A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cássio, Fernando
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Goulart, Débora Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1620
Resumo: O primeiro semestre de 2022 marca o início da implementação do Novo Ensino Médio - NEM (instituído pela Lei n. 13.415/2017) na maior parte dos estados brasileiros. Em diversas redes de ensino, estudantes do ensino médio começam a experimentar os efeitos perversos da reforma, tratados nos 11 artigos que compõem este novo dossiê de Retratos da Escola – A implementação do Novo Ensino Médio nos estados. Os estudos indicam elementos comuns nos diferentes estados da federação: o primeiro éa limitação da participação de sujeitos e comunidades escolares na elaboração dos conteúdos do NEM; o segundo é a presença do número considerável de atores privados, especialmente de fundações e institutos empresariais, em todas as etapas da implementação do NEM; o terceiro elemento comum é o efeito indutor de desigualdades do NEM, como já previsto por inúmeros/as especialistas em educação, desde a edição da MP 746/2016.
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