Escola Pública e Projeto Social: o cotidiano das aulas de capoeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gorito, Alex dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Marcelo Paraiso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/935
Resumo: O presente trabalho tem como centralidade a prática da Capoeira no Programa Arte, Educação e Cidadania que está localizado na Cidade de Barra do Piraí-RJ. Considerando o impacto desta prática corporal no cotidiano dos estudantes que participam do projeto investigado, cabe refletir: Quais as contribuições da Capoeira para os sujeitos participantes? O objetivo do estudo foi investigar as possíveis contribuições das práticas socioculturais desenvolvidas pela Capoeira no referido programa, desenvolvido junto à comunidade da Chacrinha, município de Valença-RJ. Metodologicamente, optamos pelos Estudos do Cotidiano, pelo fato de mergulharmos nas práticas dos estudantes que participam do referido projeto. Utilizamos como instrumentos para produção de dados a roda de conversa e o diário de bordo, no intuito de apreender os registros, acontecimentos e modos comportamentais por meio de observações, que só se tornam possíveis mediante a participação cotidiana nas aulas de capoeira.  Considerando ser está, uma pesquisa com estudantes, este trabalho foi aprovado com o parecer 2.168.033 e o CAAE 69443417.4.0000.5237 pelo comitê de ética de pesquisa do Centro Universitário de Volta Redonda. Os resultados revelam que o Projeto Capoeira resgata as raízes históricas, facilita o acesso à cultura corporal, fortalece as relações em grupo, mostra que os estudantes, ao adotarem valores na roda de capoeira, modificaram seus comportamentos em outros espaços de sociabilidade.
id CLAEC-1_60e8b09e64fedb8f324a24b165a7f1c9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/935
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Escola Pública e Projeto Social: o cotidiano das aulas de capoeiraCultura; Educação; SociologiaCapoeira; Cotidiano; EscolaO presente trabalho tem como centralidade a prática da Capoeira no Programa Arte, Educação e Cidadania que está localizado na Cidade de Barra do Piraí-RJ. Considerando o impacto desta prática corporal no cotidiano dos estudantes que participam do projeto investigado, cabe refletir: Quais as contribuições da Capoeira para os sujeitos participantes? O objetivo do estudo foi investigar as possíveis contribuições das práticas socioculturais desenvolvidas pela Capoeira no referido programa, desenvolvido junto à comunidade da Chacrinha, município de Valença-RJ. Metodologicamente, optamos pelos Estudos do Cotidiano, pelo fato de mergulharmos nas práticas dos estudantes que participam do referido projeto. Utilizamos como instrumentos para produção de dados a roda de conversa e o diário de bordo, no intuito de apreender os registros, acontecimentos e modos comportamentais por meio de observações, que só se tornam possíveis mediante a participação cotidiana nas aulas de capoeira.  Considerando ser está, uma pesquisa com estudantes, este trabalho foi aprovado com o parecer 2.168.033 e o CAAE 69443417.4.0000.5237 pelo comitê de ética de pesquisa do Centro Universitário de Volta Redonda. Os resultados revelam que o Projeto Capoeira resgata as raízes históricas, facilita o acesso à cultura corporal, fortalece as relações em grupo, mostra que os estudantes, ao adotarem valores na roda de capoeira, modificaram seus comportamentos em outros espaços de sociabilidade.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCentro Universitário de Volta RedondaCentro Universitário Geraldo Di BiaseGorito, Alex dos SantosAlves, Marcelo Paraiso2020-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/93510.23899/relacult.v5i3.935RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5, n. 3 (2019)2525-787010.23899/relacult.v5i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/935/1131http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/935/181http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/935/183Direitos autorais 2020 alex dos santos gorito, Marcelo Paraiso Alveshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-06T15:20:01Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/935Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:10.632RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Escola Pública e Projeto Social: o cotidiano das aulas de capoeira
title Escola Pública e Projeto Social: o cotidiano das aulas de capoeira
spellingShingle Escola Pública e Projeto Social: o cotidiano das aulas de capoeira
Gorito, Alex dos Santos
Cultura; Educação; Sociologia
Capoeira; Cotidiano; Escola
