O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/761 |
Resumo: | The theme of this dissertation is the emergence of a genre of discourse called didactic notebook elaborated by the State University of Montes Claros for distance learning in Undergraduate at the Open University of Brazil (UAB). Our main goal is to show that the didactic notebook is a genre of discourse because it uses grammatical, stylistic and graphical resources for its formative function, according to Bakhtin (2010) in his studies about the genres of discourse. The formulations of Bakhtin on genres as forms of social discourse and relatively stable types of utterances are our main theoretical framework and are inserted in the socio-discursive approach that brings together the positions of Adam (2008), Bronckart (1999), Maingueneau (1997), in addition to the reflections of other approaches that, in the reason of theoretical affiliations, name the genre as discursive / textual. The positions of Bakhtin about language, discourse, text and utterances as inseparable elements of the genre reflect the organization of two didactic notebooks in the disciplines of Portuguese Language: Phonetics and Phonology and the Teaching of Grammar at School produced for the 4th period of the Undergraduate in Portuguese UAB / Unimontes. Indeed, we can say that the didactic notebook demonstrates the educational potential of the genre of discourse in order to answer different sociocommunicative activities. |
id |
CUB_6e17d8aea106025fd47e606430a3089a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/761 |
network_acronym_str |
CUB |
network_name_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository_id_str |
|
spelling |
O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do BrasilThe emergence of a discourse genre: didactic notebook of the Open University of BrazilGêneros do discursoConstrução composicionalCaderno didáticoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAThe theme of this dissertation is the emergence of a genre of discourse called didactic notebook elaborated by the State University of Montes Claros for distance learning in Undergraduate at the Open University of Brazil (UAB). Our main goal is to show that the didactic notebook is a genre of discourse because it uses grammatical, stylistic and graphical resources for its formative function, according to Bakhtin (2010) in his studies about the genres of discourse. The formulations of Bakhtin on genres as forms of social discourse and relatively stable types of utterances are our main theoretical framework and are inserted in the socio-discursive approach that brings together the positions of Adam (2008), Bronckart (1999), Maingueneau (1997), in addition to the reflections of other approaches that, in the reason of theoretical affiliations, name the genre as discursive / textual. The positions of Bakhtin about language, discourse, text and utterances as inseparable elements of the genre reflect the organization of two didactic notebooks in the disciplines of Portuguese Language: Phonetics and Phonology and the Teaching of Grammar at School produced for the 4th period of the Undergraduate in Portuguese UAB / Unimontes. Indeed, we can say that the didactic notebook demonstrates the educational potential of the genre of discourse in order to answer different sociocommunicative activities.O tema desta dissertação é a formação de um gênero do discurso denominado de caderno didático criado pela Universidade Estadual de Montes Claros para atender ao sistema de oferta de cursos de licenciatura a distância da Universidade Aberta do Brasil. O nosso objetivo central é mostrar que o caderno didático constitui um gênero discursivo por fazer uso de recursos gramaticais, estilísticos e gráficos apropriados a sua função formativa, conforme apresenta Bakhtin (2010) em suas reflexões sobre os gêneros do discurso. Para nós, que atuamos, como revisora de língua portuguesa, no programa, desde o momento de sua implantação, o gênero caderno didático ocupa lugar de destaque nos cursos da UAB/Unimontes, por essa razão, decidimos analisar os princípios que regem sua formação e que determinam sua função social. Para cumprir esse propósito, recorremos às formulações bakhtinianas sobre os gêneros como formas de discurso social e tipos relativamente estáveis de enunciados como nosso principal referencial teórico. Essas formulações se inserem no quadro da abordagem sócio-discursiva que reúne ainda as posições de Adam (2008), Bronckart (1999), Maingueneau (1997), além de repercutir em outras abordagens que, em razão das filiações teóricas, nomeiam o gênero como discursivo/textual. As posições de Bakhtin sobre língua, discurso, texto e enunciado como elementos indissociáveis do gênero refletem a organização dos cadernos didáticos, que formam o nosso corpus de pesquisa, Língua Portuguesa: Fonética e Fonologia e Ensino da Gramática na Escola, ambos produzidos para 4º período do curso de Letras/Português da UAB/Unimontes. Com efeito, podemos afirmar que o gênero discursivo caderno didático demonstra sua potencialidade discursiva pelo seu valor expressivo, pela escolha dos recursos linguísticos adequados a duas funções comunicativas básicas: ser um gênero informativo e formativo.