Impacto da Percepção de Suporte Organizacional e Capital Psicológico no Bem-Estar no Trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira,Ana Paula Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira,Áurea de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100240
Resumo: Resumo Este estudo teve por objetivo testar um modelo no qual o bem-estar no trabalho (BET) é explicado pela percepção de suporte organizacional e capital psicológico. Trata-se de estudo quantitativo, corte transversal e correlacional, no qual a amostra foi composta por 227 trabalhadores, sendo a maioria do sexo feminino (57,7%), na faixa etária de 29 anos e com prevalência de curso superior incompleto e completo representando 65,2% dos participantes. A maioria atua na iniciativa privada (68,3%) e não ocupa cargo de chefia. Foram utilizados instrumentos fidedignos e com índicio de validade relativos aos construtos investigados. Para análise de dados, utilizaram-se estatística descritiva, testes de comparação de médias (Teste t e ANOVA) e análise de regressão múltipla (método padrão). Entre os resultados, identificou-se que otimismo, autoeficácia/esperança (capital psicológico) e a percepção de suporte organizacional são variáveis explicativas das vivências de BET. Portanto o modelo não foi confirmado na íntegra, pois resiliência não apresentou relações significativas com bem-estar. Além disso, somente otimismo revelou poder explicativo sobre afetos positivos, afetos negativos e realização (dimensões de BET). Destaca-se que capital psicológico demonstrou maior peso na predição de BET que percepção de suporte organizacional, exceto no caso de afeto negativo. Os resultados indicam que tanto variáveis individuais quanto variáveis contextuais são importantes para explicar a prevalência de BET.
id CFP-1_cce79368df9317c6d132bd3a326da771
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932022000100240
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Impacto da Percepção de Suporte Organizacional e Capital Psicológico no Bem-Estar no TrabalhoBem-Estar no TrabalhoPercepção de Suporte OrganizacionalCapital PsicológicoResumo Este estudo teve por objetivo testar um modelo no qual o bem-estar no trabalho (BET) é explicado pela percepção de suporte organizacional e capital psicológico. Trata-se de estudo quantitativo, corte transversal e correlacional, no qual a amostra foi composta por 227 trabalhadores, sendo a maioria do sexo feminino (57,7%), na faixa etária de 29 anos e com prevalência de curso superior incompleto e completo representando 65,2% dos participantes. A maioria atua na iniciativa privada (68,3%) e não ocupa cargo de chefia. Foram utilizados instrumentos fidedignos e com índicio de validade relativos aos construtos investigados. Para análise de dados, utilizaram-se estatística descritiva, testes de comparação de médias (Teste t e ANOVA) e análise de regressão múltipla (método padrão). Entre os resultados, identificou-se que otimismo, autoeficácia/esperança (capital psicológico) e a percepção de suporte organizacional são variáveis explicativas das vivências de BET. Portanto o modelo não foi confirmado na íntegra, pois resiliência não apresentou relações significativas com bem-estar. Além disso, somente otimismo revelou poder explicativo sobre afetos positivos, afetos negativos e realização (dimensões de BET). Destaca-se que capital psicológico demonstrou maior peso na predição de BET que percepção de suporte organizacional, exceto no caso de afeto negativo. Os resultados indicam que tanto variáveis individuais quanto variáveis contextuais são importantes para explicar a prevalência de BET.Conselho Federal de Psicologia2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100240Psicologia: Ciência e Profissão v.42 2022reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003238418info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira,Ana Paula SilvaOliveira,Áurea de Fátimapor2022-11-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932022000100240Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2022-11-09T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da Percepção de Suporte Organizacional e Capital Psicológico no Bem-Estar no Trabalho
title Impacto da Percepção de Suporte Organizacional e Capital Psicológico no Bem-Estar no Trabalho
spellingShingle Impacto da Percepção de Suporte Organizacional e Capital Psicológico no Bem-Estar no Trabalho
Nogueira,Ana Paula Silva
Bem-Estar no Trabalho
Percepção de Suporte Organizacional
Capital Psicológico
title_short Impacto da Percepção de Suporte Organizacional e Capital Psicológico no Bem-Estar no Trabalho
title_full Impacto da Percepção de Suporte Organizacional e Capital Psicológico no Bem-Estar no Trabalho
title_fullStr Impacto da Percepção de Suporte Organizacional e Capital Psicológico no Bem-Estar no Trabalho
title_full_unstemmed Impacto da Percepção de Suporte Organizacional e Capital Psicológico no Bem-Estar no Trabalho
title_sort Impacto da Percepção de Suporte Organizacional e Capital Psicológico no Bem-Estar no Trabalho
author Nogueira,Ana Paula Silva
author_facet Nogueira,Ana Paula Silva
Oliveira,Áurea de Fátima
author_role author
author2 Oliveira,Áurea de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira,Ana Paula Silva
Oliveira,Áurea de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Bem-Estar no Trabalho
Percepção de Suporte Organizacional
Capital Psicológico
topic Bem-Estar no Trabalho
Percepção de Suporte Organizacional
Capital Psicológico
description Resumo Este estudo teve por objetivo testar um modelo no qual o bem-estar no trabalho (BET) é explicado pela percepção de suporte organizacional e capital psicológico. Trata-se de estudo quantitativo, corte transversal e correlacional, no qual a amostra foi composta por 227 trabalhadores, sendo a maioria do sexo feminino (57,7%), na faixa etária de 29 anos e com prevalência de curso superior incompleto e completo representando 65,2% dos participantes. A maioria atua na iniciativa privada (68,3%) e não ocupa cargo de chefia. Foram utilizados instrumentos fidedignos e com índicio de validade relativos aos construtos investigados. Para análise de dados, utilizaram-se estatística descritiva, testes de comparação de médias (Teste t e ANOVA) e análise de regressão múltipla (método padrão). Entre os resultados, identificou-se que otimismo, autoeficácia/esperança (capital psicológico) e a percepção de suporte organizacional são variáveis explicativas das vivências de BET. Portanto o modelo não foi confirmado na íntegra, pois resiliência não apresentou relações significativas com bem-estar. Além disso, somente otimismo revelou poder explicativo sobre afetos positivos, afetos negativos e realização (dimensões de BET). Destaca-se que capital psicológico demonstrou maior peso na predição de BET que percepção de suporte organizacional, exceto no caso de afeto negativo. Os resultados indicam que tanto variáveis individuais quanto variáveis contextuais são importantes para explicar a prevalência de BET.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100240
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003238418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.42 2022
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432965246976