O que se pesquisa em ensino contábil? Análise do Congresso USP de Contabilidade e Iniciação Científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vendramin, Elisabeth de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, João Paulo Resende de, Santos, Isadora Jeane dos, Guasso, Marcus Vinicius Pereira, Fernandes, Natália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
Texto Completo: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3107
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o campo de estudos sobre ensino e pesquisa contábil do USP International Conference in Accounting e do Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliométrica com obtenção dos dados por meio de consulta aos anais dos congressos. Ao total, foram analisados 209 artigos relativos ao Congresso Internacional e 126 artigos referente ao Congresso de Iniciação Científica. Os dados apontam que a participação de artigos aceitos ficou entre 1,85% e 34,15%, com média de 8,11% para o Congresso Internacional e 15,38% para o Congresso de Iniciação Científica. 80,6% dos artigos de ambos os congressos possuem entre 2 e 4 autores, sendo que a maior rede de coautorias está no Congresso de Iniciação Científica. Com relação ao sexo, a autoria está equilibrada quando o olhar se volta para os dois eventos. Entretanto, as mulheres têm maior participação no Congresso de Iniciação Científica e os homens maior participação no Congresso Internacional. Diante desses resultados, conclui-se que a área de ensino e pesquisa constitui um campo periférico nos dois congressos devido a sua baixa quantidade de artigos em relação ao total, além do fato de que essas conferências possuem normas sociais distintas em relação a autoria. Assim, o presente artigo contribui para a literatura ao apresentar e discutir aspectos relacionados a constituição do campo científico de Ensino e Pesquisa em Contabilidade, compondo um perfil analítico da linha de ensino e pesquisa em um dos principais eventos da área.
id CRCSC-1_b9324907055f7e2aff1d8de9561e45a1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3107
network_acronym_str CRCSC-1
network_name_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository_id_str
spelling O que se pesquisa em ensino contábil? Análise do Congresso USP de Contabilidade e Iniciação CientíficaWhat is researched in Accounting education? Analysis of the USP Congress on Accounting and Introduction to Scientific ResearchAccounting EducationAccounting ResearchScientific FieldBibliographic ResearchContent Analysis.Educação ContábilPesquisa ContábilCampo CientíficoLevantamento BibliográficoAnálise de Conteúdo.O presente trabalho tem como objetivo analisar o campo de estudos sobre ensino e pesquisa contábil do USP International Conference in Accounting e do Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliométrica com obtenção dos dados por meio de consulta aos anais dos congressos. Ao total, foram analisados 209 artigos relativos ao Congresso Internacional e 126 artigos referente ao Congresso de Iniciação Científica. Os dados apontam que a participação de artigos aceitos ficou entre 1,85% e 34,15%, com média de 8,11% para o Congresso Internacional e 15,38% para o Congresso de Iniciação Científica. 80,6% dos artigos de ambos os congressos possuem entre 2 e 4 autores, sendo que a maior rede de coautorias está no Congresso de Iniciação Científica. Com relação ao sexo, a autoria está equilibrada quando o olhar se volta para os dois eventos. Entretanto, as mulheres têm maior participação no Congresso de Iniciação Científica e os homens maior participação no Congresso Internacional. Diante desses resultados, conclui-se que a área de ensino e pesquisa constitui um campo periférico nos dois congressos devido a sua baixa quantidade de artigos em relação ao total, além do fato de que essas conferências possuem normas sociais distintas em relação a autoria. Assim, o presente artigo contribui para a literatura ao apresentar e discutir aspectos relacionados a constituição do campo científico de Ensino e Pesquisa em Contabilidade, compondo um perfil analítico da linha de ensino e pesquisa em um dos principais eventos da área.This work aims to analyze the field of studies on teaching and accounting research at the USP International Conference in Accounting and the USP Conference of Introduction to Scientific Research in Accounting. For this purpose, bibliometric research was carried out, with data obtained by consulting the Conference proceedings. A total of 209 papers related to the International Conference and 126 papers related to the Conference of Introduction to Scientific Research were analyzed. The data indicate that accepted papers' participation was between 1.85% and 34.15%, with an average of 8.11% for the International Conference and 15.38% for the Conference of Introduction to Scientific Research. 80.6% of the papers of both Conferences have between 2 and 4 authors, and the largest network of partnerships is in the Conference of Introduction to Scientific Research. Regarding gender, the authorship is balanced when looking at the two Conferences; however, women have greater participation in the Conference of Introduction to Scientific Research, and men have greater participation in the International Conference. Given these results, we concluded that the area of teaching and research constitutes a peripheral area in the two Conferences due to the low number of articles concerning the total, besides the fact that the Conferences have different social norms about authorship. Thus, this article contributes to the literature by presenting and discussing aspects related to the constitution of the scientific field of Teaching and Research in Accounting, composing an analytical profile of the teaching and research line in one of the leading conferences in the area.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2020-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/310710.16930/2237-766220203107Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 19 (2020): RCCC2237-76621808-3781reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporenghttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3107/2223https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3107/2224https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3107/2226Copyright (c) 2020 Revista Catarinense da Ciência Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessVendramin, Elisabeth de OliveiraLima, João Paulo Resende deSantos, Isadora Jeane dosGuasso, Marcus Vinicius PereiraFernandes, Natália2021-05-23T03:57:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3107Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2021-05-23T03:57:38Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O que se pesquisa em ensino contábil? Análise do Congresso USP de Contabilidade e Iniciação Científica
What is researched in Accounting education? Analysis of the USP Congress on Accounting and Introduction to Scientific Research
title O que se pesquisa em ensino contábil? Análise do Congresso USP de Contabilidade e Iniciação Científica
spellingShingle O que se pesquisa em ensino contábil? Análise do Congresso USP de Contabilidade e Iniciação Científica
Vendramin, Elisabeth de Oliveira
Accounting Education
Accounting Research
Scientific Field
Bibliographic Research
Content Analysis.
