TRABALHO UBERIZADO E O NOVO CAPATAZ DA ERA MODERNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leda Maria Messias da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: D'Aquino, Cora Kressin Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentais
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/garantiasfundamentais/article/view/8784
Resumo: O fenômeno da Indústria 4.0 revolucionou a economia em níveis globais, diante do surgimento de novas tecnologias disponibilizadas para atender às mais variadas demandas da sociedade consumerista. Nesse contexto de hipervalorização da tecnologia informatizada e da Internet das Coisas, surgiram aplicativos-plataformas destinados, pelo menos teoricamente, a intermediar usuários e prestadores de serviços. Este artigo procura contextualizar o momento de surgimento da nova modalidade de gerenciamento do trabalho humano: a uberização ou plataformização do trabalho, à luz do fenômeno da 4ª Revolução Industrial e do capitalismo de vigilância e ressaltar a conexão permanente e a ausência de liberdade e autonomia por parte dessa classe de trabalhadores, sobre os quais há controle constante e acirrado, que substitui a presença de uma chefia física e afeta os direitos da personalidade e sua dignidade. Conclui-se pela necessidade de elaboração de políticas públicas acerca do novo modelo de controle da mais-valia. A pesquisa é teórica e o método utilizado é o indutivo, mediante levantamento bibliográfico, observando-se os conceitos sobre a matéria abordada e extraindo-se conclusões gerais acerca do tema.
id CONPEDI-21_2cd2d594540a742516490385e595465c
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/8784
network_acronym_str CONPEDI-21
network_name_str Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentais
repository_id_str
spelling TRABALHO UBERIZADO E O NOVO CAPATAZ DA ERA MODERNACapitalismo de Vigilância; Direitos da Personalidade; Uberização; 4ª Revolução Industrial; Precarização do Trabalho.O fenômeno da Indústria 4.0 revolucionou a economia em níveis globais, diante do surgimento de novas tecnologias disponibilizadas para atender às mais variadas demandas da sociedade consumerista. Nesse contexto de hipervalorização da tecnologia informatizada e da Internet das Coisas, surgiram aplicativos-plataformas destinados, pelo menos teoricamente, a intermediar usuários e prestadores de serviços. Este artigo procura contextualizar o momento de surgimento da nova modalidade de gerenciamento do trabalho humano: a uberização ou plataformização do trabalho, à luz do fenômeno da 4ª Revolução Industrial e do capitalismo de vigilância e ressaltar a conexão permanente e a ausência de liberdade e autonomia por parte dessa classe de trabalhadores, sobre os quais há controle constante e acirrado, que substitui a presença de uma chefia física e afeta os direitos da personalidade e sua dignidade. Conclui-se pela necessidade de elaboração de políticas públicas acerca do novo modelo de controle da mais-valia. A pesquisa é teórica e o método utilizado é o indutivo, mediante levantamento bibliográfico, observando-se os conceitos sobre a matéria abordada e extraindo-se conclusões gerais acerca do tema.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDISilva, Leda Maria Messias daD'Aquino, Cora Kressin Arruda2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/garantiasfundamentais/article/view/878410.26668/IndexLawJournals/2526-0111/2022.v8i1.8784Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentais; v. 8, n. 1 (2022): JANEIRO-JUNHO2526-01112526-0111reponame:Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentaisinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/garantiasfundamentais/article/view/8784/pdfDireitos autorais 2022 Leda Maria Messias da Silva, Cora Kressin Arruda D'Aquinohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-02T23:22:35Zoai:ojs.indexlaw.org:article/8784Revistahttp://www.indexlaw.org/index.php/garantiasfundamentais/oai2526-01112526-0111opendoar:2023-08-02T23:22:35Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentais - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHO UBERIZADO E O NOVO CAPATAZ DA ERA MODERNA
title TRABALHO UBERIZADO E O NOVO CAPATAZ DA ERA MODERNA
spellingShingle TRABALHO UBERIZADO E O NOVO CAPATAZ DA ERA MODERNA
Silva, Leda Maria Messias da
Capitalismo de Vigilância; Direitos da Personalidade; Uberização; 4ª Revolução Industrial; Precarização do Trabalho.
title_short TRABALHO UBERIZADO E O NOVO CAPATAZ DA ERA MODERNA
title_full TRABALHO UBERIZADO E O NOVO CAPATAZ DA ERA MODERNA
title_fullStr TRABALHO UBERIZADO E O NOVO CAPATAZ DA ERA MODERNA
title_full_unstemmed TRABALHO UBERIZADO E O NOVO CAPATAZ DA ERA MODERNA
title_sort TRABALHO UBERIZADO E O NOVO CAPATAZ DA ERA MODERNA
author Silva, Leda Maria Messias da
author_facet Silva, Leda Maria Messias da
D'Aquino, Cora Kressin Arruda
author_role author
author2 D'Aquino, Cora Kressin Arruda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leda Maria Messias da
D'Aquino, Cora Kressin Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Capitalismo de Vigilância; Direitos da Personalidade; Uberização; 4ª Revolução Industrial; Precarização do Trabalho.
topic Capitalismo de Vigilância; Direitos da Personalidade; Uberização; 4ª Revolução Industrial; Precarização do Trabalho.
description O fenômeno da Indústria 4.0 revolucionou a economia em níveis globais, diante do surgimento de novas tecnologias disponibilizadas para atender às mais variadas demandas da sociedade consumerista. Nesse contexto de hipervalorização da tecnologia informatizada e da Internet das Coisas, surgiram aplicativos-plataformas destinados, pelo menos teoricamente, a intermediar usuários e prestadores de serviços. Este artigo procura contextualizar o momento de surgimento da nova modalidade de gerenciamento do trabalho humano: a uberização ou plataformização do trabalho, à luz do fenômeno da 4ª Revolução Industrial e do capitalismo de vigilância e ressaltar a conexão permanente e a ausência de liberdade e autonomia por parte dessa classe de trabalhadores, sobre os quais há controle constante e acirrado, que substitui a presença de uma chefia física e afeta os direitos da personalidade e sua dignidade. Conclui-se pela necessidade de elaboração de políticas públicas acerca do novo modelo de controle da mais-valia. A pesquisa é teórica e o método utilizado é o indutivo, mediante levantamento bibliográfico, observando-se os conceitos sobre a matéria abordada e extraindo-se conclusões gerais acerca do tema.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/garantiasfundamentais/article/view/8784
10.26668/IndexLawJournals/2526-0111/2022.v8i1.8784
url http://www.indexlaw.org/index.php/garantiasfundamentais/article/view/8784
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2526-0111/2022.v8i1.8784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/garantiasfundamentais/article/view/8784/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Leda Maria Messias da Silva, Cora Kressin Arruda D'Aquino
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Leda Maria Messias da Silva, Cora Kressin Arruda D'Aquino
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentais; v. 8, n. 1 (2022): JANEIRO-JUNHO
2526-0111
2526-0111
reponame:Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentais
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentais
collection Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentais - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798314846897307648