Características do professor ideal: uma percepção dos graduandos em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prim, Marcelo Manes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bach, Leonardo Eodesio, Martins, Zilton Bartolomeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
Texto Completo: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3001
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar essas características do professor ideal na percepção da população selecionada de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina. Quanto à metodologia, este estudo se classifica como quantitativo quanto à sua abordagem, descritivo quanto ao objetivo e, no que diz respeito aos procedimentos, conta com uma pesquisa de levantamento. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário validado e utilizado por Guelfi, Tumelero, Antonelli e Voese (2018), que contém 34 questões sobre quais características definem um professor ideal. A população desta pesquisa foi de 138 alunos, matriculados em 2018/2, resultando em uma amostra de 102 respondentes, que representa 73,91% da população. Os dados foram tabulados no software Microsoft Excel e foram utilizadas como técnicas de análise a estatística descritiva e univariada, por meio da frequência relativa, média, desvio-padrão, correlação e teste T, calculadas com o software IBM SPSS Statistics 22. Como principais resultados, verificou-se que as características mais relevantes indicadas pelos discentes foram ter conhecimento da teoria do assunto que está lecionando, ter conhecimento da prática do assunto que está lecionando e saber fazer a ligação entre teoria e prática. Já as características menos enfatizadas estão relacionadas aos atributos e ter beleza física, ser asseado (bem-vestido, cabelo penteado, sempre arrumado) e ter tom de voz agradável.
id CRCSC-1_425ef15e525e85bddbe2d1828a9079b2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3001
network_acronym_str CRCSC-1
network_name_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository_id_str
spelling Características do professor ideal: uma percepção dos graduandos em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do estado de Santa CatarinaCharacteristics of the ideal teacher: a perception of the undergraduate students in Accounting sciences of a community university in the state of Santa CatarinaIdeal teacherGraduation studentsAccounting.Professor idealGraduandosCiências Contábeis.A presente pesquisa teve como objetivo analisar essas características do professor ideal na percepção da população selecionada de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina. Quanto à metodologia, este estudo se classifica como quantitativo quanto à sua abordagem, descritivo quanto ao objetivo e, no que diz respeito aos procedimentos, conta com uma pesquisa de levantamento. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário validado e utilizado por Guelfi, Tumelero, Antonelli e Voese (2018), que contém 34 questões sobre quais características definem um professor ideal. A população desta pesquisa foi de 138 alunos, matriculados em 2018/2, resultando em uma amostra de 102 respondentes, que representa 73,91% da população. Os dados foram tabulados no software Microsoft Excel e foram utilizadas como técnicas de análise a estatística descritiva e univariada, por meio da frequência relativa, média, desvio-padrão, correlação e teste T, calculadas com o software IBM SPSS Statistics 22. Como principais resultados, verificou-se que as características mais relevantes indicadas pelos discentes foram ter conhecimento da teoria do assunto que está lecionando, ter conhecimento da prática do assunto que está lecionando e saber fazer a ligação entre teoria e prática. Já as características menos enfatizadas estão relacionadas aos atributos e ter beleza física, ser asseado (bem-vestido, cabelo penteado, sempre arrumado) e ter tom de voz agradável.The present research aimed to analyze these characteristics of the ideal teacher in the perception of the selected population of a community university in the state of Santa Catarina. As methodology, this study is classified as quantitative in terms of its approach, descriptive as to the objective and, with regard to procedures, it has a collection survey. As a data collection instrument, a validated questionnaire has been employed and used by Guelfi, Tumelero, Antonelli and Voese (2018), containing 34 questions about which characteristics define an ideal teacher. The population of this research was of 138 students, enrolled in 2018/2, resulting in a sample of 102 respondents, which represents 73.91% of the population. The data have been tabulated in Microsoft Excel software and descriptive and univariate statistics has been employed as analysis techniques, by means of relative frequency, mean, standard deviation, correlation and T-test, calculated with the IBM SPSS Statistics 22 software. As main results, we found that the most relevant characteristics indicated by students were: showing knowledge of the subject theory they are teaching, showing knowledge about the practice of the subject they are teaching and showing how to make a connection between theory and practice. The less emphasized characteristics are related to attributes and showing physical beauty, neatness (well-dressed, combed hair, always neat) and presenting a pleasant tone of voice.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2020-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/300110.16930/2237-766220203001Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 19 (2020): RCCC2237-76621808-3781reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporenghttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3001/2187https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3001/2188https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3001/2196Copyright (c) 2020 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBILinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrim, Marcelo ManesBach, Leonardo EodesioMartins, Zilton Bartolomeu2021-05-23T03:59:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3001Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2021-05-23T03:59:09Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Características do professor ideal: uma percepção dos graduandos em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina
Characteristics of the ideal teacher: a perception of the undergraduate students in Accounting sciences of a community university in the state of Santa Catarina
title Características do professor ideal: uma percepção dos graduandos em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina
spellingShingle Características do professor ideal: uma percepção dos graduandos em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina
Prim, Marcelo Manes
Ideal teacher
Graduation students
Accounting.