Educação Contábil
Pesquisa Contábil
Campo Científico
Levantamento Bibliográfico
Análise de Conteúdo.
title_short O que se pesquisa em ensino contábil? Análise do Congresso USP de Contabilidade e Iniciação Científica
title_full O que se pesquisa em ensino contábil? Análise do Congresso USP de Contabilidade e Iniciação Científica
title_fullStr O que se pesquisa em ensino contábil? Análise do Congresso USP de Contabilidade e Iniciação Científica
title_full_unstemmed O que se pesquisa em ensino contábil? Análise do Congresso USP de Contabilidade e Iniciação Científica
title_sort O que se pesquisa em ensino contábil? Análise do Congresso USP de Contabilidade e Iniciação Científica
author Vendramin, Elisabeth de Oliveira
author_facet Vendramin, Elisabeth de Oliveira
Lima, João Paulo Resende de
Santos, Isadora Jeane dos
Guasso, Marcus Vinicius Pereira
Fernandes, Natália
author_role author
author2 Lima, João Paulo Resende de
Santos, Isadora Jeane dos
Guasso, Marcus Vinicius Pereira
Fernandes, Natália
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vendramin, Elisabeth de Oliveira
Lima, João Paulo Resende de
Santos, Isadora Jeane dos
Guasso, Marcus Vinicius Pereira
Fernandes, Natália
dc.subject.por.fl_str_mv Accounting Education
Accounting Research
Scientific Field
Bibliographic Research
Content Analysis.
Educação Contábil
Pesquisa Contábil
Campo Científico
Levantamento Bibliográfico
Análise de Conteúdo.
topic Accounting Education
Accounting Research
Scientific Field
Bibliographic Research
Content Analysis.
Educação Contábil
Pesquisa Contábil
Campo Científico
Levantamento Bibliográfico
Análise de Conteúdo.
description O presente trabalho tem como objetivo analisar o campo de estudos sobre ensino e pesquisa contábil do USP International Conference in Accounting e do Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliométrica com obtenção dos dados por meio de consulta aos anais dos congressos. Ao total, foram analisados 209 artigos relativos ao Congresso Internacional e 126 artigos referente ao Congresso de Iniciação Científica. Os dados apontam que a participação de artigos aceitos ficou entre 1,85% e 34,15%, com média de 8,11% para o Congresso Internacional e 15,38% para o Congresso de Iniciação Científica. 80,6% dos artigos de ambos os congressos possuem entre 2 e 4 autores, sendo que a maior rede de coautorias está no Congresso de Iniciação Científica. Com relação ao sexo, a autoria está equilibrada quando o olhar se volta para os dois eventos. Entretanto, as mulheres têm maior participação no Congresso de Iniciação Científica e os homens maior participação no Congresso Internacional. Diante desses resultados, conclui-se que a área de ensino e pesquisa constitui um campo periférico nos dois congressos devido a sua baixa quantidade de artigos em relação ao total, além do fato de que essas conferências possuem normas sociais distintas em relação a autoria. Assim, o presente artigo contribui para a literatura ao apresentar e discutir aspectos relacionados a constituição do campo científico de Ensino e Pesquisa em Contabilidade, compondo um perfil analítico da linha de ensino e pesquisa em um dos principais eventos da área.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3107
10.16930/2237-766220203107
url https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3107
identifier_str_mv 10.16930/2237-766220203107
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3107/2223
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3107/2224
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3107/2226
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Catarinense da Ciência Contábil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Catarinense da Ciência Contábil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 19 (2020): RCCC
2237-7662
1808-3781
reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron:CRCSC
instname_str Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron_str CRCSC
institution CRCSC
reponame_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
collection Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@crcsc.org.br
_version_ 1754122417908744192