História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Claudefranklin Monteiro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: da Silva, Severino Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Histórica
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24338
Resumo:  O presente artigo pretende fazer uma discussão em torno da relação entre história e educação. A análise do primeiro volume do livro do sociólogo alemão Norbert Elias, O Processo Civilizador, traz a educação como parte de um condicionamento em que os homens, particularmente os europeus, num espaço de mais de cinco séculos, se tornaram civilizados. Considerando a tese de Elias de que não existe atitude natural no homem, o processo histórico de ensino-aprendizagem se tornou, também, essencial ao chamado desenvolvimento dos modos de conduta e responsável direto pela formação de um modelo de civilização que se espalhou pelo mundo.  The present article intends to do a discussion around the relationship between history and education. The analysis of the first volume of the German sociologist's Norbert Elias book, The Civilizer Process, brings the education as part of a conditioning in that the men, particularly the Europeans, in a space of more than five centuries, became civilized. Considering Elias' theory that natural attitude doesn't exist in the man, the historical process of teaching-learning became, also, essential to the call development of the manners of conduct and responsible direct for the formation of a civilization model that dispersed for the world.  
id CLIO-0_03602f298abf99e521207d9842dd5d10
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24338
network_acronym_str CLIO-0
network_name_str Revista Pesquisa Histórica
spelling História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias.História; Educação; Norbert Elias. // History; Education; Norbert Elias.  O presente artigo pretende fazer uma discussão em torno da relação entre história e educação. A análise do primeiro volume do livro do sociólogo alemão Norbert Elias, O Processo Civilizador, traz a educação como parte de um condicionamento em que os homens, particularmente os europeus, num espaço de mais de cinco séculos, se tornaram civilizados. Considerando a tese de Elias de que não existe atitude natural no homem, o processo histórico de ensino-aprendizagem se tornou, também, essencial ao chamado desenvolvimento dos modos de conduta e responsável direto pela formação de um modelo de civilização que se espalhou pelo mundo.  The present article intends to do a discussion around the relationship between history and education. The analysis of the first volume of the German sociologist's Norbert Elias book, The Civilizer Process, brings the education as part of a conditioning in that the men, particularly the Europeans, in a space of more than five centuries, became civilized. Considering Elias' theory that natural attitude doesn't exist in the man, the historical process of teaching-learning became, also, essential to the call development of the manners of conduct and responsible direct for the formation of a civilization model that dispersed for the world.  CLIO: Historical Research JournalCLIO: Revista de Investigación HistóricaCLIO (Recife. Online)Santos, Claudefranklin Monteiroda Silva, Severino Vicente2012-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24338CLIO: Historical Research Journal; n. 30.1: Janeiro-Junho de 2012. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1.CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 30.1: Janeiro-Junho de 2012. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1.CLIO (Recife. Online); n. 30.1: Janeiro-Junho de 2012. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1.2525-56490102-4736reponame:Revista Pesquisa Históricainstname:Universidade Federal de Pernambucoinstacron:CLIOporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24338/19722Direitos autorais 2018 .https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-21T09:40:10Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias.
title História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias.
spellingShingle História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias.
Santos, Claudefranklin Monteiro
História; Educação; Norbert Elias. // History; Education; Norbert Elias.
title_short História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias.
title_full História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias.
title_fullStr História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias.
title_full_unstemmed História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias.
title_sort História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias.
author Santos, Claudefranklin Monteiro
author_facet Santos, Claudefranklin Monteiro
da Silva, Severino Vicente
author_role author
author2 da Silva, Severino Vicente
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Claudefranklin Monteiro
da Silva, Severino Vicente
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv História; Educação; Norbert Elias. // History; Education; Norbert Elias.
topic História; Educação; Norbert Elias. // History; Education; Norbert Elias.
dc.description.none.fl_txt_mv  O presente artigo pretende fazer uma discussão em torno da relação entre história e educação. A análise do primeiro volume do livro do sociólogo alemão Norbert Elias, O Processo Civilizador, traz a educação como parte de um condicionamento em que os homens, particularmente os europeus, num espaço de mais de cinco séculos, se tornaram civilizados. Considerando a tese de Elias de que não existe atitude natural no homem, o processo histórico de ensino-aprendizagem se tornou, também, essencial ao chamado desenvolvimento dos modos de conduta e responsável direto pela formação de um modelo de civilização que se espalhou pelo mundo.  The present article intends to do a discussion around the relationship between history and education. The analysis of the first volume of the German sociologist's Norbert Elias book, The Civilizer Process, brings the education as part of a conditioning in that the men, particularly the Europeans, in a space of more than five centuries, became civilized. Considering Elias' theory that natural attitude doesn't exist in the man, the historical process of teaching-learning became, also, essential to the call development of the manners of conduct and responsible direct for the formation of a civilization model that dispersed for the world.  
description  O presente artigo pretende fazer uma discussão em torno da relação entre história e educação. A análise do primeiro volume do livro do sociólogo alemão Norbert Elias, O Processo Civilizador, traz a educação como parte de um condicionamento em que os homens, particularmente os europeus, num espaço de mais de cinco séculos, se tornaram civilizados. Considerando a tese de Elias de que não existe atitude natural no homem, o processo histórico de ensino-aprendizagem se tornou, também, essencial ao chamado desenvolvimento dos modos de conduta e responsável direto pela formação de um modelo de civilização que se espalhou pelo mundo.  The present article intends to do a discussion around the relationship between history and education. The analysis of the first volume of the German sociologist's Norbert Elias book, The Civilizer Process, brings the education as part of a conditioning in that the men, particularly the Europeans, in a space of more than five centuries, became civilized. Considering Elias' theory that natural attitude doesn't exist in the man, the historical process of teaching-learning became, also, essential to the call development of the manners of conduct and responsible direct for the formation of a civilization model that dispersed for the world.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24338
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24338/19722
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; n. 30.1: Janeiro-Junho de 2012. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1.
CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 30.1: Janeiro-Junho de 2012. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1.
CLIO (Recife. Online); n. 30.1: Janeiro-Junho de 2012. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1.
2525-5649
0102-4736
reponame:Revista Pesquisa Histórica
instname:Universidade Federal de Pernambuco
instacron:CLIO
reponame_str Revista Pesquisa Histórica
collection Revista Pesquisa Histórica
instname_str Universidade Federal de Pernambuco
instacron_str CLIO
institution CLIO
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1648261845852618752