CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Crisley Daniela da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Figueirôa, Juliana Andreza, Souza, Maria Josileide da Silva, Silva, Claudiana Maria da, Sá, Cíntia Lopes Soares Gomes de, Augusto Filha, Vera Lúcia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Barriguda: Revista Científica
Texto Completo: http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/292
Resumo: Este trabalho teve como desígnio mostrar que a utilização de jogos no ensino de Química pode ser uma alternativa viável em sala de aula, auxiliando a aprendizagem no que se refere à abstração afetiva de novos conceitos químicos, além da melhoria significativa do aspecto disciplinar em sala de aula. Através da aplicação do jogo “Qual a resposta?” como forma de revisão do conteúdo e avaliação de aprendizagem. Observou-se resultados satisfatórios na aprendizagem dos alunos do 2º ano do ensino médio, referente ao conteúdo funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos.
id CIPED-2_5a1bf39914bf73b0cdb8e219f8826946
oai_identifier_str oai:ojs.abarriguda.org.br:article/292
network_acronym_str CIPED-2
network_name_str A Barriguda: Revista Científica
spelling CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIOCONTEXTING CHEMISTRY TEACHING THROUGH THE GAME "WHAT'S THE ANSWER?": A REVIEW OF THE CONTENT ORGANIC FUNCTIONS IN THE 2ND YEAR OF MIDDLE SCHOOLEste trabalho teve como desígnio mostrar que a utilização de jogos no ensino de Química pode ser uma alternativa viável em sala de aula, auxiliando a aprendizagem no que se refere à abstração afetiva de novos conceitos químicos, além da melhoria significativa do aspecto disciplinar em sala de aula. Através da aplicação do jogo “Qual a resposta?” como forma de revisão do conteúdo e avaliação de aprendizagem. Observou-se resultados satisfatórios na aprendizagem dos alunos do 2º ano do ensino médio, referente ao conteúdo funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos.The purpose of this study was to show that the use of games in the teaching of Chemistry can be a viable alternative in the classroom, aiding learning in the affective abstraction of new chemical concepts, as well as the significant improvement of the disciplinary aspect in the classroom. Through the application of the game "What is the answer?" as a way of content review and evaluation of learning. It was observed satisfactory results in the learning of the students of the second year of high school, referring to the content inorganic functions: acids, bases, salts and oxides.A Barriguda: Revista CientíficaSilva, Crisley Daniela daFigueirôa, Juliana AndrezaSouza, Maria Josileide da SilvaSilva, Claudiana Maria daSá, Cíntia Lopes Soares Gomes deAugusto Filha, Vera Lúcia da Silva2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/29210.24864/arepb.v6i2.292A Barriguda: Revista Científica; v. 6, n. 2 (2016): A BARRIGUDA: REVISTA CIENTÍFICA (maio-agosto); 218-2292236-669510.24864/arepb.v6i2reponame:A Barriguda: Revista Científicainstname:Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)instacron:CIPEDporhttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/292/162Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:14:50Zoai:ojs.abarriguda.org.br:article/292Revistahttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/oai2236-6695opendoar:null2020-08-05 09:14:52.753A Barriguda: Revista Científica - Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
CONTEXTING CHEMISTRY TEACHING THROUGH THE GAME "WHAT'S THE ANSWER?": A REVIEW OF THE CONTENT ORGANIC FUNCTIONS IN THE 2ND YEAR OF MIDDLE SCHOOL
title CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Silva, Crisley Daniela da
title_short CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
title_full CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
title_sort CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
author Silva, Crisley Daniela da
author_facet Silva, Crisley Daniela da
Figueirôa, Juliana Andreza
Souza, Maria Josileide da Silva
Silva, Claudiana Maria da
Sá, Cíntia Lopes Soares Gomes de
Augusto Filha, Vera Lúcia da Silva
author_role author
author2 Figueirôa, Juliana Andreza
Souza, Maria Josileide da Silva
Silva, Claudiana Maria da
Sá, Cíntia Lopes Soares Gomes de
Augusto Filha, Vera Lúcia da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Crisley Daniela da
Figueirôa, Juliana Andreza
Souza, Maria Josileide da Silva
Silva, Claudiana Maria da
Sá, Cíntia Lopes Soares Gomes de
Augusto Filha, Vera Lúcia da Silva
dc.subject.none.fl_str_mv





dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho teve como desígnio mostrar que a utilização de jogos no ensino de Química pode ser uma alternativa viável em sala de aula, auxiliando a aprendizagem no que se refere à abstração afetiva de novos conceitos químicos, além da melhoria significativa do aspecto disciplinar em sala de aula. Através da aplicação do jogo “Qual a resposta?” como forma de revisão do conteúdo e avaliação de aprendizagem. Observou-se resultados satisfatórios na aprendizagem dos alunos do 2º ano do ensino médio, referente ao conteúdo funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos.
The purpose of this study was to show that the use of games in the teaching of Chemistry can be a viable alternative in the classroom, aiding learning in the affective abstraction of new chemical concepts, as well as the significant improvement of the disciplinary aspect in the classroom. Through the application of the game "What is the answer?" as a way of content review and evaluation of learning. It was observed satisfactory results in the learning of the students of the second year of high school, referring to the content inorganic functions: acids, bases, salts and oxides.
description Este trabalho teve como desígnio mostrar que a utilização de jogos no ensino de Química pode ser uma alternativa viável em sala de aula, auxiliando a aprendizagem no que se refere à abstração afetiva de novos conceitos químicos, além da melhoria significativa do aspecto disciplinar em sala de aula. Através da aplicação do jogo “Qual a resposta?” como forma de revisão do conteúdo e avaliação de aprendizagem. Observou-se resultados satisfatórios na aprendizagem dos alunos do 2º ano do ensino médio, referente ao conteúdo funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/292
10.24864/arepb.v6i2.292
url http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/292
identifier_str_mv 10.24864/arepb.v6i2.292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/292/162
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Barriguda: Revista Científica
publisher.none.fl_str_mv A Barriguda: Revista Científica
dc.source.none.fl_str_mv A Barriguda: Revista Científica; v. 6, n. 2 (2016): A BARRIGUDA: REVISTA CIENTÍFICA (maio-agosto); 218-229
2236-6695
10.24864/arepb.v6i2
reponame:A Barriguda: Revista Científica
instname:Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)
instacron:CIPED
reponame_str A Barriguda: Revista Científica
collection A Barriguda: Revista Científica
instname_str Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)
instacron_str CIPED
institution CIPED
repository.name.fl_str_mv A Barriguda: Revista Científica - Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1677549764671963136