A ESPOSA-ESPÍRITO NAMBIQUARA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Maria Ribeiro. F. M
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Histórica
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24247
Resumo: Este artigo tem o propósito de dar a conhecer, segundo a crença mítico-religiosa dos Kithãulhu, Halotesu, Sawentesu, Wakalitesu, Niyahlosu, Siwaihsu e Hinkatesu, grupos indígenas Nambiquara do Cerrado, a existência da esposa-espírito, wanintakalosu, e sua relação com o pajé, wanintesu, e sua esposa, a mulher-humana, txusu. Nesta análise foram empregadas a técnica e a metodologia da história oral, com dados coletados entre 2004 e 2007 com os Nambiquara do Cerrado, localizados no Oeste do Estado de Mato Grosso, fronteira com a Bolívia. Na condição de esposa-espírito, as fontes orais revelam a sua importância na sociedade Nambiquara, à medida que é a responsável pelo sucesso da atuação de seu esposo- humano, o pajé, bem como na intermediação do mundo profano com o sobrenatural. Palavras-chave: Nambiquara do Cerrado, pajé, esposa-espírito, fontes orais.
id CLIO-0_63e79a1b0d46d744f8f8f66134f08b90
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24247
network_acronym_str CLIO-0
network_name_str Revista Pesquisa Histórica
spelling A ESPOSA-ESPÍRITO NAMBIQUARA Este artigo tem o propósito de dar a conhecer, segundo a crença mítico-religiosa dos Kithãulhu, Halotesu, Sawentesu, Wakalitesu, Niyahlosu, Siwaihsu e Hinkatesu, grupos indígenas Nambiquara do Cerrado, a existência da esposa-espírito, wanintakalosu, e sua relação com o pajé, wanintesu, e sua esposa, a mulher-humana, txusu. Nesta análise foram empregadas a técnica e a metodologia da história oral, com dados coletados entre 2004 e 2007 com os Nambiquara do Cerrado, localizados no Oeste do Estado de Mato Grosso, fronteira com a Bolívia. Na condição de esposa-espírito, as fontes orais revelam a sua importância na sociedade Nambiquara, à medida que é a responsável pelo sucesso da atuação de seu esposo- humano, o pajé, bem como na intermediação do mundo profano com o sobrenatural. Palavras-chave: Nambiquara do Cerrado, pajé, esposa-espírito, fontes orais. CLIO: Historical Research JournalCLIO: Revista de Investigación HistóricaCLIO (Recife. Online)Costa, Ana Maria Ribeiro. F. M2011-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24247CLIO: Historical Research Journal; n. 28.1: Janeiro-Junho de 2010. Dossiê: Memória, Narrativa, Política.CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 28.1: Janeiro-Junho de 2010. Dossiê: Memória, Narrativa, Política.CLIO (Recife. Online); n. 28.1: Janeiro-Junho de 2010. Dossiê: Memória, Narrativa, Política.2525-56490102-4736reponame:Revista Pesquisa Históricainstname:Universidade Federal de Pernambucoinstacron:CLIOporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24247/19670Direitos autorais 2018 .https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-21T09:38:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A ESPOSA-ESPÍRITO NAMBIQUARA
title A ESPOSA-ESPÍRITO NAMBIQUARA
spellingShingle A ESPOSA-ESPÍRITO NAMBIQUARA
Costa, Ana Maria Ribeiro. F. M
title_short A ESPOSA-ESPÍRITO NAMBIQUARA
title_full A ESPOSA-ESPÍRITO NAMBIQUARA
title_fullStr A ESPOSA-ESPÍRITO NAMBIQUARA
title_full_unstemmed A ESPOSA-ESPÍRITO NAMBIQUARA
title_sort A ESPOSA-ESPÍRITO NAMBIQUARA
author Costa, Ana Maria Ribeiro. F. M
author_facet Costa, Ana Maria Ribeiro. F. M
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Maria Ribeiro. F. M
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo tem o propósito de dar a conhecer, segundo a crença mítico-religiosa dos Kithãulhu, Halotesu, Sawentesu, Wakalitesu, Niyahlosu, Siwaihsu e Hinkatesu, grupos indígenas Nambiquara do Cerrado, a existência da esposa-espírito, wanintakalosu, e sua relação com o pajé, wanintesu, e sua esposa, a mulher-humana, txusu. Nesta análise foram empregadas a técnica e a metodologia da história oral, com dados coletados entre 2004 e 2007 com os Nambiquara do Cerrado, localizados no Oeste do Estado de Mato Grosso, fronteira com a Bolívia. Na condição de esposa-espírito, as fontes orais revelam a sua importância na sociedade Nambiquara, à medida que é a responsável pelo sucesso da atuação de seu esposo- humano, o pajé, bem como na intermediação do mundo profano com o sobrenatural. Palavras-chave: Nambiquara do Cerrado, pajé, esposa-espírito, fontes orais.
description Este artigo tem o propósito de dar a conhecer, segundo a crença mítico-religiosa dos Kithãulhu, Halotesu, Sawentesu, Wakalitesu, Niyahlosu, Siwaihsu e Hinkatesu, grupos indígenas Nambiquara do Cerrado, a existência da esposa-espírito, wanintakalosu, e sua relação com o pajé, wanintesu, e sua esposa, a mulher-humana, txusu. Nesta análise foram empregadas a técnica e a metodologia da história oral, com dados coletados entre 2004 e 2007 com os Nambiquara do Cerrado, localizados no Oeste do Estado de Mato Grosso, fronteira com a Bolívia. Na condição de esposa-espírito, as fontes orais revelam a sua importância na sociedade Nambiquara, à medida que é a responsável pelo sucesso da atuação de seu esposo- humano, o pajé, bem como na intermediação do mundo profano com o sobrenatural. Palavras-chave: Nambiquara do Cerrado, pajé, esposa-espírito, fontes orais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24247
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24247/19670
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; n. 28.1: Janeiro-Junho de 2010. Dossiê: Memória, Narrativa, Política.
CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 28.1: Janeiro-Junho de 2010. Dossiê: Memória, Narrativa, Política.
CLIO (Recife. Online); n. 28.1: Janeiro-Junho de 2010. Dossiê: Memória, Narrativa, Política.
2525-5649
0102-4736
reponame:Revista Pesquisa Histórica
instname:Universidade Federal de Pernambuco
instacron:CLIO
reponame_str Revista Pesquisa Histórica
collection Revista Pesquisa Histórica
instname_str Universidade Federal de Pernambuco
instacron_str CLIO
institution CLIO
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1648261844616347648