A formação docente nos projetos de intervenção do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1285 |
Resumo: | Este artigo reflete acerca da formação de professores/as a partir das dissertações produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos do Mestrado Profissional – MPEJA, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa de cunho bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, cujo levantamento foi realizado no banco de dissertações da UNEB. Os resultados apontam que o MPEJA representa uma possibilidade ímpar em formação continuada no campo da Educação de Jovens e Adultos – EJA, a partir da diversidade e abrangência dos seus projetos de intervenção, o que proporciona uma possibilidade de ressignificação da prática docente na modalidade, que atenda efetivamente as especificidades e singularidades dos/as estudantes da EJA. |
id |
CNTE-1_763281282e1d7b94183bedcbc7813a58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1285 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação docente nos projetos de intervenção do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e AdultosEducação de Jovens e Adultos. Mestrado Profissional. Projeto de Intervenção. Formação continuada.Este artigo reflete acerca da formação de professores/as a partir das dissertações produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos do Mestrado Profissional – MPEJA, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa de cunho bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, cujo levantamento foi realizado no banco de dissertações da UNEB. Os resultados apontam que o MPEJA representa uma possibilidade ímpar em formação continuada no campo da Educação de Jovens e Adultos – EJA, a partir da diversidade e abrangência dos seus projetos de intervenção, o que proporciona uma possibilidade de ressignificação da prática docente na modalidade, que atenda efetivamente as especificidades e singularidades dos/as estudantes da EJA. CNTE2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/128510.22420/rde.v15i32.1285Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 445-4632238-439110.22420/rde.v15i32reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1285/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessTanure, Ana Célia DantasCosta, Graça Dos Santosde Oliveira, Maria da Conceição Cédro Vilas BôasCosta, Patrícia Lessa Santos2022-09-16T02:38:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1285Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:53.196730Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação docente nos projetos de intervenção do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos |
title |
A formação docente nos projetos de intervenção do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
A formação docente nos projetos de intervenção do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos Tanure, Ana Célia Dantas Educação de Jovens e Adultos. Mestrado Profissional. Projeto de Intervenção. Formação continuada. |
title_short |
A formação docente nos projetos de intervenção do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
A formação docente nos projetos de intervenção do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
A formação docente nos projetos de intervenção do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
A formação docente nos projetos de intervenção do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
A formação docente nos projetos de intervenção do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos |
author |
Tanure, Ana Célia Dantas |
author_facet |
Tanure, Ana Célia Dantas Costa, Graça Dos Santos de Oliveira, Maria da Conceição Cédro Vilas Bôas Costa, Patrícia Lessa Santos |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Graça Dos Santos de Oliveira, Maria da Conceição Cédro Vilas Bôas Costa, Patrícia Lessa Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tanure, Ana Célia Dantas Costa, Graça Dos Santos de Oliveira, Maria da Conceição Cédro Vilas Bôas Costa, Patrícia Lessa Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos. Mestrado Profissional. Projeto de Intervenção. Formação continuada. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos. Mestrado Profissional. Projeto de Intervenção. Formação continuada. |
description |
Este artigo reflete acerca da formação de professores/as a partir das dissertações produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos do Mestrado Profissional – MPEJA, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa de cunho bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, cujo levantamento foi realizado no banco de dissertações da UNEB. Os resultados apontam que o MPEJA representa uma possibilidade ímpar em formação continuada no campo da Educação de Jovens e Adultos – EJA, a partir da diversidade e abrangência dos seus projetos de intervenção, o que proporciona uma possibilidade de ressignificação da prática docente na modalidade, que atenda efetivamente as especificidades e singularidades dos/as estudantes da EJA. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1285 10.22420/rde.v15i32.1285 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1285 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v15i32.1285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1285/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 445-463 2238-4391 10.22420/rde.v15i32 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343089864704 |