DISCUTINDO O GÊNERO, SEXUALIDADE E AS DIVERSIDADES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DO PNAIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalheiro, Ariana Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1376
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar se/como as discussões sobre os gêneros e as sexualidades foram apresentadas dentro do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Programa destinado à alfabetização das crianças a partir de seis anos e, também, à formação continuada de professoras/es alfabetizadoras/es, que atuam nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, constituindo o “Ciclo de Alfabetização”. A proposta, foi investigar nos materiais: Manual do PNAIC, o Material de Formação de Professores/as e as obras de literatura infantil do Acervo Complementar, as possibilidades que permitem discutir temas relacionados aos gêneros e as sexualidades, no espaço da sala de aula. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa documental contemplando a seleção dos artefatos. Para análise e discussão dos dados, foi utilizado a Análise Cultural, a qual permitiu abordar e apresentar a cultura como uma produção social delineada pelas transformações contemporâneas, além de entender os materiais do PNAIC como artefatos culturais. Buscou-se dialogar com autoras/es como Hall, Silva, Louro, Scott, Veiga-Neto, entre outros, os quais permitem aprofundar os conceitos embasados no pós-estruturalismo e possibilitam pensar e refletir sobre feminilidades, masculinidades, artefatos culturais, pedagogias culturais, gêneros, sexualidades e infâncias. Entendendo o quanto estes artefatos são emergentes no que tange as problemáticas sobre como se (re)produzem e veiculam representações de gênero e sexualidade na atual sociedade e formação de professores/as.
id CLAEC-1_632f0444995a4d2c1bd6572a159ecc8e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1376
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling DISCUTINDO O GÊNERO, SEXUALIDADE E AS DIVERSIDADES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DO PNAICEducaçãoArtefatos Culturais; Infâncias; Gênero; PNAIC; Sexualidade.Esta pesquisa teve como objetivo analisar se/como as discussões sobre os gêneros e as sexualidades foram apresentadas dentro do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Programa destinado à alfabetização das crianças a partir de seis anos e, também, à formação continuada de professoras/es alfabetizadoras/es, que atuam nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, constituindo o “Ciclo de Alfabetização”. A proposta, foi investigar nos materiais: Manual do PNAIC, o Material de Formação de Professores/as e as obras de literatura infantil do Acervo Complementar, as possibilidades que permitem discutir temas relacionados aos gêneros e as sexualidades, no espaço da sala de aula. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa documental contemplando a seleção dos artefatos. Para análise e discussão dos dados, foi utilizado a Análise Cultural, a qual permitiu abordar e apresentar a cultura como uma produção social delineada pelas transformações contemporâneas, além de entender os materiais do PNAIC como artefatos culturais. Buscou-se dialogar com autoras/es como Hall, Silva, Louro, Scott, Veiga-Neto, entre outros, os quais permitem aprofundar os conceitos embasados no pós-estruturalismo e possibilitam pensar e refletir sobre feminilidades, masculinidades, artefatos culturais, pedagogias culturais, gêneros, sexualidades e infâncias. Entendendo o quanto estes artefatos são emergentes no que tange as problemáticas sobre como se (re)produzem e veiculam representações de gênero e sexualidade na atual sociedade e formação de professores/as.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCavalheiro, Ariana Souza2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/137610.23899/relacult.v5i4.1376RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1376/927Direitos autorais 2019 Ariana Souza Cavalheirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:04:52Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1376Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:29.266RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv DISCUTINDO O GÊNERO, SEXUALIDADE E AS DIVERSIDADES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DO PNAIC
title DISCUTINDO O GÊNERO, SEXUALIDADE E AS DIVERSIDADES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DO PNAIC
spellingShingle DISCUTINDO O GÊNERO, SEXUALIDADE E AS DIVERSIDADES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DO PNAIC
Cavalheiro, Ariana Souza
Educação
Artefatos Culturais; Infâncias; Gênero; PNAIC; Sexualidade.
