Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos

Bibliographic Details
Main Author: Cruz, Giseli Barreto da
Publication Date: 2022
Other Authors: Batalha, Cecília Silvano, Costa, Elana Cristiana dos Santos, Oliveira, Fernanda Lahtermaher, Castro, Pedro Henrique Zubcich Caiado de, Fernandes, Ingrid Cristina Barbosa
Format: Article
Language: por
Source: Retratos da Escola (Online)
Download full: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1290
Summary: O artigo analisa o recorte de uma pesquisa sobre concepções e práticas didáticas no ensino de professores/as recém-egressos/as de seus cursos de licenciatura, em situação de inserção profissional na educação básica, em escolas públicas. O estudo teve por objetivo analisar a contribuição da formação em didática para a docência de professores/as iniciantes; mapear e categorizar concepções e práticas didáticas mobilizadas por estes/as docentes, de diferentes componentes curriculares e de todas as etapas da educação básica. Alicerçado em entrevistas e observações, os resultados demonstram que as práticas docentes se inscrevem em concepções diferentes de ensino, porém convergentes no que toca à preocupação com o universo, interesse, necessidade e dificuldade dos/as discentes.
id CNTE-1_a9eebd604f23e531e3c584d7ffbda151
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1290
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextosDidática e docênciaInserção profissional docenteFormação e Trabalho Docente.O artigo analisa o recorte de uma pesquisa sobre concepções e práticas didáticas no ensino de professores/as recém-egressos/as de seus cursos de licenciatura, em situação de inserção profissional na educação básica, em escolas públicas. O estudo teve por objetivo analisar a contribuição da formação em didática para a docência de professores/as iniciantes; mapear e categorizar concepções e práticas didáticas mobilizadas por estes/as docentes, de diferentes componentes curriculares e de todas as etapas da educação básica. Alicerçado em entrevistas e observações, os resultados demonstram que as práticas docentes se inscrevem em concepções diferentes de ensino, porém convergentes no que toca à preocupação com o universo, interesse, necessidade e dificuldade dos/as discentes.CNTE2022-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/129010.22420/rde.v16i34.1290Retratos da Escola; v. 16 n. 34 (2022): O que esperar do Novo Ensino Médio?; 149-1692238-439110.22420/rde.v16i34reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1290/1105Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Giseli Barreto daBatalha, Cecília SilvanoCosta, Elana Cristiana dos SantosOliveira, Fernanda LahtermaherCastro, Pedro Henrique Zubcich Caiado deFernandes, Ingrid Cristina Barbosa2022-09-16T02:42:59Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1290Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:53.387628Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos
title Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos
spellingShingle Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos
Cruz, Giseli Barreto da
Didática e docência
Inserção profissional docente
Formação e Trabalho Docente.
title_short Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos
title_full Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos
title_fullStr Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos
title_full_unstemmed Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos
title_sort Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos
author Cruz, Giseli Barreto da
author_facet Cruz, Giseli Barreto da
Batalha, Cecília Silvano
Costa, Elana Cristiana dos Santos
Oliveira, Fernanda Lahtermaher
Castro, Pedro Henrique Zubcich Caiado de
Fernandes, Ingrid Cristina Barbosa
author_role author
author2 Batalha, Cecília Silvano
Costa, Elana Cristiana dos Santos
Oliveira, Fernanda Lahtermaher
Castro, Pedro Henrique Zubcich Caiado de
Fernandes, Ingrid Cristina Barbosa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Giseli Barreto da
Batalha, Cecília Silvano
Costa, Elana Cristiana dos Santos
Oliveira, Fernanda Lahtermaher
Castro, Pedro Henrique Zubcich Caiado de
Fernandes, Ingrid Cristina Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Didática e docência
Inserção profissional docente
Formação e Trabalho Docente.
topic Didática e docência
Inserção profissional docente
Formação e Trabalho Docente.
description O artigo analisa o recorte de uma pesquisa sobre concepções e práticas didáticas no ensino de professores/as recém-egressos/as de seus cursos de licenciatura, em situação de inserção profissional na educação básica, em escolas públicas. O estudo teve por objetivo analisar a contribuição da formação em didática para a docência de professores/as iniciantes; mapear e categorizar concepções e práticas didáticas mobilizadas por estes/as docentes, de diferentes componentes curriculares e de todas as etapas da educação básica. Alicerçado em entrevistas e observações, os resultados demonstram que as práticas docentes se inscrevem em concepções diferentes de ensino, porém convergentes no que toca à preocupação com o universo, interesse, necessidade e dificuldade dos/as discentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1290
10.22420/rde.v16i34.1290
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1290
identifier_str_mv 10.22420/rde.v16i34.1290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1290/1105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 16 n. 34 (2022): O que esperar do Novo Ensino Médio?; 149-169
2238-4391
10.22420/rde.v16i34
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343258685440