Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Other Authors: | , , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Retratos da Escola (Online) |
Download full: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1290 |
Summary: | O artigo analisa o recorte de uma pesquisa sobre concepções e práticas didáticas no ensino de professores/as recém-egressos/as de seus cursos de licenciatura, em situação de inserção profissional na educação básica, em escolas públicas. O estudo teve por objetivo analisar a contribuição da formação em didática para a docência de professores/as iniciantes; mapear e categorizar concepções e práticas didáticas mobilizadas por estes/as docentes, de diferentes componentes curriculares e de todas as etapas da educação básica. Alicerçado em entrevistas e observações, os resultados demonstram que as práticas docentes se inscrevem em concepções diferentes de ensino, porém convergentes no que toca à preocupação com o universo, interesse, necessidade e dificuldade dos/as discentes. |
id |
CNTE-1_a9eebd604f23e531e3c584d7ffbda151 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1290 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextosDidática e docênciaInserção profissional docenteFormação e Trabalho Docente.O artigo analisa o recorte de uma pesquisa sobre concepções e práticas didáticas no ensino de professores/as recém-egressos/as de seus cursos de licenciatura, em situação de inserção profissional na educação básica, em escolas públicas. O estudo teve por objetivo analisar a contribuição da formação em didática para a docência de professores/as iniciantes; mapear e categorizar concepções e práticas didáticas mobilizadas por estes/as docentes, de diferentes componentes curriculares e de todas as etapas da educação básica. Alicerçado em entrevistas e observações, os resultados demonstram que as práticas docentes se inscrevem em concepções diferentes de ensino, porém convergentes no que toca à preocupação com o universo, interesse, necessidade e dificuldade dos/as discentes.CNTE2022-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/129010.22420/rde.v16i34.1290Retratos da Escola; v. 16 n. 34 (2022): O que esperar do Novo Ensino Médio?; 149-1692238-439110.22420/rde.v16i34reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1290/1105Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Giseli Barreto daBatalha, Cecília SilvanoCosta, Elana Cristiana dos SantosOliveira, Fernanda LahtermaherCastro, Pedro Henrique Zubcich Caiado deFernandes, Ingrid Cristina Barbosa2022-09-16T02:42:59Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1290Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:53.387628Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos |
title |
Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos |
spellingShingle |
Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos Cruz, Giseli Barreto da Didática e docência Inserção profissional docente Formação e Trabalho Docente. |
title_short |
Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos |
title_full |
Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos |
title_fullStr |
Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos |
title_full_unstemmed |
Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos |
title_sort |
Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos |
author |
Cruz, Giseli Barreto da |
author_facet |
Cruz, Giseli Barreto da Batalha, Cecília Silvano Costa, Elana Cristiana dos Santos Oliveira, Fernanda Lahtermaher Castro, Pedro Henrique Zubcich Caiado de Fernandes, Ingrid Cristina Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Batalha, Cecília Silvano Costa, Elana Cristiana dos Santos Oliveira, Fernanda Lahtermaher Castro, Pedro Henrique Zubcich Caiado de Fernandes, Ingrid Cristina Barbosa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Giseli Barreto da Batalha, Cecília Silvano Costa, Elana Cristiana dos Santos Oliveira, Fernanda Lahtermaher Castro, Pedro Henrique Zubcich Caiado de Fernandes, Ingrid Cristina Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática e docência Inserção profissional docente Formação e Trabalho Docente. |
topic |
Didática e docência Inserção profissional docente Formação e Trabalho Docente. |
description |
O artigo analisa o recorte de uma pesquisa sobre concepções e práticas didáticas no ensino de professores/as recém-egressos/as de seus cursos de licenciatura, em situação de inserção profissional na educação básica, em escolas públicas. O estudo teve por objetivo analisar a contribuição da formação em didática para a docência de professores/as iniciantes; mapear e categorizar concepções e práticas didáticas mobilizadas por estes/as docentes, de diferentes componentes curriculares e de todas as etapas da educação básica. Alicerçado em entrevistas e observações, os resultados demonstram que as práticas docentes se inscrevem em concepções diferentes de ensino, porém convergentes no que toca à preocupação com o universo, interesse, necessidade e dificuldade dos/as discentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1290 10.22420/rde.v16i34.1290 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1290 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v16i34.1290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1290/1105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 16 n. 34 (2022): O que esperar do Novo Ensino Médio?; 149-169 2238-4391 10.22420/rde.v16i34 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343258685440 |