Formação acadêmica, comportamento em sala de aula e vida: relato de uma experiência com alunos de Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis,Izabel Cristina da Silva
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000400004
Resumo: O artigo tem por finalidade relatar uma experiência vivida com alunos do curso de Administração em uma faculdade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Procura identificar e analisar as dissonâncias vivenciadas por esses alunos durante a graduação, a sua visão de mundo e a maneira pela qual passam por experiências desconhecidas. Discute ainda a importância que os conteúdos das disciplinas integrantes dos currículos têm sobre suas vidas e sua formação, relacionando-os à forma como o ensino universitário está estruturado no Brasil. Finalmente, propõe alternativas que visam à redução da dissociação teoria-prática, tendo em vista os novos desafios impostos à Administração em decorrência das profundas mudanças nos cenários político, econômico e social, refletindo de forma significativa as relações capital x trabalho e principalmente, as relações de trabalho dentro das organizações.
id CFP-1_ec7d97a73b6e95ce44df33db86c6cd7e
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932003000400004
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Formação acadêmica, comportamento em sala de aula e vida: relato de uma experiência com alunos de AdministraçãoComportamentoGestãoTrabalhoDissociação teoria x práticaO artigo tem por finalidade relatar uma experiência vivida com alunos do curso de Administração em uma faculdade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Procura identificar e analisar as dissonâncias vivenciadas por esses alunos durante a graduação, a sua visão de mundo e a maneira pela qual passam por experiências desconhecidas. Discute ainda a importância que os conteúdos das disciplinas integrantes dos currículos têm sobre suas vidas e sua formação, relacionando-os à forma como o ensino universitário está estruturado no Brasil. Finalmente, propõe alternativas que visam à redução da dissociação teoria-prática, tendo em vista os novos desafios impostos à Administração em decorrência das profundas mudanças nos cenários político, econômico e social, refletindo de forma significativa as relações capital x trabalho e principalmente, as relações de trabalho dentro das organizações.Conselho Federal de Psicologia2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000400004Psicologia: Ciência e Profissão v.23 n.4 2003reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932003000400004info:eu-repo/semantics/openAccessReis,Izabel Cristina da Silvapor2012-08-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932003000400004Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-08-28T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação acadêmica, comportamento em sala de aula e vida: relato de uma experiência com alunos de Administração
title Formação acadêmica, comportamento em sala de aula e vida: relato de uma experiência com alunos de Administração
spellingShingle Formação acadêmica, comportamento em sala de aula e vida: relato de uma experiência com alunos de Administração
Reis,Izabel Cristina da Silva
Comportamento
Gestão
Trabalho
Dissociação teoria x prática
title_short Formação acadêmica, comportamento em sala de aula e vida: relato de uma experiência com alunos de Administração
title_full Formação acadêmica, comportamento em sala de aula e vida: relato de uma experiência com alunos de Administração
title_fullStr Formação acadêmica, comportamento em sala de aula e vida: relato de uma experiência com alunos de Administração
title_full_unstemmed Formação acadêmica, comportamento em sala de aula e vida: relato de uma experiência com alunos de Administração
title_sort Formação acadêmica, comportamento em sala de aula e vida: relato de uma experiência com alunos de Administração
author Reis,Izabel Cristina da Silva
author_facet Reis,Izabel Cristina da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis,Izabel Cristina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento
Gestão
Trabalho
Dissociação teoria x prática
topic Comportamento
Gestão
Trabalho
Dissociação teoria x prática
description O artigo tem por finalidade relatar uma experiência vivida com alunos do curso de Administração em uma faculdade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Procura identificar e analisar as dissonâncias vivenciadas por esses alunos durante a graduação, a sua visão de mundo e a maneira pela qual passam por experiências desconhecidas. Discute ainda a importância que os conteúdos das disciplinas integrantes dos currículos têm sobre suas vidas e sua formação, relacionando-os à forma como o ensino universitário está estruturado no Brasil. Finalmente, propõe alternativas que visam à redução da dissociação teoria-prática, tendo em vista os novos desafios impostos à Administração em decorrência das profundas mudanças nos cenários político, econômico e social, refletindo de forma significativa as relações capital x trabalho e principalmente, as relações de trabalho dentro das organizações.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932003000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.23 n.4 2003
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122427449737217