title_short DISCUTINDO O GÊNERO, SEXUALIDADE E AS DIVERSIDADES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DO PNAIC
title_full DISCUTINDO O GÊNERO, SEXUALIDADE E AS DIVERSIDADES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DO PNAIC
title_fullStr DISCUTINDO O GÊNERO, SEXUALIDADE E AS DIVERSIDADES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DO PNAIC
title_full_unstemmed DISCUTINDO O GÊNERO, SEXUALIDADE E AS DIVERSIDADES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DO PNAIC
title_sort DISCUTINDO O GÊNERO, SEXUALIDADE E AS DIVERSIDADES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DO PNAIC
author Cavalheiro, Ariana Souza
author_facet Cavalheiro, Ariana Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalheiro, Ariana Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Artefatos Culturais; Infâncias; Gênero; PNAIC; Sexualidade.
topic Educação
Artefatos Culturais; Infâncias; Gênero; PNAIC; Sexualidade.
dc.description.none.fl_txt_mv Esta pesquisa teve como objetivo analisar se/como as discussões sobre os gêneros e as sexualidades foram apresentadas dentro do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Programa destinado à alfabetização das crianças a partir de seis anos e, também, à formação continuada de professoras/es alfabetizadoras/es, que atuam nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, constituindo o “Ciclo de Alfabetização”. A proposta, foi investigar nos materiais: Manual do PNAIC, o Material de Formação de Professores/as e as obras de literatura infantil do Acervo Complementar, as possibilidades que permitem discutir temas relacionados aos gêneros e as sexualidades, no espaço da sala de aula. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa documental contemplando a seleção dos artefatos. Para análise e discussão dos dados, foi utilizado a Análise Cultural, a qual permitiu abordar e apresentar a cultura como uma produção social delineada pelas transformações contemporâneas, além de entender os materiais do PNAIC como artefatos culturais. Buscou-se dialogar com autoras/es como Hall, Silva, Louro, Scott, Veiga-Neto, entre outros, os quais permitem aprofundar os conceitos embasados no pós-estruturalismo e possibilitam pensar e refletir sobre feminilidades, masculinidades, artefatos culturais, pedagogias culturais, gêneros, sexualidades e infâncias. Entendendo o quanto estes artefatos são emergentes no que tange as problemáticas sobre como se (re)produzem e veiculam representações de gênero e sexualidade na atual sociedade e formação de professores/as.
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar se/como as discussões sobre os gêneros e as sexualidades foram apresentadas dentro do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Programa destinado à alfabetização das crianças a partir de seis anos e, também, à formação continuada de professoras/es alfabetizadoras/es, que atuam nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, constituindo o “Ciclo de Alfabetização”. A proposta, foi investigar nos materiais: Manual do PNAIC, o Material de Formação de Professores/as e as obras de literatura infantil do Acervo Complementar, as possibilidades que permitem discutir temas relacionados aos gêneros e as sexualidades, no espaço da sala de aula. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa documental contemplando a seleção dos artefatos. Para análise e discussão dos dados, foi utilizado a Análise Cultural, a qual permitiu abordar e apresentar a cultura como uma produção social delineada pelas transformações contemporâneas, além de entender os materiais do PNAIC como artefatos culturais. Buscou-se dialogar com autoras/es como Hall, Silva, Louro, Scott, Veiga-Neto, entre outros, os quais permitem aprofundar os conceitos embasados no pós-estruturalismo e possibilitam pensar e refletir sobre feminilidades, masculinidades, artefatos culturais, pedagogias culturais, gêneros, sexualidades e infâncias. Entendendo o quanto estes artefatos são emergentes no que tange as problemáticas sobre como se (re)produzem e veiculam representações de gênero e sexualidade na atual sociedade e formação de professores/as.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1376
10.23899/relacult.v5i4.1376
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1376
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1376/927
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Ariana Souza Cavalheiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Ariana Souza Cavalheiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121101738770432