Foram detectadas diferenças entre os cursos relativas às variáveis focalizadas e correlações entre as dimensões. É possível afirmar que a integração e a satisfação, apesar de compartilhar aspectos comuns, avaliam construtos diferentes, ambos importantes para a compreensão do fenômeno complexo e multideterminado da vida acadêmica.Conselho Federal de Psicologia2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000400002Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.4 2013reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932013000400002info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Acácia Aparecida Angeli dosPolydoro,Soely A. J.Scortegagna,Silvana AlbaLinden,Maria Salete S.por2016-09-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932013000400002Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2016-09-05T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários
title Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários
spellingShingle Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Estudantes universitários
Ensino superior
Satisfação
Universidades
title_short Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários
title_full Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários
title_fullStr Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários
title_full_unstemmed Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários
title_sort Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários
author Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
author_facet Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Polydoro,Soely A. J.
Scortegagna,Silvana Alba
Linden,Maria Salete S.
author_role author
author2 Polydoro,Soely A. J.
Scortegagna,Silvana Alba
Linden,Maria Salete S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Polydoro,Soely A. J.
Scortegagna,Silvana Alba
Linden,Maria Salete S.
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
Ensino superior
Satisfação
Universidades
topic Estudantes universitários
Ensino superior
Satisfação
Universidades
description O presente estudo teve como objetivos avaliar a integração e a satisfação acadêmica em universitários e analisar sua relação, conforme o curso e a etapa de formação. Participaram 203 estudantes dos cursos de Psicologia (n=76) e Odontologia (n=127) de uma universidade particular, sendo a maioria mulheres (n=158). Foram aplicados um Questionário de Vivência Acadêmica (QVA-r) e uma Escala de Satisfação Acadêmica (ESEA). Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram níveis de integração e de satisfação superior à média. Foram detectadas diferenças entre os cursos relativas às variáveis focalizadas e correlações entre as dimensões. É possível afirmar que a integração e a satisfação, apesar de compartilhar aspectos comuns, avaliam construtos diferentes, ambos importantes para a compreensão do fenômeno complexo e multideterminado da vida acadêmica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000400002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932013000400002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.4 2013
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122429739827200