Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thesing, Mariana Luzia Corrêa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Trombetta, Elisangela Melnik, de Freitas, Mara Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1444
Resumo: Este texto apresenta uma experiência de trabalho interdisciplinar, realizada em 2019, com três turmas de terceiros anos do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O trabalho pedagógico teve como elo integrador o estudo da vida e das obras de Tarsila do Amaral, com atividades relacionadas ao ensino da Língua Portuguesa, da Matemática e das Ciências Humanas e da Natureza. Os/as estudantes foram desafiados/as em diferentes propostas: escrever sobre si e suas histórias de vida; observar e registrar os elementos diversos que compõem as paisagens da escola e de cenários cotidianos; relacionar os conhecimentos matemáticos subjacentes, dentro e fora da escola. Entendemos que as práticas de ensino desenvolvidas corroboraram o aprimoramento das habilidades críticas a partir da leitura das obras apresentadas e incentivaram o olhar dos/as estudantes para as relações entre as diferentes áreas do conhecimento e os contextos históricos, políticos e estéticos que marcaram as produções da artista.
id CNTE-1_38b69ed99dea6b864b52e89c13ed445a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1444
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinarPrática de ensinoInterdisciplinaridadeBiografiaTarsila do AmaralEste texto apresenta uma experiência de trabalho interdisciplinar, realizada em 2019, com três turmas de terceiros anos do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O trabalho pedagógico teve como elo integrador o estudo da vida e das obras de Tarsila do Amaral, com atividades relacionadas ao ensino da Língua Portuguesa, da Matemática e das Ciências Humanas e da Natureza. Os/as estudantes foram desafiados/as em diferentes propostas: escrever sobre si e suas histórias de vida; observar e registrar os elementos diversos que compõem as paisagens da escola e de cenários cotidianos; relacionar os conhecimentos matemáticos subjacentes, dentro e fora da escola. Entendemos que as práticas de ensino desenvolvidas corroboraram o aprimoramento das habilidades críticas a partir da leitura das obras apresentadas e incentivaram o olhar dos/as estudantes para as relações entre as diferentes áreas do conhecimento e os contextos históricos, políticos e estéticos que marcaram as produções da artista.CNTE2022-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/144410.22420/rde.v16i35.1444Retratos da Escola; v. 16 n. 35 (2022): A implementação do Novo Ensino Médio nos estados; 647-6652238-439110.22420/rde.v16i35reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1444/1127Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessThesing, Mariana Luzia CorrêaTrombetta, Elisangela Melnikde Freitas, Mara Silveira2022-09-17T19:31:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1444Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:55.129875Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar
title Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar
spellingShingle Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar
Thesing, Mariana Luzia Corrêa
Prática de ensino
Interdisciplinaridade
Biografia
Tarsila do Amaral
title_short Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar
title_full Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar
title_fullStr Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar
title_full_unstemmed Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar
title_sort Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar
author Thesing, Mariana Luzia Corrêa
author_facet Thesing, Mariana Luzia Corrêa
Trombetta, Elisangela Melnik
de Freitas, Mara Silveira
author_role author
author2 Trombetta, Elisangela Melnik
de Freitas, Mara Silveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thesing, Mariana Luzia Corrêa
Trombetta, Elisangela Melnik
de Freitas, Mara Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Interdisciplinaridade
Biografia
Tarsila do Amaral
topic Prática de ensino
Interdisciplinaridade
Biografia
Tarsila do Amaral
description Este texto apresenta uma experiência de trabalho interdisciplinar, realizada em 2019, com três turmas de terceiros anos do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O trabalho pedagógico teve como elo integrador o estudo da vida e das obras de Tarsila do Amaral, com atividades relacionadas ao ensino da Língua Portuguesa, da Matemática e das Ciências Humanas e da Natureza. Os/as estudantes foram desafiados/as em diferentes propostas: escrever sobre si e suas histórias de vida; observar e registrar os elementos diversos que compõem as paisagens da escola e de cenários cotidianos; relacionar os conhecimentos matemáticos subjacentes, dentro e fora da escola. Entendemos que as práticas de ensino desenvolvidas corroboraram o aprimoramento das habilidades críticas a partir da leitura das obras apresentadas e incentivaram o olhar dos/as estudantes para as relações entre as diferentes áreas do conhecimento e os contextos históricos, políticos e estéticos que marcaram as produções da artista.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1444
10.22420/rde.v16i35.1444
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1444
identifier_str_mv 10.22420/rde.v16i35.1444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1444/1127
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 16 n. 35 (2022): A implementação do Novo Ensino Médio nos estados; 647-665
2238-4391
10.22420/rde.v16i35
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343298531328