As políticas públicas e as restaurações do Teatro Acció de San José de Mayo (Uruguai) e do Mercado Público de Jaguarão (Brasil). Um estudo comparativo de caso.

Bibliographic Details
Main Author: Azevedo Machado, Carlos José Azevedo
Publication Date: 2019
Format: Article
Language: por
Source: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Download full: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1166
Summary: O presente artigo visa apresentar um estudo comparado do processo de restauração recente de dois espaços patrimoniais em duas cidades com histórias similares, uma no Uruguai e outra no Brasil, e sua relação com as Políticas Públicas para o Patrimônio. Teatro Bartolomé Macció, na cidade de San José de Mayo no Uruguai e o Mercado Público da cidade de Jaguarão no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Ambos os lugares fazem parte da memória dos moradores como um espaço de integração e encontros, que embora tenham sofrido ocupações diferentes, os levaram a sentirem-se pertencentes a estes lugares.  Um voltado para as artes outro voltado para o comércio e lazer, mas ambos se relacionam, sobretudo nos dias de hoje, como lugares de memória e de história. San José de Mayo, fundada em 1783, inicialmente por “dragões” que foram acompanhados por 46 famílias e Jaguarão, fundada em 1801 por uma Guarda Militar onde em alguns anos torna-se uma importante freguesia por conta da população que acompanhou a Guarda e ali se estabeleceu. Ambas as cidades mantêm um acervo histórico arquitetônico invejável e guardam entre si muitas semelhanças, sobretudo pelo Ecletismo de suas construções. 
id CLAEC-1_86e24c2a0081c01ea0dd628515091434
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1166
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling As políticas públicas e as restaurações do Teatro Acció de San José de Mayo (Uruguai) e do Mercado Público de Jaguarão (Brasil). Um estudo comparativo de caso.InterdisciplinarRestauração, patrimônio, políticas públicas.O presente artigo visa apresentar um estudo comparado do processo de restauração recente de dois espaços patrimoniais em duas cidades com histórias similares, uma no Uruguai e outra no Brasil, e sua relação com as Políticas Públicas para o Patrimônio. Teatro Bartolomé Macció, na cidade de San José de Mayo no Uruguai e o Mercado Público da cidade de Jaguarão no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Ambos os lugares fazem parte da memória dos moradores como um espaço de integração e encontros, que embora tenham sofrido ocupações diferentes, os levaram a sentirem-se pertencentes a estes lugares.  Um voltado para as artes outro voltado para o comércio e lazer, mas ambos se relacionam, sobretudo nos dias de hoje, como lugares de memória e de história. San José de Mayo, fundada em 1783, inicialmente por “dragões” que foram acompanhados por 46 famílias e Jaguarão, fundada em 1801 por uma Guarda Militar onde em alguns anos torna-se uma importante freguesia por conta da população que acompanhou a Guarda e ali se estabeleceu. Ambas as cidades mantêm um acervo histórico arquitetônico invejável e guardam entre si muitas semelhanças, sobretudo pelo Ecletismo de suas construções. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaAzevedo Machado, Carlos José Azevedo2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/116610.23899/relacult.v5i4.1166RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1166/660Direitos autorais 2019 Carlos José Azevedo Azevedo Machadohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:05:47Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1166Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:28.318RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv As políticas públicas e as restaurações do Teatro Acció de San José de Mayo (Uruguai) e do Mercado Público de Jaguarão (Brasil). Um estudo comparativo de caso.
title As políticas públicas e as restaurações do Teatro Acció de San José de Mayo (Uruguai) e do Mercado Público de Jaguarão (Brasil). Um estudo comparativo de caso.
spellingShingle As políticas públicas e as restaurações do Teatro Acció de San José de Mayo (Uruguai) e do Mercado Público de Jaguarão (Brasil). Um estudo comparativo de caso.
Azevedo Machado, Carlos José Azevedo
Interdisciplinar
Restauração, patrimônio, políticas públicas.
title_short As políticas públicas e as restaurações do Teatro Acció de San José de Mayo (Uruguai) e do Mercado Público de Jaguarão (Brasil). Um estudo comparativo de caso.
title_full As políticas públicas e as restaurações do Teatro Acció de San José de Mayo (Uruguai) e do Mercado Público de Jaguarão (Brasil). Um estudo comparativo de caso.
title_fullStr As políticas públicas e as restaurações do Teatro Acció de San José de Mayo (Uruguai) e do Mercado Público de Jaguarão (Brasil). Um estudo comparativo de caso.
title_full_unstemmed As políticas públicas e as restaurações do Teatro Acció de San José de Mayo (Uruguai) e do Mercado Público de Jaguarão (Brasil). Um estudo comparativo de caso.
title_sort As políticas públicas e as restaurações do Teatro Acció de San José de Mayo (Uruguai) e do Mercado Público de Jaguarão (Brasil). Um estudo comparativo de caso.
author Azevedo Machado, Carlos José Azevedo
author_facet Azevedo Machado, Carlos José Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo Machado, Carlos José Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinar
Restauração, patrimônio, políticas públicas.
topic Interdisciplinar
Restauração, patrimônio, políticas públicas.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo visa apresentar um estudo comparado do processo de restauração recente de dois espaços patrimoniais em duas cidades com histórias similares, uma no Uruguai e outra no Brasil, e sua relação com as Políticas Públicas para o Patrimônio. Teatro Bartolomé Macció, na cidade de San José de Mayo no Uruguai e o Mercado Público da cidade de Jaguarão no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Ambos os lugares fazem parte da memória dos moradores como um espaço de integração e encontros, que embora tenham sofrido ocupações diferentes, os levaram a sentirem-se pertencentes a estes lugares.  Um voltado para as artes outro voltado para o comércio e lazer, mas ambos se relacionam, sobretudo nos dias de hoje, como lugares de memória e de história. San José de Mayo, fundada em 1783, inicialmente por “dragões” que foram acompanhados por 46 famílias e Jaguarão, fundada em 1801 por uma Guarda Militar onde em alguns anos torna-se uma importante freguesia por conta da população que acompanhou a Guarda e ali se estabeleceu. Ambas as cidades mantêm um acervo histórico arquitetônico invejável e guardam entre si muitas semelhanças, sobretudo pelo Ecletismo de suas construções. 
description O presente artigo visa apresentar um estudo comparado do processo de restauração recente de dois espaços patrimoniais em duas cidades com histórias similares, uma no Uruguai e outra no Brasil, e sua relação com as Políticas Públicas para o Patrimônio. Teatro Bartolomé Macció, na cidade de San José de Mayo no Uruguai e o Mercado Público da cidade de Jaguarão no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Ambos os lugares fazem parte da memória dos moradores como um espaço de integração e encontros, que embora tenham sofrido ocupações diferentes, os levaram a sentirem-se pertencentes a estes lugares.  Um voltado para as artes outro voltado para o comércio e lazer, mas ambos se relacionam, sobretudo nos dias de hoje, como lugares de memória e de história. San José de Mayo, fundada em 1783, inicialmente por “dragões” que foram acompanhados por 46 famílias e Jaguarão, fundada em 1801 por uma Guarda Militar onde em alguns anos torna-se uma importante freguesia por conta da população que acompanhou a Guarda e ali se estabeleceu. Ambas as cidades mantêm um acervo histórico arquitetônico invejável e guardam entre si muitas semelhanças, sobretudo pelo Ecletismo de suas construções. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1166
10.23899/relacult.v5i4.1166
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1166
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1166/660
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Carlos José Azevedo Azevedo Machado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Carlos José Azevedo Azevedo Machado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121103136522240