O “AUTO DA COMPADECIDA” E A INVENÇÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI EM ARIANO SUASSUNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Ezilda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Barriguda: Revista Científica
Texto Completo: http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/255
Resumo: Identificou-se as intersecções entre o Tribunal do Júri e a Literatura, no “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. Enveredou-se num campo de intersecção entre o Direito e a Arte Literária para identificar os personagens, o ritual e a emoção no espetáculo do Tribunal do Júri por ele apresentado. O julgamento é a verdadeira chave para compreensão desta obra e é o ponto de intersecção, nesta pesquisa, com o Direito, pois se pretende relacionar a instituição do Tribunal do Júri a partir das construções de Ariano Suassuna. Concluiu-se que a emotividade dá-se na racionalidade do Tribunal do Júri.
id CIPED-2_e14e752f95400cd0fdd3fc131862df11
oai_identifier_str oai:ojs.abarriguda.org.br:article/255
network_acronym_str CIPED-2
network_name_str A Barriguda: Revista Científica
spelling O “AUTO DA COMPADECIDA” E A INVENÇÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI EM ARIANO SUASSUNAThe “Auto da Compadecida” and the invention of jury in Ariano SuassunaIdentificou-se as intersecções entre o Tribunal do Júri e a Literatura, no “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. Enveredou-se num campo de intersecção entre o Direito e a Arte Literária para identificar os personagens, o ritual e a emoção no espetáculo do Tribunal do Júri por ele apresentado. O julgamento é a verdadeira chave para compreensão desta obra e é o ponto de intersecção, nesta pesquisa, com o Direito, pois se pretende relacionar a instituição do Tribunal do Júri a partir das construções de Ariano Suassuna. Concluiu-se que a emotividade dá-se na racionalidade do Tribunal do Júri.It identified the intersections between the jury and literature, the "Auto da Compadecida" by Ariano Suassuna. He embarked at the intersection field between law and Literary Arts to identify the characters, ritual and emotion in the jury of the show presented by him. The trial is the real key to understanding this work and is the intersection point of this research, with the law as it is intended to relate the institution of the jury from the buildings from Ariano Suassuna. It was concluded that emotionality gives on the rationality of the jury.A Barriguda: Revista CientíficaMELO, Ezilda2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/25510.24864/arepb.v6i1.255A Barriguda: Revista Científica; v. 6, n. 1 (2016): A BARRIGUDA: REVISTA CIENTÍFICA (janeiro-abril); 33-472236-669510.24864/arepb.v6i1reponame:A Barriguda: Revista Científicainstname:Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)instacron:CIPEDporhttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/255/142Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:14:50Zoai:ojs.abarriguda.org.br:article/255Revistahttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/oai2236-6695opendoar:null2020-08-05 09:14:52.904A Barriguda: Revista Científica - Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)false
dc.title.none.fl_str_mv O “AUTO DA COMPADECIDA” E A INVENÇÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI EM ARIANO SUASSUNA
The “Auto da Compadecida” and the invention of jury in Ariano Suassuna
title O “AUTO DA COMPADECIDA” E A INVENÇÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI EM ARIANO SUASSUNA
spellingShingle O “AUTO DA COMPADECIDA” E A INVENÇÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI EM ARIANO SUASSUNA
MELO, Ezilda
title_short O “AUTO DA COMPADECIDA” E A INVENÇÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI EM ARIANO SUASSUNA
title_full O “AUTO DA COMPADECIDA” E A INVENÇÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI EM ARIANO SUASSUNA
title_fullStr O “AUTO DA COMPADECIDA” E A INVENÇÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI EM ARIANO SUASSUNA
title_full_unstemmed O “AUTO DA COMPADECIDA” E A INVENÇÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI EM ARIANO SUASSUNA
title_sort O “AUTO DA COMPADECIDA” E A INVENÇÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI EM ARIANO SUASSUNA
author MELO, Ezilda
author_facet MELO, Ezilda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Ezilda
dc.subject.none.fl_str_mv





dc.description.none.fl_txt_mv Identificou-se as intersecções entre o Tribunal do Júri e a Literatura, no “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. Enveredou-se num campo de intersecção entre o Direito e a Arte Literária para identificar os personagens, o ritual e a emoção no espetáculo do Tribunal do Júri por ele apresentado. O julgamento é a verdadeira chave para compreensão desta obra e é o ponto de intersecção, nesta pesquisa, com o Direito, pois se pretende relacionar a instituição do Tribunal do Júri a partir das construções de Ariano Suassuna. Concluiu-se que a emotividade dá-se na racionalidade do Tribunal do Júri.
It identified the intersections between the jury and literature, the "Auto da Compadecida" by Ariano Suassuna. He embarked at the intersection field between law and Literary Arts to identify the characters, ritual and emotion in the jury of the show presented by him. The trial is the real key to understanding this work and is the intersection point of this research, with the law as it is intended to relate the institution of the jury from the buildings from Ariano Suassuna. It was concluded that emotionality gives on the rationality of the jury.
description Identificou-se as intersecções entre o Tribunal do Júri e a Literatura, no “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. Enveredou-se num campo de intersecção entre o Direito e a Arte Literária para identificar os personagens, o ritual e a emoção no espetáculo do Tribunal do Júri por ele apresentado. O julgamento é a verdadeira chave para compreensão desta obra e é o ponto de intersecção, nesta pesquisa, com o Direito, pois se pretende relacionar a instituição do Tribunal do Júri a partir das construções de Ariano Suassuna. Concluiu-se que a emotividade dá-se na racionalidade do Tribunal do Júri.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/255
10.24864/arepb.v6i1.255
url http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/255
identifier_str_mv 10.24864/arepb.v6i1.255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/255/142
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Barriguda: Revista Científica
publisher.none.fl_str_mv A Barriguda: Revista Científica
dc.source.none.fl_str_mv A Barriguda: Revista Científica; v. 6, n. 1 (2016): A BARRIGUDA: REVISTA CIENTÍFICA (janeiro-abril); 33-47
2236-6695
10.24864/arepb.v6i1
reponame:A Barriguda: Revista Científica
instname:Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)
instacron:CIPED
reponame_str A Barriguda: Revista Científica
collection A Barriguda: Revista Científica
instname_str Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)
instacron_str CIPED
institution CIPED
repository.name.fl_str_mv A Barriguda: Revista Científica - Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1677549764688740352