O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Maria Cristina Ruas de Abreu
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/761
Resumo: The theme of this dissertation is the emergence of a genre of discourse called didactic notebook elaborated by the State University of Montes Claros for distance learning in Undergraduate at the Open University of Brazil (UAB). Our main goal is to show that the didactic notebook is a genre of discourse because it uses grammatical, stylistic and graphical resources for its formative function, according to Bakhtin (2010) in his studies about the genres of discourse. The formulations of Bakhtin on genres as forms of social discourse and relatively stable types of utterances are our main theoretical framework and are inserted in the socio-discursive approach that brings together the positions of Adam (2008), Bronckart (1999), Maingueneau (1997), in addition to the reflections of other approaches that, in the reason of theoretical affiliations, name the genre as discursive / textual. The positions of Bakhtin about language, discourse, text and utterances as inseparable elements of the genre reflect the organization of two didactic notebooks in the disciplines of Portuguese Language: Phonetics and Phonology and the Teaching of Grammar at School produced for the 4th period of the Undergraduate in Portuguese UAB / Unimontes. Indeed, we can say that the didactic notebook demonstrates the educational potential of the genre of discourse in order to answer different sociocommunicative activities.
id CUB_6e17d8aea106025fd47e606430a3089a
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/761
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do BrasilThe emergence of a discourse genre: didactic notebook of the Open University of BrazilGêneros do discursoConstrução composicionalCaderno didáticoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAThe theme of this dissertation is the emergence of a genre of discourse called didactic notebook elaborated by the State University of Montes Claros for distance learning in Undergraduate at the Open University of Brazil (UAB). Our main goal is to show that the didactic notebook is a genre of discourse because it uses grammatical, stylistic and graphical resources for its formative function, according to Bakhtin (2010) in his studies about the genres of discourse. The formulations of Bakhtin on genres as forms of social discourse and relatively stable types of utterances are our main theoretical framework and are inserted in the socio-discursive approach that brings together the positions of Adam (2008), Bronckart (1999), Maingueneau (1997), in addition to the reflections of other approaches that, in the reason of theoretical affiliations, name the genre as discursive / textual. The positions of Bakhtin about language, discourse, text and utterances as inseparable elements of the genre reflect the organization of two didactic notebooks in the disciplines of Portuguese Language: Phonetics and Phonology and the Teaching of Grammar at School produced for the 4th period of the Undergraduate in Portuguese UAB / Unimontes. Indeed, we can say that the didactic notebook demonstrates the educational potential of the genre of discourse in order to answer different sociocommunicative activities.O tema desta dissertação é a formação de um gênero do discurso denominado de caderno didático criado pela Universidade Estadual de Montes Claros para atender ao sistema de oferta de cursos de licenciatura a distância da Universidade Aberta do Brasil. O nosso objetivo central é mostrar que o caderno didático constitui um gênero discursivo por fazer uso de recursos gramaticais, estilísticos e gráficos apropriados a sua função formativa, conforme apresenta Bakhtin (2010) em suas reflexões sobre os gêneros do discurso. Para nós, que atuamos, como revisora de língua portuguesa, no programa, desde o momento de sua implantação, o gênero caderno didático ocupa lugar de destaque nos cursos da UAB/Unimontes, por essa razão, decidimos analisar os princípios que regem sua formação e que determinam sua função social. Para cumprir esse propósito, recorremos às formulações bakhtinianas sobre os gêneros como formas de discurso social e tipos relativamente estáveis de enunciados como nosso principal referencial teórico. Essas formulações se inserem no quadro da abordagem sócio-discursiva que reúne ainda as posições de Adam (2008), Bronckart (1999), Maingueneau (1997), além de repercutir em outras abordagens que, em razão das filiações teóricas, nomeiam o gênero como discursivo/textual. As posições de Bakhtin sobre língua, discurso, texto e enunciado como elementos indissociáveis do gênero refletem a organização dos cadernos didáticos, que formam o nosso corpus de pesquisa, Língua Portuguesa: Fonética e Fonologia e Ensino da Gramática na Escola, ambos produzidos para 4º período do curso de Letras/Português da UAB/Unimontes. Com efeito, podemos afirmar que o gênero discursivo caderno didático demonstra sua potencialidade discursiva pelo seu valor expressivo, pela escolha dos recursos linguísticos adequados a duas funções comunicativas básicas: ser um gênero informativo e formativo.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANPernambuco, Juscelino1656882776659459http://lattes.cnpq.br/1656882776659459Carmelino, Ana Cristina3611805324589054http://lattes.cnpq.br/3611805324589054Figueiredo, Maria Flávia0501927833510978http://lattes.cnpq.br/0501927833510978Maia, Maria Cristina Ruas de Abreu2020-06-09T18:21:44Z2020-06-09T18:21:44Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAIA, Maria Cristina Ruas de Abreu. O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil. Franca, 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2012.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/761porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-06-09T18:22:51Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/761Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-06-09T18:22:51Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil
The emergence of a discourse genre: didactic notebook of the Open University of Brazil
title O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil
spellingShingle O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil
Maia, Maria Cristina Ruas de Abreu
Gêneros do discurso
Construção composicional
Caderno didático
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil
title_full O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil
title_fullStr O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil
title_full_unstemmed O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil
title_sort O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil
author Maia, Maria Cristina Ruas de Abreu
author_facet Maia, Maria Cristina Ruas de Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pernambuco, Juscelino
1656882776659459
http://lattes.cnpq.br/1656882776659459
Carmelino, Ana Cristina
3611805324589054
http://lattes.cnpq.br/3611805324589054
Figueiredo, Maria Flávia
0501927833510978
http://lattes.cnpq.br/0501927833510978
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Maria Cristina Ruas de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros do discurso
Construção composicional
Caderno didático
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Gêneros do discurso
Construção composicional
Caderno didático
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description The theme of this dissertation is the emergence of a genre of discourse called didactic notebook elaborated by the State University of Montes Claros for distance learning in Undergraduate at the Open University of Brazil (UAB). Our main goal is to show that the didactic notebook is a genre of discourse because it uses grammatical, stylistic and graphical resources for its formative function, according to Bakhtin (2010) in his studies about the genres of discourse. The formulations of Bakhtin on genres as forms of social discourse and relatively stable types of utterances are our main theoretical framework and are inserted in the socio-discursive approach that brings together the positions of Adam (2008), Bronckart (1999), Maingueneau (1997), in addition to the reflections of other approaches that, in the reason of theoretical affiliations, name the genre as discursive / textual. The positions of Bakhtin about language, discourse, text and utterances as inseparable elements of the genre reflect the organization of two didactic notebooks in the disciplines of Portuguese Language: Phonetics and Phonology and the Teaching of Grammar at School produced for the 4th period of the Undergraduate in Portuguese UAB / Unimontes. Indeed, we can say that the didactic notebook demonstrates the educational potential of the genre of discourse in order to answer different sociocommunicative activities.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2020-06-09T18:21:44Z
2020-06-09T18:21:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAIA, Maria Cristina Ruas de Abreu. O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil. Franca, 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2012.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/761
identifier_str_mv MAIA, Maria Cristina Ruas de Abreu. O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil. Franca, 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2012.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Linguística
UNIFRAN
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Linguística
UNIFRAN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1794506615900078080