Conhecimentos e práticas associadas à prevenção da malária entre moradores de uma área de alto risco epidemiológico na Amazônia brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardozo-Trujillo, Ketty Y
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Schall, Virgínia Torres, Martinez-Espinosa, Flor E., Coura, José Rodrigues, Suárez-Mutis, Martha C.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16264
Resumo: Projetos integrados para o controle da malária requerem estratégias educativas que promovam práticas preventivas entre os moradores das áreas endêmicas. A investigação dos conhecimentos prévios da população representam uma linha de base para avaliações posteriores das ações implementadas durante os processos participativos de educação e mobilização. Métodos: Foi realizado um estudo seccional no município de Barcelos, área altamente endêmica para malária com presença de infecção assintomática e de difícil acesso. Foram entrevistados 145 adultos aplicando um questionário semi-estruturado sobre conhecimentos de formas de transmissão, manifestações clínicas e mecanismos de prevenção e controle. Resultados: Embora 98,6% dos indivíduos já tivessem sofrido pelo menos um episódio prévio da doença só 13,1% tinham conhecimentos sobre formas de prevenção e 23,4% acreditavam que a comunidade é responsável por evitar a malária. Somente 24,1% tinham usado um mosquiteiro para dormir na noite anterior à entrevista, sendo que desses, 65,7% haviam compartilhado o mosquiteiro com outro membro da casa. Conclusões: Os conhecimentos sobre malária foram escassos; apesar de associar a transmissão com a presença de um mosquito, esse não é percebido como agente vetor de um parasita. O papel da escola no processo educativo é muito limitado. É fundamental a inclusão do tema no currículo escolar que se articule transversalmente com os serviços de saúde e que permita que a comunidade educativa conheça melhor sua realidade em relação à prevenção da malária e promoção da saúde.
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Métodos: Foi realizado um estudo seccional no município de Barcelos, área altamente endêmica para malária com presença de infecção assintomática e de difícil acesso. Foram entrevistados 145 adultos aplicando um questionário semi-estruturado sobre conhecimentos de formas de transmissão, manifestações clínicas e mecanismos de prevenção e controle. Resultados: Embora 98,6% dos indivíduos já tivessem sofrido pelo menos um episódio prévio da doença só 13,1% tinham conhecimentos sobre formas de prevenção e 23,4% acreditavam que a comunidade é responsável por evitar a malária. Somente 24,1% tinham usado um mosquiteiro para dormir na noite anterior à entrevista, sendo que desses, 65,7% haviam compartilhado o mosquiteiro com outro membro da casa. Conclusões: Os conhecimentos sobre malária foram escassos; apesar de associar a transmissão com a presença de um mosquito, esse não é percebido como agente vetor de um parasita. O papel da escola no processo educativo é muito limitado. É fundamental a inclusão do tema no currículo escolar que se articule transversalmente com os serviços de saúde e que permita que a comunidade educativa conheça melhor sua realidade em relação à prevenção da malária e promoção da saúde.Integrated projects for malaria control need educational strategies in order to promote preventive practices in high endemic areas. The research about knowledge could serve as a baseline for future evaluation of the implemented actions during educational and mobilization activities. Methods: A cross-sectional study was carried out in the Barcelos municipality, a high risk area for malaria and asymptomatic Plasmodium infection. A semistructured questionnaire was applied to 145 with questions about transmission mechanisms, clinic manifestations and prevention and control knowledge. Results: 98.6% of individuals have malaria in the past but only 13.1% have correct knowledge about malaria prevention methods; 23.4% individuals believe that community may be responsible for fighting against malaria. Only 24.1% of persons had used a mosquito-net at previous night of the interview; of them, 65.7% shared the net with other member of the household. Conclusions: Knowledge about malaria was scarce; although several individuals associated malaria transmission with mosquitoes, these agents were not perceived as vectors of parasites. The roll of school in the educational process is very limited. It is essential the inclusion of malaria education in the scholar curriculum and its transversal articulation with health services in order to improve the knowledge of own reality about malaria prevention and health promotion.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoFundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porMaláriaEducação em saúdePrevençãoControleMalariaHealth educationPreventionControlConhecimentos e práticas associadas à prevenção da malária entre moradores de uma área de alto risco epidemiológico na Amazônia brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2012Congresso Virtual Brasileiro - Gestão, Educação e Promoção da SaúdeCongressinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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