Estágio em psicologia escolar e arte: contribuições para a formação do Psicólogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Silvia Maria Cintra da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pedro,Luciana Guimarães, Silva,Dami da, Rezende,Diogo, Barbosa,Laís Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000400018
Resumo: O presente trabalho relata as experiências vivenciadas em um estágio de Psicologia escolar realizado no Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O estágio, pautado na Psicologia histórico-cultural, estava vinculado à organização e ao desenvolvimento de uma disciplina intitulada Psicologia: Ciência e Profissão, voltada para os alunos que ingressavam no referido curso. A ementa dessa disciplina vai ao encontro da necessidade de desenvolvimento de uma visão crítica e socialmente comprometida em relação à Psicologia, o que permite a constituição de um espaço de possibilidades de se considerar essa ciência e profissão de um modo mais amplo. As atividades desenvolvidas nos encontros buscavam instigar reflexões acerca da Universidade, da Psicologia como ciência e profissão e da vida acadêmica. Para embasar essas discussões, a Arte (cinema, pintura, teatro, literatura, música) foi utilizada como mote para a apropriação e a construção do próprio conhecimento. Descrevemos aqui a trajetória desse estágio e as suas repercussões na formação pessoal e profissional dos futuros psicólogos, dando destaque para as contribuições desencadeadas a partir do contato com a Arte tanto para os estagiários como para a supervisora.
id CFP-1_9e3d2a6aec8a2c8526238e558037dffb
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932013000400018
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Estágio em psicologia escolar e arte: contribuições para a formação do PsicólogoArtesFormação do psicólogoPsicologia escolarSupervisão clínicaO presente trabalho relata as experiências vivenciadas em um estágio de Psicologia escolar realizado no Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O estágio, pautado na Psicologia histórico-cultural, estava vinculado à organização e ao desenvolvimento de uma disciplina intitulada Psicologia: Ciência e Profissão, voltada para os alunos que ingressavam no referido curso. A ementa dessa disciplina vai ao encontro da necessidade de desenvolvimento de uma visão crítica e socialmente comprometida em relação à Psicologia, o que permite a constituição de um espaço de possibilidades de se considerar essa ciência e profissão de um modo mais amplo. As atividades desenvolvidas nos encontros buscavam instigar reflexões acerca da Universidade, da Psicologia como ciência e profissão e da vida acadêmica. Para embasar essas discussões, a Arte (cinema, pintura, teatro, literatura, música) foi utilizada como mote para a apropriação e a construção do próprio conhecimento. Descrevemos aqui a trajetória desse estágio e as suas repercussões na formação pessoal e profissional dos futuros psicólogos, dando destaque para as contribuições desencadeadas a partir do contato com a Arte tanto para os estagiários como para a supervisora.Conselho Federal de Psicologia2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000400018Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.4 2013reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932013000400018info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Silvia Maria Cintra daPedro,Luciana GuimarãesSilva,Dami daRezende,DiogoBarbosa,Laís Mirandapor2016-09-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932013000400018Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2016-09-05T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio em psicologia escolar e arte: contribuições para a formação do Psicólogo
title Estágio em psicologia escolar e arte: contribuições para a formação do Psicólogo
spellingShingle Estágio em psicologia escolar e arte: contribuições para a formação do Psicólogo
Silva,Silvia Maria Cintra da
Artes
Formação do psicólogo
Psicologia escolar
Supervisão clínica
title_short Estágio em psicologia escolar e arte: contribuições para a formação do Psicólogo
title_full Estágio em psicologia escolar e arte: contribuições para a formação do Psicólogo
title_fullStr Estágio em psicologia escolar e arte: contribuições para a formação do Psicólogo
title_full_unstemmed Estágio em psicologia escolar e arte: contribuições para a formação do Psicólogo
title_sort Estágio em psicologia escolar e arte: contribuições para a formação do Psicólogo
author Silva,Silvia Maria Cintra da
author_facet Silva,Silvia Maria Cintra da
Pedro,Luciana Guimarães
Silva,Dami da
Rezende,Diogo
Barbosa,Laís Miranda
author_role author
author2 Pedro,Luciana Guimarães
Silva,Dami da
Rezende,Diogo
Barbosa,Laís Miranda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Silvia Maria Cintra da
Pedro,Luciana Guimarães
Silva,Dami da
Rezende,Diogo
Barbosa,Laís Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
Formação do psicólogo
Psicologia escolar
Supervisão clínica
topic Artes
Formação do psicólogo
Psicologia escolar
Supervisão clínica
description O presente trabalho relata as experiências vivenciadas em um estágio de Psicologia escolar realizado no Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O estágio, pautado na Psicologia histórico-cultural, estava vinculado à organização e ao desenvolvimento de uma disciplina intitulada Psicologia: Ciência e Profissão, voltada para os alunos que ingressavam no referido curso. A ementa dessa disciplina vai ao encontro da necessidade de desenvolvimento de uma visão crítica e socialmente comprometida em relação à Psicologia, o que permite a constituição de um espaço de possibilidades de se considerar essa ciência e profissão de um modo mais amplo. As atividades desenvolvidas nos encontros buscavam instigar reflexões acerca da Universidade, da Psicologia como ciência e profissão e da vida acadêmica. Para embasar essas discussões, a Arte (cinema, pintura, teatro, literatura, música) foi utilizada como mote para a apropriação e a construção do próprio conhecimento. Descrevemos aqui a trajetória desse estágio e as suas repercussões na formação pessoal e profissional dos futuros psicólogos, dando destaque para as contribuições desencadeadas a partir do contato com a Arte tanto para os estagiários como para a supervisora.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000400018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000400018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932013000400018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.4 2013
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122429766041600