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANPernambuco, Juscelino1656882776659459http://lattes.cnpq.br/1656882776659459Carmelino, Ana Cristina3611805324589054http://lattes.cnpq.br/3611805324589054Figueiredo, Maria Flávia0501927833510978http://lattes.cnpq.br/0501927833510978Maia, Maria Cristina Ruas de Abreu2020-06-09T18:21:44Z2020-06-09T18:21:44Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAIA, Maria Cristina Ruas de Abreu. O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil. Franca, 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2012.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/761porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-06-09T18:22:51Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/761Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-06-09T18:22:51Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil The emergence of a discourse genre: didactic notebook of the Open University of Brazil |
title |
O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil |
spellingShingle |
O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil Maia, Maria Cristina Ruas de Abreu Gêneros do discurso Construção composicional Caderno didático CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil |
title_full |
O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil |
title_fullStr |
O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil |
title_full_unstemmed |
O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil |
title_sort |
O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil |
author |
Maia, Maria Cristina Ruas de Abreu |
author_facet |
Maia, Maria Cristina Ruas de Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pernambuco, Juscelino 1656882776659459 http://lattes.cnpq.br/1656882776659459 Carmelino, Ana Cristina 3611805324589054 http://lattes.cnpq.br/3611805324589054 Figueiredo, Maria Flávia 0501927833510978 http://lattes.cnpq.br/0501927833510978 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Maria Cristina Ruas de Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros do discurso Construção composicional Caderno didático CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
Gêneros do discurso Construção composicional Caderno didático CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
The theme of this dissertation is the emergence of a genre of discourse called didactic notebook elaborated by the State University of Montes Claros for distance learning in Undergraduate at the Open University of Brazil (UAB). Our main goal is to show that the didactic notebook is a genre of discourse because it uses grammatical, stylistic and graphical resources for its formative function, according to Bakhtin (2010) in his studies about the genres of discourse. The formulations of Bakhtin on genres as forms of social discourse and relatively stable types of utterances are our main theoretical framework and are inserted in the socio-discursive approach that brings together the positions of Adam (2008), Bronckart (1999), Maingueneau (1997), in addition to the reflections of other approaches that, in the reason of theoretical affiliations, name the genre as discursive / textual. The positions of Bakhtin about language, discourse, text and utterances as inseparable elements of the genre reflect the organization of two didactic notebooks in the disciplines of Portuguese Language: Phonetics and Phonology and the Teaching of Grammar at School produced for the 4th period of the Undergraduate in Portuguese UAB / Unimontes. Indeed, we can say that the didactic notebook demonstrates the educational potential of the genre of discourse in order to answer different sociocommunicative activities. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2020-06-09T18:21:44Z 2020-06-09T18:21:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MAIA, Maria Cristina Ruas de Abreu. O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil. Franca, 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2012. https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/761 |
identifier_str_mv |
MAIA, Maria Cristina Ruas de Abreu. O surgimento de um gênero do discurso: caderno didático da Universidade Aberta do Brasil. Franca, 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2012. |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca Brasil Pós-Graduação Programa de Mestrado em Linguística UNIFRAN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca Brasil Pós-Graduação Programa de Mestrado em Linguística UNIFRAN |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB) instacron:CUB |
instname_str |
Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
instacron_str |
CUB |
institution |
CUB |
reponame_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
collection |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibli@brazcubas.edu.br |
_version_ |
1794506615900078080 |