Breastmilk Substitutes Marketing Violations and Associated Factors in Rio de Janeiro, Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Inês Couto de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Boccolini, Cristiano Siqueira, Sally, Enilce de Oliveira Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57784
Resumo: Introdução: Visando proteger a amamentação, a Organização Mundial da Saúde lançou em 1981 o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, adotado pela grande maioria dos 118 países membros, incluindo o Brasil. A Norma Brasileira regula a comercialização de fórmulas infantis, mamadeiras, bicos, chupetas, leites e alimentos de transição. Objetivo: investigar se estabelecimentos comerciais violaram a Norma Brasileira e analisar fatores associados a essas violações. Métodos: estudo transversal que abrangeu todas as drogarias, supermercados e lojas de departamento da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Profissionais de saúde treinados observaram os estabelecimentos quanto a produtos comercializados e violações à Norma Brasileira e entrevistaram seus gerentes. Os fatores associados ao estabelecimento comercial com violação à Norma Brasileira (desfecho) foram analisados por modelo de regressão logística com intervalo de confiança de 95%. Resultados: dos 349 estabelecimentos avaliados, 62,8% violaram a Norma Brasileira, variando de 1 a 37 violações por estabelecimento. As estratégias de promoção mais comuns foram descontos nos preços e exposições especiais. O estabelecimento fazer parte de uma rede (ORa=4,59) e seu gerente receber visitas de representantes comerciais da indústria (ORa=2,14) se mostraram associados à violação. Conclusões: A prevalência de violações à Norma Brasileira foi alta, especialmente em redes de estabelecimentos. A associação entre visitas regulares de representantes da indústria e violações sugere uma influência indireta dos fabricantes na promoção de substitutos do leite materno. Recomendamos fortalecer o cumprimento à Norma Brasileira por meio da fiscalização por agências governamentais e da mobilização da sociedade civil.
id CRUZ_8d9e03e420880f6195539ae37147776a
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/57784
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Oliveira, Maria Inês Couto deBoccolini, Cristiano SiqueiraSally, Enilce de Oliveira Fonseca2023-04-14T13:55:01Z2023-04-14T13:55:01Z2021OLIVEIRA, Maria; BOCCOLINI, Cristiano; SALLY, Enilce. Breastmilk Substitutes Marketing Violations and Associated Factors in Rio de Janeiro, Brazil. Journal of Human Lactation, Charlottesville, v. 37, n. 1, p. 158-168, 2021.0890-3344https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5778410.1177/0890334420978405Introdução: Visando proteger a amamentação, a Organização Mundial da Saúde lançou em 1981 o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, adotado pela grande maioria dos 118 países membros, incluindo o Brasil. A Norma Brasileira regula a comercialização de fórmulas infantis, mamadeiras, bicos, chupetas, leites e alimentos de transição. Objetivo: investigar se estabelecimentos comerciais violaram a Norma Brasileira e analisar fatores associados a essas violações. Métodos: estudo transversal que abrangeu todas as drogarias, supermercados e lojas de departamento da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Profissionais de saúde treinados observaram os estabelecimentos quanto a produtos comercializados e violações à Norma Brasileira e entrevistaram seus gerentes. Os fatores associados ao estabelecimento comercial com violação à Norma Brasileira (desfecho) foram analisados por modelo de regressão logística com intervalo de confiança de 95%. Resultados: dos 349 estabelecimentos avaliados, 62,8% violaram a Norma Brasileira, variando de 1 a 37 violações por estabelecimento. As estratégias de promoção mais comuns foram descontos nos preços e exposições especiais. O estabelecimento fazer parte de uma rede (ORa=4,59) e seu gerente receber visitas de representantes comerciais da indústria (ORa=2,14) se mostraram associados à violação. Conclusões: A prevalência de violações à Norma Brasileira foi alta, especialmente em redes de estabelecimentos. A associação entre visitas regulares de representantes da indústria e violações sugere uma influência indireta dos fabricantes na promoção de substitutos do leite materno. Recomendamos fortalecer o cumprimento à Norma Brasileira por meio da fiscalização por agências governamentais e da mobilização da sociedade civil.Background: Aiming to protect breastfeeding, the World Health Organization released the International Code of Marketing of Breastmilk Substitutes in 1981, which was adopted by the vast majority of the 118 member countries, including Brazil. The Brazilian Code regulates the marketing of infant formulas, baby bottles, teats, pacifiers, milk, and processed complementary food. Research aims: (1) To determine if retail stores had violated the Brazilian Code and (2) to analyze factors associated with these violations. Methods: This cross-sectional study included all drugstores, supermarkets, and department stores in the Southern Zone of Rio de Janeiro City, Brazil. Trained health professionals observed retail stores for marketed products and violations of the Brazilian Code and then interviewed their managers. Factors associated with the retail stores violating the Brazilian Code (outcome) were analyzed, employing a logistic regression model with 95% Confidence Interval. Results: Of the retail stores (N = 349) evaluated, 62.8% violated the Brazilian Code, ranging from 1 to 37 violations per retail store. The most common promotion strategies were price discounts and special displays. Retail stores being part of a chain store (aOR = 4.59) and their manager receiving visits from industry business representatives (aOR = 2.14) were associated with the presence of violations. Conclusions: The prevalence of Brazilian Code violations was high, especially in chain stores. The association between regular visits by industry representatives and violations suggests an indirect influence of manufacturers on the promotion of human milk substitutes. We recommend strengthening compliance with the Brazilian Code through calling on governmental surveillance agencies and civil society mobilization.The author(s) disclosed receipt