A pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massarani, Luisa Medeiros
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Márcia Cristina Rocha, Brotas, Antonio Marcos Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46507
Resumo: Neste artigo, analisamos 65 vídeos de influenciadores brasileiros sobre a COVID-19, postados no YouTube entre 01/12/2019 e 15/05/2020, com mais de cem mil visualizações. A análise do enquadramento (framing) identificou os sentidos interpretativos de vozes tradicionais da ciência e da medicina a conteúdos de atores religiosos e youtubers de entretenimento. Observamos que os influenciadores com maior visualização valorizaram questões da ciência e tecnologia, enquanto os negacionistas priorizam os frames político e religioso. Verifica-se o engajamento de influenciadores do entretenimento e seu potencial para novas formas de divulgação científica.
id CRUZ_5177efbeff234933d8eb6bc9ee8a3367
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/46507
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Massarani, Luisa MedeirosCosta, Márcia Cristina RochaBrotas, Antonio Marcos Pereira2021-04-05T15:02:15Z2021-04-05T15:02:15Z2020MASSARANI, Luisa Medeiros; COSTA, Márcia Cristina Rocha; BROTAS, Antonio Marcos Pereira. A pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismo. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, São Paulo, v. 19, n. 35, p. 245-256, set./dez. 2020.1807-3026https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46507Neste artigo, analisamos 65 vídeos de influenciadores brasileiros sobre a COVID-19, postados no YouTube entre 01/12/2019 e 15/05/2020, com mais de cem mil visualizações. A análise do enquadramento (framing) identificou os sentidos interpretativos de vozes tradicionais da ciência e da medicina a conteúdos de atores religiosos e youtubers de entretenimento. Observamos que os influenciadores com maior visualização valorizaram questões da ciência e tecnologia, enquanto os negacionistas priorizam os frames político e religioso. Verifica-se o engajamento de influenciadores do entretenimento e seu potencial para novas formas de divulgação científica.In this article we analyzed 65 videos of Brazilian influencers on COVID-19, posted on YouTube between 12/1/19 and 5/15/20, above one hundred thousand views. The framing analysis identified the interpretative meanings of traditional voices of science and medicine to the contents of religious actors and entertainment youtubers. We observed that the influencers with the larger number of views valued more the questions related to the science and technology, whereas denialists prioritized the political and religious frames. There is an engagement of influencers and their potential to new forms of scientific dissemination.El artículo analiza 65 videos de influenciadores brasileños acerca de la COVID-19, subidos en YouTube entre el 1/12/19 y el 15/5/20, con más de cien mil visitas. La análises de encuadre (framing) ha identificado los sentidos interpretativos de voces tradicionales de la ciencia y de la medicina, hasta los contenidos de los religiosos y youtubers de entretenimiento. Influenciadores con más visualizaciones valoraron cuestiones de la ciencia y tecnología, mientras los negacionistas priorizan frames político y religioso. Se constata la participación de los influencers del entretenimiento y su potencial para nuevas formas de difusión científica.Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Cachoeira, BA, Brasil.Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil.porCOVID-19YouTubeEnquadramentoCiênciaCOVID-19YouTubeFramingScienceCOVID-19YouTubeFramingCienciaInfecções por CoronavirusMídias SociaisWebcastCiênciaA pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismoThe COVID-19 pandemic on YouTube: science, entertainment and negationismLa pandemia del COVID-19 en YouTube: ciencia, entretenimiento y negacionismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83080https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46507/1/license.txt96f7661a316df0ca27af8d65bf56f0a0MD51ORIGINALve_Luisa_Massarani_COC_2020.pdfve_Luisa_Massarani_COC_2020.pdfapplication/pdf287331https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46507/2/ve_Luisa_Massarani_COC_2020.pdf75807a18e20ae773bcb7e8b7554aeed1MD52TEXTve_Luisa_Massarani_COC_2020.pdf.txtve_Luisa_Massarani_COC_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain39019https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46507/3/ve_Luisa_Massarani_COC_2020.pdf.txt1d0b1358fda4eb226f72f1e3461a864eMD53icict/465072022-07-06 15:14:33.432oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352022-07-06T18:14:33Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismo
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The COVID-19 pandemic on YouTube: science, entertainment and negationism
La pandemia del COVID-19 en YouTube: ciencia, entretenimiento y negacionismo
title A pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismo
spellingShingle A pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismo
Massarani, Luisa Medeiros
COVID-19
YouTube
Enquadramento
Ciência
COVID-19
YouTube
Framing
Science
COVID-19
YouTube
Framing
Ciencia
Infecções por Coronavirus
Mídias Sociais
Webcast
Ciência
title_short A pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismo
title_full A pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismo
title_fullStr A pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismo
title_full_unstemmed A pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismo
title_sort A pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismo
author Massarani, Luisa Medeiros
author_facet Massarani, Luisa Medeiros
Costa, Márcia Cristina Rocha
Brotas, Antonio Marcos Pereira
author_role author
author2 Costa, Márcia Cristina Rocha
Brotas, Antonio Marcos Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massarani, Luisa Medeiros
Costa, Márcia Cristina Rocha
Brotas, Antonio Marcos Pereira
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv COVID-19
YouTube
Enquadramento
Ciência
topic COVID-19
YouTube
Enquadramento
Ciência
COVID-19
YouTube
Framing
Science
COVID-19
YouTube
Framing
Ciencia
Infecções por Coronavirus
Mídias Sociais
Webcast
Ciência
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv COVID-19
YouTube
Framing
Science
dc.subject.es.pt_BR.fl_str_mv COVID-19
YouTube
Framing
Ciencia
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Infecções por Coronavirus
Mídias Sociais
Webcast
Ciência
description Neste artigo, analisamos 65 vídeos de influenciadores brasileiros sobre a COVID-19, postados no YouTube entre 01/12/2019 e 15/05/2020, com mais de cem mil visualizações. A análise do enquadramento (framing) identificou os sentidos interpretativos de vozes tradicionais da ciência e da medicina a conteúdos de atores religiosos e youtubers de entretenimento. Observamos que os influenciadores com maior visualização valorizaram questões da ciência e tecnologia, enquanto os negacionistas priorizam os frames político e religioso. Verifica-se o engajamento de influenciadores do entretenimento e seu potencial para novas formas de divulgação científica.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-05T15:02:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-05T15:02:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MASSARANI, Luisa Medeiros; COSTA, Márcia Cristina Rocha; BROTAS, Antonio Marcos Pereira. A pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismo. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, São Paulo, v. 19, n. 35, p. 245-256, set./dez. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46507
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-3026
identifier_str_mv MASSARANI, Luisa Medeiros; COSTA, Márcia Cristina Rocha; BROTAS, Antonio Marcos Pereira. A pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismo. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, São Paulo, v. 19, n. 35, p. 245-256, set./dez. 2020.
1807-3026
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46507/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46507/2/ve_Luisa_Massarani_COC_2020.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46507/3/ve_Luisa_Massarani_COC_2020.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 96f7661a316df0ca27af8d65bf56f0a0
75807a18e20ae773bcb7e8b7554aeed1
1d0b1358fda4eb226f72f1e3461a864e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324883968491520