O caso do Cabildo uruguaio e argentino: uma análise sobre os processos de patrimonialização frente as suas representatividades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de oliveira plá, Juliana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sosa González, Ana María, Soares Poloni, Rita Juliana, Bernardino Colvero, Ronaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/335
Resumo: O ato de preservar representa o lembrar de uma fase, marco ou ato do passado, o patrimônio assim, atua como testemunho de uma época. Ajuda no processo de identidade de um grupo, formula indicadores da construção social. É a ressignificação das manifestações culturais, tornando-as vivas, ganhando sentido para os indivíduos. O trabalho pretende frente à significação do patrimônio e a produção de discursos, analisar os processos de patrimonialização dos cabildos, presentes desde a época de instalação da localidade, de Montevidéu - Uruguai, e Buenos Aires – Argentina, demonstrando a diferença de posicionamento entre os dois países. Além disso, discorre sobre a influência do patrimônio nos processos de identidade e memória coletivas, que representam uma trajetória histórica e cultural.
id CLAEC-1_d93a4c0454418602f8c5a4d80c6b7cc4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/335
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling O caso do Cabildo uruguaio e argentino: uma análise sobre os processos de patrimonialização frente as suas representatividades.História; Cultura, InterdiciplinarArgentina; discurso; patrimônio; significação, Uruguai.O ato de preservar representa o lembrar de uma fase, marco ou ato do passado, o patrimônio assim, atua como testemunho de uma época. Ajuda no processo de identidade de um grupo, formula indicadores da construção social. É a ressignificação das manifestações culturais, tornando-as vivas, ganhando sentido para os indivíduos. O trabalho pretende frente à significação do patrimônio e a produção de discursos, analisar os processos de patrimonialização dos cabildos, presentes desde a época de instalação da localidade, de Montevidéu - Uruguai, e Buenos Aires – Argentina, demonstrando a diferença de posicionamento entre os dois países. Além disso, discorre sobre a influência do patrimônio nos processos de identidade e memória coletivas, que representam uma trajetória histórica e cultural.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Culturade oliveira plá, JulianaSosa González, Ana MaríaSoares Poloni, Rita JulianaBernardino Colvero, Ronaldo2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/33510.23899/relacult.v2i4.335RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 844-8542525-787010.23899/relacult.v2i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/335/180Direitos autorais 2017 Juliana de oliveira plá, Ana María Sosa González, Rita Juliana Soares Poloni, Ronaldo Bernardino Colverohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:06:08Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/335Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:49.374RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv O caso do Cabildo uruguaio e argentino: uma análise sobre os processos de patrimonialização frente as suas representatividades.
title O caso do Cabildo uruguaio e argentino: uma análise sobre os processos de patrimonialização frente as suas representatividades.
spellingShingle O caso do Cabildo uruguaio e argentino: uma análise sobre os processos de patrimonialização frente as suas representatividades.
de oliveira plá, Juliana
História; Cultura, Interdiciplinar
Argentina; discurso; patrimônio; significação, Uruguai.
title_short O caso do Cabildo uruguaio e argentino: uma análise sobre os processos de patrimonialização frente as suas representatividades.
title_full O caso do Cabildo uruguaio e argentino: uma análise sobre os processos de patrimonialização frente as suas representatividades.
title_fullStr O caso do Cabildo uruguaio e argentino: uma análise sobre os processos de patrimonialização frente as suas representatividades.
title_full_unstemmed O caso do Cabildo uruguaio e argentino: uma análise sobre os processos de patrimonialização frente as suas representatividades.
title_sort O caso do Cabildo uruguaio e argentino: uma análise sobre os processos de patrimonialização frente as suas representatividades.
author de oliveira plá, Juliana
author_facet de oliveira plá, Juliana
Sosa González, Ana María
Soares Poloni, Rita Juliana
Bernardino Colvero, Ronaldo
author_role author
author2 Sosa González, Ana María
Soares Poloni, Rita Juliana
Bernardino Colvero, Ronaldo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de oliveira plá, Juliana
Sosa González, Ana María
Soares Poloni, Rita Juliana
Bernardino Colvero, Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv História; Cultura, Interdiciplinar
Argentina; discurso; patrimônio; significação, Uruguai.
topic História; Cultura, Interdiciplinar
Argentina; discurso; patrimônio; significação, Uruguai.
dc.description.none.fl_txt_mv O ato de preservar representa o lembrar de uma fase, marco ou ato do passado, o patrimônio assim, atua como testemunho de uma época. Ajuda no processo de identidade de um grupo, formula indicadores da construção social. É a ressignificação das manifestações culturais, tornando-as vivas, ganhando sentido para os indivíduos. O trabalho pretende frente à significação do patrimônio e a produção de discursos, analisar os processos de patrimonialização dos cabildos, presentes desde a época de instalação da localidade, de Montevidéu - Uruguai, e Buenos Aires – Argentina, demonstrando a diferença de posicionamento entre os dois países. Além disso, discorre sobre a influência do patrimônio nos processos de identidade e memória coletivas, que representam uma trajetória histórica e cultural.
description O ato de preservar representa o lembrar de uma fase, marco ou ato do passado, o patrimônio assim, atua como testemunho de uma época. Ajuda no processo de identidade de um grupo, formula indicadores da construção social. É a ressignificação das manifestações culturais, tornando-as vivas, ganhando sentido para os indivíduos. O trabalho pretende frente à significação do patrimônio e a produção de discursos, analisar os processos de patrimonialização dos cabildos, presentes desde a época de instalação da localidade, de Montevidéu - Uruguai, e Buenos Aires – Argentina, demonstrando a diferença de posicionamento entre os dois países. Além disso, discorre sobre a influência do patrimônio nos processos de identidade e memória coletivas, que representam uma trajetória histórica e cultural.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/335
10.23899/relacult.v2i4.335
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/335
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v2i4.335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/335/180
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Juliana de oliveira plá, Ana María Sosa González, Rita Juliana Soares Poloni, Ronaldo Bernardino Colvero
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Juliana de oliveira plá, Ana María Sosa González, Rita Juliana Soares Poloni, Ronaldo Bernardino Colvero
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 844-854
2525-7870
10.23899/relacult.v2i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121102255718400