Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1444 |
Resumo: | Este texto apresenta uma experiência de trabalho interdisciplinar, realizada em 2019, com três turmas de terceiros anos do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O trabalho pedagógico teve como elo integrador o estudo da vida e das obras de Tarsila do Amaral, com atividades relacionadas ao ensino da Língua Portuguesa, da Matemática e das Ciências Humanas e da Natureza. Os/as estudantes foram desafiados/as em diferentes propostas: escrever sobre si e suas histórias de vida; observar e registrar os elementos diversos que compõem as paisagens da escola e de cenários cotidianos; relacionar os conhecimentos matemáticos subjacentes, dentro e fora da escola. Entendemos que as práticas de ensino desenvolvidas corroboraram o aprimoramento das habilidades críticas a partir da leitura das obras apresentadas e incentivaram o olhar dos/as estudantes para as relações entre as diferentes áreas do conhecimento e os contextos históricos, políticos e estéticos que marcaram as produções da artista. |
id |
CNTE-1_38b69ed99dea6b864b52e89c13ed445a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1444 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinarPrática de ensinoInterdisciplinaridadeBiografiaTarsila do AmaralEste texto apresenta uma experiência de trabalho interdisciplinar, realizada em 2019, com três turmas de terceiros anos do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O trabalho pedagógico teve como elo integrador o estudo da vida e das obras de Tarsila do Amaral, com atividades relacionadas ao ensino da Língua Portuguesa, da Matemática e das Ciências Humanas e da Natureza. Os/as estudantes foram desafiados/as em diferentes propostas: escrever sobre si e suas histórias de vida; observar e registrar os elementos diversos que compõem as paisagens da escola e de cenários cotidianos; relacionar os conhecimentos matemáticos subjacentes, dentro e fora da escola. Entendemos que as práticas de ensino desenvolvidas corroboraram o aprimoramento das habilidades críticas a partir da leitura das obras apresentadas e incentivaram o olhar dos/as estudantes para as relações entre as diferentes áreas do conhecimento e os contextos históricos, políticos e estéticos que marcaram as produções da artista.CNTE2022-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/144410.22420/rde.v16i35.1444Retratos da Escola; v. 16 n. 35 (2022): A implementação do Novo Ensino Médio nos estados; 647-6652238-439110.22420/rde.v16i35reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1444/1127Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessThesing, Mariana Luzia CorrêaTrombetta, Elisangela Melnikde Freitas, Mara Silveira2022-09-17T19:31:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1444Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:55.129875Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar |
title |
Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar |
spellingShingle |
Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar Thesing, Mariana Luzia Corrêa Prática de ensino Interdisciplinaridade Biografia Tarsila do Amaral |
title_short |
Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar |
title_full |
Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar |
title_fullStr |
Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar |
title_sort |
Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar |
author |
Thesing, Mariana Luzia Corrêa |
author_facet |
Thesing, Mariana Luzia Corrêa Trombetta, Elisangela Melnik de Freitas, Mara Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Trombetta, Elisangela Melnik de Freitas, Mara Silveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thesing, Mariana Luzia Corrêa Trombetta, Elisangela Melnik de Freitas, Mara Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino Interdisciplinaridade Biografia Tarsila do Amaral |
topic |
Prática de ensino Interdisciplinaridade Biografia Tarsila do Amaral |
description |
Este texto apresenta uma experiência de trabalho interdisciplinar, realizada em 2019, com três turmas de terceiros anos do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O trabalho pedagógico teve como elo integrador o estudo da vida e das obras de Tarsila do Amaral, com atividades relacionadas ao ensino da Língua Portuguesa, da Matemática e das Ciências Humanas e da Natureza. Os/as estudantes foram desafiados/as em diferentes propostas: escrever sobre si e suas histórias de vida; observar e registrar os elementos diversos que compõem as paisagens da escola e de cenários cotidianos; relacionar os conhecimentos matemáticos subjacentes, dentro e fora da escola. Entendemos que as práticas de ensino desenvolvidas corroboraram o aprimoramento das habilidades críticas a partir da leitura das obras apresentadas e incentivaram o olhar dos/as estudantes para as relações entre as diferentes áreas do conhecimento e os contextos históricos, políticos e estéticos que marcaram as produções da artista. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1444 10.22420/rde.v16i35.1444 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1444 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v16i35.1444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1444/1127 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 16 n. 35 (2022): A implementação do Novo Ensino Médio nos estados; 647-665 2238-4391 10.22420/rde.v16i35 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343298531328 |