Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000400002 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivos avaliar a integração e a satisfação acadêmica em universitários e analisar sua relação, conforme o curso e a etapa de formação. Participaram 203 estudantes dos cursos de Psicologia (n=76) e Odontologia (n=127) de uma universidade particular, sendo a maioria mulheres (n=158). Foram aplicados um Questionário de Vivência Acadêmica (QVA-r) e uma Escala de Satisfação Acadêmica (ESEA). Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram níveis de integração e de satisfação superior à média. Foram detectadas diferenças entre os cursos relativas às variáveis focalizadas e correlações entre as dimensões. É possível afirmar que a integração e a satisfação, apesar de compartilhar aspectos comuns, avaliam construtos diferentes, ambos importantes para a compreensão do fenômeno complexo e multideterminado da vida acadêmica. |
id |
CFP-1_9277def27f8ef3261c64375502319bf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932013000400002 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitáriosEstudantes universitáriosEnsino superiorSatisfaçãoUniversidadesO presente estudo teve como objetivos avaliar a integração e a satisfação acadêmica em universitários e analisar sua relação, conforme o curso e a etapa de formação. Participaram 203 estudantes dos cursos de Psicologia (n=76) e Odontologia (n=127) de uma universidade particular, sendo a maioria mulheres (n=158). Foram aplicados um Questionário de Vivência Acadêmica (QVA-r) e uma Escala de Satisfação Acadêmica (ESEA). Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram níveis de integração e de satisfação superior à média. Foram detectadas diferenças entre os cursos relativas às variáveis focalizadas e correlações entre as dimensões. É possível afirmar que a integração e a satisfação, apesar de compartilhar aspectos comuns, avaliam construtos diferentes, ambos importantes para a compreensão do fenômeno complexo e multideterminado da vida acadêmica.Conselho Federal de Psicologia2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000400002Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.4 2013reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932013000400002info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Acácia Aparecida Angeli dosPolydoro,Soely A. J.Scortegagna,Silvana AlbaLinden,Maria Salete S.por2016-09-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932013000400002Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2016-09-05T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários |
title |
Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários |
spellingShingle |
Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Estudantes universitários Ensino superior Satisfação Universidades |
title_short |
Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários |
title_full |
Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários |
title_fullStr |
Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários |
title_full_unstemmed |
Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários |
title_sort |
Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários |
author |
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
author_facet |
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Polydoro,Soely A. J. Scortegagna,Silvana Alba Linden,Maria Salete S. |
author_role |
author |
author2 |
Polydoro,Soely A. J. Scortegagna,Silvana Alba Linden,Maria Salete S. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Polydoro,Soely A. J. Scortegagna,Silvana Alba Linden,Maria Salete S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes universitários Ensino superior Satisfação Universidades |
topic |
Estudantes universitários Ensino superior Satisfação Universidades |
description |
O presente estudo teve como objetivos avaliar a integração e a satisfação acadêmica em universitários e analisar sua relação, conforme o curso e a etapa de formação. Participaram 203 estudantes dos cursos de Psicologia (n=76) e Odontologia (n=127) de uma universidade particular, sendo a maioria mulheres (n=158). Foram aplicados um Questionário de Vivência Acadêmica (QVA-r) e uma Escala de Satisfação Acadêmica (ESEA). Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram níveis de integração e de satisfação superior à média. Foram detectadas diferenças entre os cursos relativas às variáveis focalizadas e correlações entre as dimensões. É possível afirmar que a integração e a satisfação, apesar de compartilhar aspectos comuns, avaliam construtos diferentes, ambos importantes para a compreensão do fenômeno complexo e multideterminado da vida acadêmica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000400002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000400002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932013000400002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.4 2013 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122429739827200 |