Ciclos de interesse coletivo e tendências das buscas no Google relacionadas a campanhas institucionais sobre o câncer de próstata: promovendo saúde ou doenças?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50904 |
Resumo: | Algoritmos do Google registram tendências no interesse sobre temas relevantes à saúde coletiva. Analisamos buscas na web (2014-2019) para identificar padrões ligados ao câncer de próstata. Analisamos volumes de pesquisa relativos (VPR) pelo Google Trends sobre “câncer de próstata” (CAP), “exame de próstata”(EP) e “PSA”; séries temporais de 260 semanas; região Brasil; categoria “saúde” e linhas de tendência (polinomiais ordem 2) para identificar padrões; médias comparadas por ANOVA. Identificamos crescimentos súbitos nas buscas nos meses de novembro; buscas sobre CAP superam largamente EP e PSA; médias anuais CAP estáveis; EP com discreta queda; PSA com marcada ascensão. Nos meses de campanhas: elevação discreta de CAP; estabilidade em EP; marcada elevação de PSA. O “Novembro Azul” incentiva a identificação precoce do câncer de próstata, embora observe-se interesse focado na doença e desinteresse sobre o diagnóstico ao longo do ano. Diferenças em relação ao “Outubro Rosa” são discutidas – fraca interferência do nível de escolaridade sobre os hábitos de prevenção e influência de celebridades. Concluiu-se que análises de VPR podem ser úteis ao acompanhamento de tendências sobre o rastreio do câncer de próstata para fornecer subsídios aos desenvolvedores das campanhas. Palavras-chave Detecção precoce de câncer, Comportamento de busca de informação, Câncer de próstata, Promoção de saúde, Internet e saúde. |
id |
CRUZ_8d3c7a6a8a04b6b6909b22ed97d4a5d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/50904 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Silva, Paulo Roberto VasconcellosAraújo-Jorge, Tania Cremonini de2022-01-26T14:32:25Z2022-01-26T14:32:25Z2021SILVA, Paulo Roberto Vasconcellos; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini de. Ciclos de interesse coletivo e tendências das buscas no Google relacionadas a campanhas institucionais sobre o câncer de próstata: promovendo saúde ou doenças?. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, (Supl. 2) p. 3517-3525, 2021.1678-4561https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5090410.1590/1413-81232021269.2.26282019Algoritmos do Google registram tendências no interesse sobre temas relevantes à saúde coletiva. Analisamos buscas na web (2014-2019) para identificar padrões ligados ao câncer de próstata. Analisamos volumes de pesquisa relativos (VPR) pelo Google Trends sobre “câncer de próstata” (CAP), “exame de próstata”(EP) e “PSA”; séries temporais de 260 semanas; região Brasil; categoria “saúde” e linhas de tendência (polinomiais ordem 2) para identificar padrões; médias comparadas por ANOVA. Identificamos crescimentos súbitos nas buscas nos meses de novembro; buscas sobre CAP superam largamente EP e PSA; médias anuais CAP estáveis; EP com discreta queda; PSA com marcada ascensão. Nos meses de campanhas: elevação discreta de CAP; estabilidade em EP; marcada elevação de PSA. O “Novembro Azul” incentiva a identificação precoce do câncer de próstata, embora observe-se interesse focado na doença e desinteresse sobre o diagnóstico ao longo do ano. Diferenças em relação ao “Outubro Rosa” são discutidas – fraca interferência do nível de escolaridade sobre os hábitos de prevenção e influência de celebridades. Concluiu-se que análises de VPR podem ser úteis ao acompanhamento de tendências sobre o rastreio do câncer de próstata para fornecer subsídios aos desenvolvedores das campanhas. Palavras-chave Detecção precoce de câncer, Comportamento de busca de informação, Câncer de próstata, Promoção de saúde, Internet e saúde.Google algorithms record trends in interest on topics relevant to public health. WEB searches were analyzed (2014-2019) to identify patterns linked to prostate cancer. Relative Search Volumes (RSV) were analyzed by Google Trends on “prostate cancer” (PC), “prostate examination” (PE) and “PSA”; 260-week time series; Brazil region; Health category; Trend lines (degree 2 polynomials) to identify patterns; Averages compared by ANOVA; Sudden increase in November searches; Searches on PC greatly surpass PE and PSA; Stable annual PC averages; Discreet reduction in PE; Marked increase in PSA. In campaign months: Discreet increase in PC; stability in PE; Marked increase in PSA. “Blue November” campaigns encourage early identification of prostate cancer, although interest is seen to be focused on the disease per se with a lack of interest in diagnosis throughout the year. Differences in relation to “Pink October” are discussed - tenuous relation to educational level on prevention habits and the influence of celebrities. The conclusion drawn is that RSV analysis might be useful in tracking trends in prostate cancer screening to provide input for campaign developers. Key words Early detection of cancer, Information- seeking behavior, Prostate cancer, Health promotion, Internet and health.Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Pesquisa. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porAssociação brasileira de Pós-Graduação em Saúde ColetivaDetecção precoce de câncerComportamento de busca de informaçãoCâncer de próstataPromoção de saúdeInternet e saúdeEarly detection of cancerInformation- seeking behaviorProstate cancerHealth promotionInternet and healthCiclos de interesse coletivo e tendências das buscas no Google relacionadas a campanhas institucionais sobre o câncer de próstata: promovendo saúde ou doenças?Collective interest cycles and trends in Google searches related to institutional campaigns on prostate cancer: promoting health or illness?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/50904/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALPauloRVasconcelos_TaniaCremoniJorge_IOC_2021.pdfPauloRVasconcelos_TaniaCremoniJorge_IOC_2021.pdfapplication/pdf197520https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/50904/2/PauloRVasconcelos_TaniaCremoniJorge_IOC_2021.pdf73b47648ce08b4d9d4799008590d4f89MD52icict/509042022-01-26 11:32:25.864oai:www.arca.fiocruz.br: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ório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352022-01-26T14:32:25Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ciclos de interesse coletivo e tendências das buscas no Google relacionadas a campanhas institucionais sobre o câncer de próstata: promovendo saúde ou doenças? |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Collective interest cycles and trends in Google searches related to institutional campaigns on prostate cancer: promoting health or illness? |