Professor ideal
Graduandos
Ciências Contábeis.
title_short Características do professor ideal: uma percepção dos graduandos em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina
title_full Características do professor ideal: uma percepção dos graduandos em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina
title_fullStr Características do professor ideal: uma percepção dos graduandos em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina
title_full_unstemmed Características do professor ideal: uma percepção dos graduandos em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina
title_sort Características do professor ideal: uma percepção dos graduandos em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina
author Prim, Marcelo Manes
author_facet Prim, Marcelo Manes
Bach, Leonardo Eodesio
Martins, Zilton Bartolomeu
author_role author
author2 Bach, Leonardo Eodesio
Martins, Zilton Bartolomeu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prim, Marcelo Manes
Bach, Leonardo Eodesio
Martins, Zilton Bartolomeu
dc.subject.por.fl_str_mv Ideal teacher
Graduation students
Accounting.
Professor ideal
Graduandos
Ciências Contábeis.
topic Ideal teacher
Graduation students
Accounting.
Professor ideal
Graduandos
Ciências Contábeis.
description A presente pesquisa teve como objetivo analisar essas características do professor ideal na percepção da população selecionada de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina. Quanto à metodologia, este estudo se classifica como quantitativo quanto à sua abordagem, descritivo quanto ao objetivo e, no que diz respeito aos procedimentos, conta com uma pesquisa de levantamento. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário validado e utilizado por Guelfi, Tumelero, Antonelli e Voese (2018), que contém 34 questões sobre quais características definem um professor ideal. A população desta pesquisa foi de 138 alunos, matriculados em 2018/2, resultando em uma amostra de 102 respondentes, que representa 73,91% da população. Os dados foram tabulados no software Microsoft Excel e foram utilizadas como técnicas de análise a estatística descritiva e univariada, por meio da frequência relativa, média, desvio-padrão, correlação e teste T, calculadas com o software IBM SPSS Statistics 22. Como principais resultados, verificou-se que as características mais relevantes indicadas pelos discentes foram ter conhecimento da teoria do assunto que está lecionando, ter conhecimento da prática do assunto que está lecionando e saber fazer a ligação entre teoria e prática. Já as características menos enfatizadas estão relacionadas aos atributos e ter beleza física, ser asseado (bem-vestido, cabelo penteado, sempre arrumado) e ter tom de voz agradável.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3001
10.16930/2237-766220203001
url https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3001
identifier_str_mv 10.16930/2237-766220203001
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3001/2187
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3001/2188
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3001/2196
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 19 (2020): RCCC
2237-7662
1808-3781
reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron:CRCSC
instname_str Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron_str CRCSC
institution CRCSC
reponame_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
collection Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@crcsc.org.br
_version_ 1754122417875189761