"A onda": cinema, autoritarismo e transformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Isabela Cabral Felix de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soutto Mayor, Ana Lucia de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60523
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir o filme “A Onda” como promissor para debater as autoritárias ondas no campo da educação, à luz das contribuições de Paulo Freire, dialogando também com as reflexões de Gaston Bachelard acerca do espírito científico, de Deleuze e Guattari a respeito da arte como potência do pensamento e, ainda, de Alain Bergala sobre a “pedagogia do fragmento” para a leitura de imagens cinematográficas. O filme “A Onda” apresenta duas versões para o cinema (1981 e 2008) e sua atualidade e relevância sustentam-se, sobremaneira, nos tempos em que vivemos. A narrativa é baseada em fatos reais, em que um professor nos Estados Unidos trabalha a autocracia com alunos do Ensino Médio no final dos anos 60 do século passado, época de muitos questionamentos sobre as desigualdades sociais. “A Onda” suscita muitas possibilidades de debates também interessantes no que toca tanto ao papel do professor como à pressão do grupo social. De todo modo, as autoritárias ondas na educação e a possibilidade de transformação são de particular relevância na adolescência, público-alvo trabalhado em sala de aula no filme. Este é, sem dúvida, um período crucial na formação de identidades, debates dos mais urgentes e relevantes nos tempos recentes. (AU)
id CRUZ_74c3bf14d51163657f4de4a2092cb58b
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/60523
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Sousa, Isabela Cabral Felix deSoutto Mayor, Ana Lucia de Almeida2023-09-21T19:03:01Z2023-09-21T19:03:01Z2023-08-06SOUSA, Isabela Cabral Felix de; SOUTTO MAYOR, Ana Lucia de Almeida. "A onda": cinema, autoritarismo e transformação. Abatirá: Revista de Ciências Humanas e Linguagens. Eunápolis, v. 4, n. 7, p. 09 - 23, 2023.2675-6781https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60523Este trabalho tem por objetivo discutir o filme “A Onda” como promissor para debater as autoritárias ondas no campo da educação, à luz das contribuições de Paulo Freire, dialogando também com as reflexões de Gaston Bachelard acerca do espírito científico, de Deleuze e Guattari a respeito da arte como potência do pensamento e, ainda, de Alain Bergala sobre a “pedagogia do fragmento” para a leitura de imagens cinematográficas. O filme “A Onda” apresenta duas versões para o cinema (1981 e 2008) e sua atualidade e relevância sustentam-se, sobremaneira, nos tempos em que vivemos. A narrativa é baseada em fatos reais, em que um professor nos Estados Unidos trabalha a autocracia com alunos do Ensino Médio no final dos anos 60 do século passado, época de muitos questionamentos sobre as desigualdades sociais. “A Onda” suscita muitas possibilidades de debates também interessantes no que toca tanto ao papel do professor como à pressão do grupo social. De todo modo, as autoritárias ondas na educação e a possibilidade de transformação são de particular relevância na adolescência, público-alvo trabalhado em sala de aula no filme. Este é, sem dúvida, um período crucial na formação de identidades, debates dos mais urgentes e relevantes nos tempos recentes. (AU)This work aims to discuss the film “Die Welle” as a promising way to debate the authoritarian waves in the field of education, in light of the contributions of Paulo Freire, also dialoging with the reflections of Gaston Bachelard about the scientific spirit, Deleuze and Guattari to respect for art as a power of thought and, also, Alain Bergala on the “pedagogy of the fragment” for reading cinematographic images. The film “Die Welle” presents two cinema versions (1981 and 2008) and its relevance and relevance are greatly sustained in the times in which we live. The narrative is based on real events, in which a teacher in the United States works on autocracy with high school students at the end of the 60s of the last century, a time of many questions about social inequalities. “Die Welle” raises many possibilities for interesting debates regarding both the role of the teacher and the pressure of the social group. In any case, the authoritarian waves in education and the possibility of transformation are of particular relevance in adolescence, the target audience worked in the classroom in the film. This is, without a doubt, a crucial period in the formation of identities, one of the most urgent and relevant debates in recent times. (AU)Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, BrasilFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, BrasilporUniversidade do Estado da Bahia (UNEB)Sala de AulaPapel do ProfessorFilme: “A Onda”ClassroomRole of the TeacherFilm: “The