title |
Ciclos de interesse coletivo e tendências das buscas no Google relacionadas a campanhas institucionais sobre o câncer de próstata: promovendo saúde ou doenças? |
spellingShingle |
Ciclos de interesse coletivo e tendências das buscas no Google relacionadas a campanhas institucionais sobre o câncer de próstata: promovendo saúde ou doenças? Silva, Paulo Roberto Vasconcellos Detecção precoce de câncer Comportamento de busca de informação Câncer de próstata Promoção de saúde Internet e saúde Early detection of cancer Information- seeking behavior Prostate cancer Health promotion Internet and health |
title_short |
Ciclos de interesse coletivo e tendências das buscas no Google relacionadas a campanhas institucionais sobre o câncer de próstata: promovendo saúde ou doenças? |
title_full |
Ciclos de interesse coletivo e tendências das buscas no Google relacionadas a campanhas institucionais sobre o câncer de próstata: promovendo saúde ou doenças? |
title_fullStr |
Ciclos de interesse coletivo e tendências das buscas no Google relacionadas a campanhas institucionais sobre o câncer de próstata: promovendo saúde ou doenças? |
title_full_unstemmed |
Ciclos de interesse coletivo e tendências das buscas no Google relacionadas a campanhas institucionais sobre o câncer de próstata: promovendo saúde ou doenças? |
title_sort |
Ciclos de interesse coletivo e tendências das buscas no Google relacionadas a campanhas institucionais sobre o câncer de próstata: promovendo saúde ou doenças? |
author |
Silva, Paulo Roberto Vasconcellos |
author_facet |
Silva, Paulo Roberto Vasconcellos Araújo-Jorge, Tania Cremonini de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo-Jorge, Tania Cremonini de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paulo Roberto Vasconcellos Araújo-Jorge, Tania Cremonini de |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Detecção precoce de câncer Comportamento de busca de informação Câncer de próstata Promoção de saúde Internet e saúde |
topic |
Detecção precoce de câncer Comportamento de busca de informação Câncer de próstata Promoção de saúde Internet e saúde Early detection of cancer Information- seeking behavior Prostate cancer Health promotion Internet and health |
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv |
Early detection of cancer Information- seeking behavior Prostate cancer Health promotion Internet and health |
description |
Algoritmos do Google registram tendências no interesse sobre temas relevantes à saúde coletiva. Analisamos buscas na web (2014-2019) para identificar padrões ligados ao câncer de próstata. Analisamos volumes de pesquisa relativos (VPR) pelo Google Trends sobre “câncer de próstata” (CAP), “exame de próstata”(EP) e “PSA”; séries temporais de 260 semanas; região Brasil; categoria “saúde” e linhas de tendência (polinomiais ordem 2) para identificar padrões; médias comparadas por ANOVA. Identificamos crescimentos súbitos nas buscas nos meses de novembro; buscas sobre CAP superam largamente EP e PSA; médias anuais CAP estáveis; EP com discreta queda; PSA com marcada ascensão. Nos meses de campanhas: elevação discreta de CAP; estabilidade em EP; marcada elevação de PSA. O “Novembro Azul” incentiva a identificação precoce do câncer de próstata, embora observe-se interesse focado na doença e desinteresse sobre o diagnóstico ao longo do ano. Diferenças em relação ao “Outubro Rosa” são discutidas – fraca interferência do nível de escolaridade sobre os hábitos de prevenção e influência de celebridades. Concluiu-se que análises de VPR podem ser úteis ao acompanhamento de tendências sobre o rastreio do câncer de próstata para fornecer subsídios aos desenvolvedores das campanhas. Palavras-chave Detecção precoce de câncer, Comportamento de busca de informação, Câncer de próstata, Promoção de saúde, Internet e saúde. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-26T14:32:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-26T14:32:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Paulo Roberto Vasconcellos; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini de. Ciclos de interesse coletivo e tendências das buscas no Google relacionadas a campanhas institucionais sobre o câncer de próstata: promovendo saúde ou doenças?. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, (Supl. 2) p. 3517-3525, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50904 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1678-4561 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-81232021269.2.26282019 |
identifier_str_mv |
SILVA, Paulo Roberto Vasconcellos; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini de. Ciclos de interesse coletivo e tendências das buscas no Google relacionadas a campanhas institucionais sobre o câncer de próstata: promovendo saúde ou doenças?. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, (Supl. 2) p. 3517-3525, 2021. 1678-4561 10.1590/1413-81232021269.2.26282019 |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/50904/1/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/50904/2/PauloRVasconcelos_TaniaCremoniJorge_IOC_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a560609d32a3863062d77ff32785d58 73b47648ce08b4d9d4799008590d4f89 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1794075509157527552 |