title_short Escola Pública e Projeto Social: o cotidiano das aulas de capoeira
title_full Escola Pública e Projeto Social: o cotidiano das aulas de capoeira
title_fullStr Escola Pública e Projeto Social: o cotidiano das aulas de capoeira
title_full_unstemmed Escola Pública e Projeto Social: o cotidiano das aulas de capoeira
title_sort Escola Pública e Projeto Social: o cotidiano das aulas de capoeira
author Gorito, Alex dos Santos
author_facet Gorito, Alex dos Santos
Alves, Marcelo Paraiso
author_role author
author2 Alves, Marcelo Paraiso
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Universitário de Volta Redonda
Centro Universitário Geraldo Di Biase
dc.contributor.author.fl_str_mv Gorito, Alex dos Santos
Alves, Marcelo Paraiso
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura; Educação; Sociologia
Capoeira; Cotidiano; Escola
topic Cultura; Educação; Sociologia
Capoeira; Cotidiano; Escola
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem como centralidade a prática da Capoeira no Programa Arte, Educação e Cidadania que está localizado na Cidade de Barra do Piraí-RJ. Considerando o impacto desta prática corporal no cotidiano dos estudantes que participam do projeto investigado, cabe refletir: Quais as contribuições da Capoeira para os sujeitos participantes? O objetivo do estudo foi investigar as possíveis contribuições das práticas socioculturais desenvolvidas pela Capoeira no referido programa, desenvolvido junto à comunidade da Chacrinha, município de Valença-RJ. Metodologicamente, optamos pelos Estudos do Cotidiano, pelo fato de mergulharmos nas práticas dos estudantes que participam do referido projeto. Utilizamos como instrumentos para produção de dados a roda de conversa e o diário de bordo, no intuito de apreender os registros, acontecimentos e modos comportamentais por meio de observações, que só se tornam possíveis mediante a participação cotidiana nas aulas de capoeira.  Considerando ser está, uma pesquisa com estudantes, este trabalho foi aprovado com o parecer 2.168.033 e o CAAE 69443417.4.0000.5237 pelo comitê de ética de pesquisa do Centro Universitário de Volta Redonda. Os resultados revelam que o Projeto Capoeira resgata as raízes históricas, facilita o acesso à cultura corporal, fortalece as relações em grupo, mostra que os estudantes, ao adotarem valores na roda de capoeira, modificaram seus comportamentos em outros espaços de sociabilidade.
description O presente trabalho tem como centralidade a prática da Capoeira no Programa Arte, Educação e Cidadania que está localizado na Cidade de Barra do Piraí-RJ. Considerando o impacto desta prática corporal no cotidiano dos estudantes que participam do projeto investigado, cabe refletir: Quais as contribuições da Capoeira para os sujeitos participantes? O objetivo do estudo foi investigar as possíveis contribuições das práticas socioculturais desenvolvidas pela Capoeira no referido programa, desenvolvido junto à comunidade da Chacrinha, município de Valença-RJ. Metodologicamente, optamos pelos Estudos do Cotidiano, pelo fato de mergulharmos nas práticas dos estudantes que participam do referido projeto. Utilizamos como instrumentos para produção de dados a roda de conversa e o diário de bordo, no intuito de apreender os registros, acontecimentos e modos comportamentais por meio de observações, que só se tornam possíveis mediante a participação cotidiana nas aulas de capoeira.  Considerando ser está, uma pesquisa com estudantes, este trabalho foi aprovado com o parecer 2.168.033 e o CAAE 69443417.4.0000.5237 pelo comitê de ética de pesquisa do Centro Universitário de Volta Redonda. Os resultados revelam que o Projeto Capoeira resgata as raízes históricas, facilita o acesso à cultura corporal, fortalece as relações em grupo, mostra que os estudantes, ao adotarem valores na roda de capoeira, modificaram seus comportamentos em outros espaços de sociabilidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/935
10.23899/relacult.v5i3.935
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/935
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i3.935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/935/1131
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/935/181
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/935/183
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 alex dos santos gorito, Marcelo Paraiso Alves
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 alex dos santos gorito, Marcelo Paraiso Alves
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5, n. 3 (2019)
2525-7870
10.23899/relacult.v5i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121104305684480