Wave”AulaPapel del MaestroPelícula: “La Ola”Psicologia EducacionalFilmes Cinematográficos"A onda": cinema, autoritarismo e transformação“The wave”: cinema, authoritarianism, and transformation"La ola”: cine, autoritarismo y transformacióninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALve_Isabela_Sousa_etal_EPSJV_2023.pdfve_Isabela_Sousa_etal_EPSJV_2023.pdfapplication/pdf403138https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/60523/4/ve_Isabela_Sousa_etal_EPSJV_2023.pdffa56b360ca994f1c64ed0103340f452dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/60523/3/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD53icict/605232023-09-21 16:03:02.623oai:www.arca.fiocruz.br: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ório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-09-21T19:03:02Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.en_US.fl_str_mv "A onda": cinema, autoritarismo e transformação
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv “The wave”: cinema, authoritarianism, and transformation
"La ola”: cine, autoritarismo y transformación
title "A onda": cinema, autoritarismo e transformação
spellingShingle "A onda": cinema, autoritarismo e transformação
Sousa, Isabela Cabral Felix de
Sala de Aula
Papel do Professor
Filme: “A Onda”
Classroom
Role of the Teacher
Film: “The Wave”
Aula
Papel del Maestro
Película: “La Ola”
Psicologia Educacional
Filmes Cinematográficos
title_short "A onda": cinema, autoritarismo e transformação
title_full "A onda": cinema, autoritarismo e transformação
title_fullStr "A onda": cinema, autoritarismo e transformação
title_full_unstemmed "A onda": cinema, autoritarismo e transformação
title_sort "A onda": cinema, autoritarismo e transformação
author Sousa, Isabela Cabral Felix de
author_facet Sousa, Isabela Cabral Felix de
Soutto Mayor, Ana Lucia de Almeida
author_role author
author2 Soutto Mayor, Ana Lucia de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Isabela Cabral Felix de
Soutto Mayor, Ana Lucia de Almeida
dc.subject.other.en_US.fl_str_mv Sala de Aula
Papel do Professor
Filme: “A Onda”
topic Sala de Aula
Papel do Professor
Filme: “A Onda”
Classroom
Role of the Teacher
Film: “The Wave”
Aula
Papel del Maestro
Película: “La Ola”
Psicologia Educacional
Filmes Cinematográficos
dc.subject.en.en_US.fl_str_mv Classroom
Role of the Teacher
Film: “The Wave”
dc.subject.es.en_US.fl_str_mv Aula
Papel del Maestro
Película: “La Ola”
dc.subject.decs.en_US.fl_str_mv Psicologia Educacional
Filmes Cinematográficos
description Este trabalho tem por objetivo discutir o filme “A Onda” como promissor para debater as autoritárias ondas no campo da educação, à luz das contribuições de Paulo Freire, dialogando também com as reflexões de Gaston Bachelard acerca do espírito científico, de Deleuze e Guattari a respeito da arte como potência do pensamento e, ainda, de Alain Bergala sobre a “pedagogia do fragmento” para a leitura de imagens cinematográficas. O filme “A Onda” apresenta duas versões para o cinema (1981 e 2008) e sua atualidade e relevância sustentam-se, sobremaneira, nos tempos em que vivemos. A narrativa é baseada em fatos reais, em que um professor nos Estados Unidos trabalha a autocracia com alunos do Ensino Médio no final dos anos 60 do século passado, época de muitos questionamentos sobre as desigualdades sociais. “A Onda” suscita muitas possibilidades de debates também interessantes no que toca tanto ao papel do professor como à pressão do grupo social. De todo modo, as autoritárias ondas na educação e a possibilidade de transformação são de particular relevância na adolescência, público-alvo trabalhado em sala de aula no filme. Este é, sem dúvida, um período crucial na formação de identidades, debates dos mais urgentes e relevantes nos tempos recentes. (AU)
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-21T19:03:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-21T19:03:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Isabela Cabral Felix de; SOUTTO MAYOR, Ana Lucia de Almeida. "A onda": cinema, autoritarismo e transformação. Abatirá: Revista de Ciências Humanas e Linguagens. Eunápolis, v. 4, n. 7, p. 09 - 23, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60523
dc.identifier.issn.en_US.fl_str_mv 2675-6781
identifier_str_mv SOUSA, Isabela Cabral Felix de; SOUTTO MAYOR, Ana Lucia de Almeida. "A onda": cinema, autoritarismo e transformação. Abatirá: Revista de Ciências Humanas e Linguagens. Eunápolis, v. 4, n. 7, p. 09 - 23, 2023.
2675-6781
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/60523/4/ve_Isabela_Sousa_etal_EPSJV_2023.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/60523/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fa56b360ca994f1c64ed0103340f452d
5a560609d32a3863062d77ff32785d58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798325009283809280