A MEDIAÇÃO FAMILIAR E O FIM DO RELACIONAMENTO CONJUGAL: O PROBLEMA DO ACESSO À JUSTIÇA E A EXPERIÊNCIA DAS OFICINAS DE PARENTALIDADE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Brito, Marcella Mourão
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva, Alexandre Antonio Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Formas Consensuais de Solução de Conflitos
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/revistasolucoesconflitos/article/view/2255
Resumo: O presente artigo objetiva discorrer sobre as mudanças sociais relacionadas à família, verificando o surgimento do conflito na ausência de diálogo na família. Examinar a importância da mediação na melhoria do diálogo no fim do relacionamento conjugal, já que a ruptura na relação familiar ocasiona o sofrimento em todos os envolvidos no litígio. Contextualizar o aumento da demanda judicial com o problema do acesso à justiça. Apresentar a experiência pioneira das oficinas de parentalidade, que utilizam técnicas da mediação de conflitos, para auxiliar no diálogo em divórcios conturbados, baseando o estudo em pesquisa de campo, bibliografia e dados governamentais.
id CONPEDI-11_cf47e6fc8dfa2a8d23955452c197234b
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/2255
network_acronym_str CONPEDI-11
network_name_str Revista de Formas Consensuais de Solução de Conflitos
repository_id_str
spelling A MEDIAÇÃO FAMILIAR E O FIM DO RELACIONAMENTO CONJUGAL: O PROBLEMA DO ACESSO À JUSTIÇA E A EXPERIÊNCIA DAS OFICINAS DE PARENTALIDADE.Conflito. Dinâmica familiar. Divórcio litigioso. Mediação. Oficinas de Parentalidade.O presente artigo objetiva discorrer sobre as mudanças sociais relacionadas à família, verificando o surgimento do conflito na ausência de diálogo na família. Examinar a importância da mediação na melhoria do diálogo no fim do relacionamento conjugal, já que a ruptura na relação familiar ocasiona o sofrimento em todos os envolvidos no litígio. Contextualizar o aumento da demanda judicial com o problema do acesso à justiça. Apresentar a experiência pioneira das oficinas de parentalidade, que utilizam técnicas da mediação de conflitos, para auxiliar no diálogo em divórcios conturbados, baseando o estudo em pesquisa de campo, bibliografia e dados governamentais.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDIde Brito, Marcella Mourãoda Silva, Alexandre Antonio Bruno2017-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistasolucoesconflitos/article/view/225510.26668/IndexLawJournals/2525-9679/2017.v3i2.2255Revista de Formas Consensuais de Solução de Conflitos; v. 3, n. 2 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 19 - 362525-96792525-9679reponame:Revista de Formas Consensuais de Solução de Conflitosinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistasolucoesconflitos/article/view/2255/pdfDireitos autorais 2018 Marcella Mourão de Brito, Alexandre Antonio Bruno da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-18T07:19:46Zoai:ojs.indexlaw.org:article/2255Revistahttps://www.indexlaw.org/index.php/revistasolucoesconflitos/indexONGhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistasolucoesconflitos/oai||indexlawjournals@gmail.com2525-96792525-9679opendoar:2018-05-18T07:19:46Revista de Formas Consensuais de Solução de Conflitos - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv A MEDIAÇÃO FAMILIAR E O FIM DO RELACIONAMENTO CONJUGAL: O PROBLEMA DO ACESSO À JUSTIÇA E A EXPERIÊNCIA DAS OFICINAS DE PARENTALIDADE.
title A MEDIAÇÃO FAMILIAR E O FIM DO RELACIONAMENTO CONJUGAL: O PROBLEMA DO ACESSO À JUSTIÇA E A EXPERIÊNCIA DAS OFICINAS DE PARENTALIDADE.
spellingShingle A MEDIAÇÃO FAMILIAR E O FIM DO RELACIONAMENTO CONJUGAL: O PROBLEMA DO ACESSO À JUSTIÇA E A EXPERIÊNCIA DAS OFICINAS DE PARENTALIDADE.
de Brito, Marcella Mourão
Conflito. Dinâmica familiar. Divórcio litigioso. Mediação. Oficinas de Parentalidade.
title_short A MEDIAÇÃO FAMILIAR E O FIM DO RELACIONAMENTO CONJUGAL: O PROBLEMA DO ACESSO À JUSTIÇA E A EXPERIÊNCIA DAS OFICINAS DE PARENTALIDADE.
title_full A MEDIAÇÃO FAMILIAR E O FIM DO RELACIONAMENTO CONJUGAL: O PROBLEMA DO ACESSO À JUSTIÇA E A EXPERIÊNCIA DAS OFICINAS DE PARENTALIDADE.
title_fullStr A MEDIAÇÃO FAMILIAR E O FIM DO RELACIONAMENTO CONJUGAL: O PROBLEMA DO ACESSO À JUSTIÇA E A EXPERIÊNCIA DAS OFICINAS DE PARENTALIDADE.
title_full_unstemmed A MEDIAÇÃO FAMILIAR E O FIM DO RELACIONAMENTO CONJUGAL: O PROBLEMA DO ACESSO À JUSTIÇA E A EXPERIÊNCIA DAS OFICINAS DE PARENTALIDADE.
title_sort A MEDIAÇÃO FAMILIAR E O FIM DO RELACIONAMENTO CONJUGAL: O PROBLEMA DO ACESSO À JUSTIÇA E A EXPERIÊNCIA DAS OFICINAS DE PARENTALIDADE.
author de Brito, Marcella Mourão
author_facet de Brito, Marcella Mourão
da Silva, Alexandre Antonio Bruno
author_role author
author2 da Silva, Alexandre Antonio Bruno
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Brito, Marcella Mourão
da Silva, Alexandre Antonio Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Conflito. Dinâmica familiar. Divórcio litigioso. Mediação. Oficinas de Parentalidade.
topic Conflito. Dinâmica familiar. Divórcio litigioso. Mediação. Oficinas de Parentalidade.
description O presente artigo objetiva discorrer sobre as mudanças sociais relacionadas à família, verificando o surgimento do conflito na ausência de diálogo na família. Examinar a importância da mediação na melhoria do diálogo no fim do relacionamento conjugal, já que a ruptura na relação familiar ocasiona o sofrimento em todos os envolvidos no litígio. Contextualizar o aumento da demanda judicial com o problema do acesso à justiça. Apresentar a experiência pioneira das oficinas de parentalidade, que utilizam técnicas da mediação de conflitos, para auxiliar no diálogo em divórcios conturbados, baseando o estudo em pesquisa de campo, bibliografia e dados governamentais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/revistasolucoesconflitos/article/view/2255
10.26668/IndexLawJournals/2525-9679/2017.v3i2.2255
url http://www.indexlaw.org/index.php/revistasolucoesconflitos/article/view/2255
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2525-9679/2017.v3i2.2255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/revistasolucoesconflitos/article/view/2255/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Marcella Mourão de Brito, Alexandre Antonio Bruno da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Marcella Mourão de Brito, Alexandre Antonio Bruno da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Formas Consensuais de Solução de Conflitos; v. 3, n. 2 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 19 - 36
2525-9679
2525-9679
reponame:Revista de Formas Consensuais de Solução de Conflitos
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista de Formas Consensuais de Solução de Conflitos
collection Revista de Formas Consensuais de Solução de Conflitos
repository.name.fl_str_mv Revista de Formas Consensuais de Solução de Conflitos - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv ||indexlawjournals@gmail.com
_version_ 1754574866706595840