Escola Pública e Projeto Social: o cotidiano das aulas de capoeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/935 |
Resumo: | O presente trabalho tem como centralidade a prática da Capoeira no Programa Arte, Educação e Cidadania que está localizado na Cidade de Barra do Piraí-RJ. Considerando o impacto desta prática corporal no cotidiano dos estudantes que participam do projeto investigado, cabe refletir: Quais as contribuições da Capoeira para os sujeitos participantes? O objetivo do estudo foi investigar as possíveis contribuições das práticas socioculturais desenvolvidas pela Capoeira no referido programa, desenvolvido junto à comunidade da Chacrinha, município de Valença-RJ. Metodologicamente, optamos pelos Estudos do Cotidiano, pelo fato de mergulharmos nas práticas dos estudantes que participam do referido projeto. Utilizamos como instrumentos para produção de dados a roda de conversa e o diário de bordo, no intuito de apreender os registros, acontecimentos e modos comportamentais por meio de observações, que só se tornam possíveis mediante a participação cotidiana nas aulas de capoeira. Considerando ser está, uma pesquisa com estudantes, este trabalho foi aprovado com o parecer 2.168.033 e o CAAE 69443417.4.0000.5237 pelo comitê de ética de pesquisa do Centro Universitário de Volta Redonda. Os resultados revelam que o Projeto Capoeira resgata as raízes históricas, facilita o acesso à cultura corporal, fortalece as relações em grupo, mostra que os estudantes, ao adotarem valores na roda de capoeira, modificaram seus comportamentos em outros espaços de sociabilidade. |
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Escola Pública e Projeto Social: o cotidiano das aulas de capoeiraCultura; Educação; SociologiaCapoeira; Cotidiano; EscolaO presente trabalho tem como centralidade a prática da Capoeira no Programa Arte, Educação e Cidadania que está localizado na Cidade de Barra do Piraí-RJ. Considerando o impacto desta prática corporal no cotidiano dos estudantes que participam do projeto investigado, cabe refletir: Quais as contribuições da Capoeira para os sujeitos participantes? O objetivo do estudo foi investigar as possíveis contribuições das práticas socioculturais desenvolvidas pela Capoeira no referido programa, desenvolvido junto à comunidade da Chacrinha, município de Valença-RJ. Metodologicamente, optamos pelos Estudos do Cotidiano, pelo fato de mergulharmos nas práticas dos estudantes que participam do referido projeto. Utilizamos como instrumentos para produção de dados a roda de conversa e o diário de bordo, no intuito de apreender os registros, acontecimentos e modos comportamentais por meio de observações, que só se tornam possíveis mediante a participação cotidiana nas aulas de capoeira. Considerando ser está, uma pesquisa com estudantes, este trabalho foi aprovado com o parecer 2.168.033 e o CAAE 69443417.4.0000.5237 pelo comitê de ética de pesquisa do Centro Universitário de Volta Redonda. Os resultados revelam que o Projeto Capoeira resgata as raízes históricas, facilita o acesso à cultura corporal, fortalece as relações em grupo, mostra que os estudantes, ao adotarem valores na roda de capoeira, modificaram seus comportamentos em outros espaços de sociabilidade.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCentro Universitário de Volta RedondaCentro Universitário Geraldo Di BiaseGorito, Alex dos SantosAlves, Marcelo Paraiso2020-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/93510.23899/relacult.v5i3.935RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5, n. 3 (2019)2525-787010.23899/relacult.v5i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/935/1131http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/935/181http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/935/183Direitos autorais 2020 alex dos santos gorito, Marcelo Paraiso Alveshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-06T15:20:01Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/935Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:10.632RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
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O presente trabalho tem como centralidade a prática da Capoeira no Programa Arte, Educação e Cidadania que está localizado na Cidade de Barra do Piraí-RJ. Considerando o impacto desta prática corporal no cotidiano dos estudantes que participam do projeto investigado, cabe refletir: Quais as contribuições da Capoeira para os sujeitos participantes? O objetivo do estudo foi investigar as possíveis contribuições das práticas socioculturais desenvolvidas pela Capoeira no referido programa, desenvolvido junto à comunidade da Chacrinha, município de Valença-RJ. Metodologicamente, optamos pelos Estudos do Cotidiano, pelo fato de mergulharmos nas práticas dos estudantes que participam do referido projeto. Utilizamos como instrumentos para produção de dados a roda de conversa e o diário de bordo, no intuito de apreender os registros, acontecimentos e modos comportamentais por meio de observações, que só se tornam possíveis mediante a participação cotidiana nas aulas de capoeira. Considerando ser está, uma pesquisa com estudantes, este trabalho foi aprovado com o parecer 2.168.033 e o CAAE 69443417.4.0000.5237 pelo comitê de ética de pesquisa do Centro Universitário de Volta Redonda. Os resultados revelam que o Projeto Capoeira resgata as raízes históricas, facilita o acesso à cultura corporal, fortalece as relações em grupo, mostra que os estudantes, ao adotarem valores na roda de capoeira, modificaram seus comportamentos em outros espaços de sociabilidade. |
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