Trabalho docente em universidade pública à luz da saúde do trabalhador: uma abordagem dialógica e participativa
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Data de Publicação: | 2018 |
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Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38366 |
Resumo: | A nova configuração do trabalho em universidades públicas decorrente das reformas educacionais e de novos modelos gerenciais tem suscitado repercussões no quadro de saúde dos professores de ensino superior, especialmente no campo da saúde mental. Por certo, o trabalho desses profissionais vem sofrendo alterações profundas, mas com poucos estudos que analisem as reais dimensões do problema. Analisar a atual organização do trabalho docente em universidades públicas, bem como apresentar metodologia, de cunho participativo e dialógico, de produção partilhada de conhecimento com vistas à transformação do trabalho e da saúde. Trata-se de uma pesquisa social de natureza pedagógica, sendo o diálogo entre trabalhadores e pesquisadores a estratégia principal adotada. Foram realizadas cinco reuniões com a participação de oito docentes do mesmo instituto de uma universidade federal no Rio de Janeiro. Com base nos preceitos do Modelo Operário de Conhecimento de Grupo Homogêneo, Observação Espontânea, Validação Consensual e Crítica Coletiva. Desenvolveu-se um método de investigação, combinando registros individuais em cadernetas e discussão coletiva nas Oficinas em Saúde do trabalhador. Nessa abordagem, restitui-se o papel protagonista ao trabalhador, que é autor do diário e coparticipante da pesquisa. No plano epistemológico, a metodologia contribuiu para atualização da tradição de estudos pertencentes à linhagem do Modelo operário, ganhando destaque aspectos alusivos à formalização da experiência e do conhecimento dos trabalhadores. Dos materiais de campo procedentes das oficinas e dos registros das cadernetas, chegou-se a um amplo repertório temático, a saber: o tempo de trabalho e as múltiplas atividades de trabalho do professor; precarização das condições de trabalho em universidades; intensificação laboral; saúde e o duplo caráter do trabalho docente. Além disso, confirmou-se o imperativo da resistência coletiva organizada de maneira a se modificar o quadro de precarização do trabalho. Prepondera nas universidades o uso de fortes pressões organizacionais e como consequência produz-se a intensificação do trabalho docente, com destaque para a questão do aumento da produtividade e menor tempo para descanso. Quanto à abordagem metodológica, permitiu que se desenvolvesse as experiências dos trabalhadores tornando-as fortes, ampliando a capacidade de defesa da saúde com desdobramentos práticos para intervenção nos ambientes de trabalho. |
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Souza, Katia Reis deRodrigues, Andréa Maria dos SantosSantos, Maria Blandina Marques dosFélix, Eliana GuimarãesFernandez, Veronica SilvaLarentis, Ariane LeitesTeixeira, Liliane ReisBarbosa, Regina Helena SimõesBarros, Walcyr de Oliveira2019-12-17T12:00:29Z2019-12-17T12:00:29Z2018SOUZA, Katia Reis de et al. Trabalho docente em universidade pública à luz da saúde do trabalhador: uma abordagem dialógica e participativa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.978-85-85740-10-8https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38366A nova configuração do trabalho em universidades públicas decorrente das reformas educacionais e de novos modelos gerenciais tem suscitado repercussões no quadro de saúde dos professores de ensino superior, especialmente no campo da saúde mental. Por certo, o trabalho desses profissionais vem sofrendo alterações profundas, mas com poucos estudos que analisem as reais dimensões do problema. Analisar a atual organização do trabalho docente em universidades públicas, bem como apresentar metodologia, de cunho participativo e dialógico, de produção partilhada de conhecimento com vistas à transformação do trabalho e da saúde. Trata-se de uma pesquisa social de natureza pedagógica, sendo o diálogo entre trabalhadores e pesquisadores a estratégia principal adotada. Foram realizadas cinco reuniões com a participação de oito docentes do mesmo instituto de uma universidade federal no Rio de Janeiro. Com base nos preceitos do Modelo Operário de Conhecimento de Grupo Homogêneo, Observação Espontânea, Validação Consensual e Crítica Coletiva. Desenvolveu-se um método de investigação, combinando registros individuais em cadernetas e discussão coletiva nas Oficinas em Saúde do trabalhador. Nessa abordagem, restitui-se o papel protagonista ao trabalhador, que é autor do diário e coparticipante da pesquisa. No plano epistemológico, a metodologia contribuiu para atualização da tradição de estudos pertencentes à linhagem do Modelo operário, ganhando destaque aspectos alusivos à formalização da experiência e do conhecimento dos trabalhadores. Dos materiais de campo procedentes das oficinas e dos registros das cadernetas, chegou-se a um amplo repertório temático, a saber: o tempo de trabalho e as múltiplas atividades de trabalho do professor; precarização das condições de trabalho em universidades; intensificação laboral; saúde e o duplo caráter do trabalho docente. Além disso, confirmou-se o imperativo da resistência coletiva organizada de maneira a se modificar o quadro de precarização do trabalho. Prepondera nas universidades o uso de fortes pressões organizacionais e como consequência produz-se a intensificação do trabalho docente, com destaque para a questão do aumento da produtividade e menor tempo para descanso. Quanto à abordagem metodológica, permitiu que se desenvolvesse as experiências dos trabalhadores tornando-as fortes, ampliando a capacidade de defesa da saúde com desdobramentos práticos para intervenção nos ambientes de trabalho.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal Fluminense. Instituto de Saúde Coletiva. Departamento de Planejamento em Saúde. Niterói, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Ciências da Saúde. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Ciências da Saúde. Escola de Enfermagem Anna Nery. Departamento Médico-Cirúrgico. 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