of the following financial support for the research, authorship, and/or publication of this article: The National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) and Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) funded this study.Fluminense Federal University. Department of Epidemiology and Biostatistics, Institute of Collective Health. Niterói, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fluminense Federal University. Faculty of Nutrition. Social Nutrition Department. Niterói, RJ, Brasil.engInternational Lactation Consultant AssociationBreastmilk Substitutes Marketing Violations and Associated Factors in Rio de Janeiro, Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBreastfeedingInfant nutritionInfant formulaInternational Code of Marketing of Breastmilk SubstitutesProgram evaluationinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/57784/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALva_Oliveira_Maria Inês Couto de_ICICT_2022.pdfva_Oliveira_Maria Inês Couto de_ICICT_2022.pdfapplication/pdf399061https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/57784/2/va_Oliveira_Maria%20In%c3%aas%20Couto%20de_ICICT_2022.pdf9f3fe4f8ee224353ff637acac17567b7MD52icict/577842023-10-27 14:18:58.905oai:www.arca.fiocruz.br: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ório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-10-27T17:18:58Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.en_US.fl_str_mv Breastmilk Substitutes Marketing Violations and Associated Factors in Rio de Janeiro, Brazil
title Breastmilk Substitutes Marketing Violations and Associated Factors in Rio de Janeiro, Brazil
spellingShingle Breastmilk Substitutes Marketing Violations and Associated Factors in Rio de Janeiro, Brazil
Oliveira, Maria Inês Couto de
Breastfeeding
Infant nutrition
Infant formula
International Code of Marketing of Breastmilk Substitutes
Program evaluation
title_short Breastmilk Substitutes Marketing Violations and Associated Factors in Rio de Janeiro, Brazil
title_full Breastmilk Substitutes Marketing Violations and Associated Factors in Rio de Janeiro, Brazil
title_fullStr Breastmilk Substitutes Marketing Violations and Associated Factors in Rio de Janeiro, Brazil
title_full_unstemmed Breastmilk Substitutes Marketing Violations and Associated Factors in Rio de Janeiro, Brazil
title_sort Breastmilk Substitutes Marketing Violations and Associated Factors in Rio de Janeiro, Brazil
author Oliveira, Maria Inês Couto de
author_facet Oliveira, Maria Inês Couto de
Boccolini, Cristiano Siqueira
Sally, Enilce de Oliveira Fonseca
author_role author
author2 Boccolini, Cristiano Siqueira
Sally, Enilce de Oliveira Fonseca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Inês Couto de
Boccolini, Cristiano Siqueira
Sally, Enilce de Oliveira Fonseca
dc.subject.en.en_US.fl_str_mv Breastfeeding
Infant nutrition
Infant formula
International Code of Marketing of Breastmilk Substitutes
Program evaluation
topic Breastfeeding
Infant nutrition
Infant formula
International Code of Marketing of Breastmilk Substitutes
Program evaluation
description Introdução: Visando proteger a amamentação, a Organização Mundial da Saúde lançou em 1981 o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, adotado pela grande maioria dos 118 países membros, incluindo o Brasil. A Norma Brasileira regula a comercialização de fórmulas infantis, mamadeiras, bicos, chupetas, leites e alimentos de transição. Objetivo: investigar se estabelecimentos comerciais violaram a Norma Brasileira e analisar fatores associados a essas violações. Métodos: estudo transversal que abrangeu todas as drogarias, supermercados e lojas de departamento da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Profissionais de saúde treinados observaram os estabelecimentos quanto a produtos comercializados e violações à Norma Brasileira e entrevistaram seus gerentes. Os fatores associados ao estabelecimento comercial com violação à Norma Brasileira (desfecho) foram analisados por modelo de regressão logística com intervalo de confiança de 95%. Resultados: dos 349 estabelecimentos avaliados, 62,8% violaram a Norma Brasileira, variando de 1 a 37 violações por estabelecimento. As estratégias de promoção mais comuns foram descontos nos preços e exposições especiais. O estabelecimento fazer parte de uma rede (ORa=4,59) e seu gerente receber visitas de representantes comerciais da indústria (ORa=2,14) se mostraram associados à violação. Conclusões: A prevalência de violações à Norma Brasileira foi alta, especialmente em redes de estabelecimentos. A associação entre visitas regulares de representantes da indústria e violações sugere uma influência indireta dos fabricantes na promoção de substitutos do leite materno. Recomendamos fortalecer o cumprimento à Norma Brasileira por meio da fiscalização por agências governamentais e da mobilização da sociedade civil.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-14T13:55:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-14T13:55:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria; BOCCOLINI, Cristiano; SALLY, Enilce. Breastmilk Substitutes Marketing Violations and Associated Factors in Rio de Janeiro, Brazil. Journal of Human Lactation, Charlottesville, v. 37, n. 1, p. 158-168, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57784
dc.identifier.issn.en_US.fl_str_mv 0890-3344
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1177/0890334420978405
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria; BOCCOLINI, Cristiano; SALLY, Enilce. Breastmilk Substitutes Marketing Violations and Associated Factors in Rio de Janeiro, Brazil. Journal of Human Lactation, Charlottesville, v. 37, n. 1, p. 158-168, 2021.
0890-3344
10.1177/0890334420978405
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57784
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv International Lactation Consultant Association
publisher.none.fl_str_mv International Lactation Consultant Association
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/57784/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/57784/2/va_Oliveira_Maria%20In%c3%aas%20Couto%20de_ICICT_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a560609d32a3863062d77ff32785d58
9f3fe4f8ee224353ff637acac17567b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1794075826953650176