Avaliação das nanopartículas no desempenho de materiais energéticos
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Journal of Aerospace Technology and Management (Online) |
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Resumo: | Resumo: A adição de partículas metálicas nanométricas em sistemas de propulsão, tais como propelentes sólido, líquido, híbrido e de motores aspirados, "ramjet", tem sido recentemente mais pesquisada. Significante aumento na velocidade de queima e no impulso específico são algumas das vantagens do uso de nanopartículas de materiais energéticos em diferentes tipos de sistemas de propulsão. O alumínio tem sido largamente empregado como aditivo metálico em materiais energéticos, e recentemente em um novo sistema de propulsão (aluminum/ice propulsion, Alice). Estudos mostram que a vantagem do uso de nanopartículas de alumínio em substituição das partículas micrométricas facilita a ignição de sistemas e permite melhor incorporação dos componentes nas formulações, melhorando sua homogeneidade. Alguns dos processos de combustão que requerem altas pressões e temperaturas podem ocorrer em condições moderadas devido ao aumento da área superficial dos reagentes, nesse caso, de aditivo metálico. |
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Avaliação das nanopartículas no desempenho de materiais energéticosNanoparticulasAlumínioMateriais energéticosResumo: A adição de partículas metálicas nanométricas em sistemas de propulsão, tais como propelentes sólido, líquido, híbrido e de motores aspirados, "ramjet", tem sido recentemente mais pesquisada. Significante aumento na velocidade de queima e no impulso específico são algumas das vantagens do uso de nanopartículas de materiais energéticos em diferentes tipos de sistemas de propulsão. O alumínio tem sido largamente empregado como aditivo metálico em materiais energéticos, e recentemente em um novo sistema de propulsão (aluminum/ice propulsion, Alice). Estudos mostram que a vantagem do uso de nanopartículas de alumínio em substituição das partículas micrométricas facilita a ignição de sistemas e permite melhor incorporação dos componentes nas formulações, melhorando sua homogeneidade. Alguns dos processos de combustão que requerem altas pressões e temperaturas podem ocorrer em condições moderadas devido ao aumento da área superficial dos reagentes, nesse caso, de aditivo metálico.Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-91462010000100047Journal of Aerospace Technology and Management v.2 n.1 2010reponame:Journal of Aerospace Technology and Management (Online)instname:Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)instacron:DCTA10.5028/jatm.2010.02014752info:eu-repo/semantics/openAccessRocco,José Atílio Fritz FidelGonçalves,Rene Francisco BoschiIha,KoshunSilva,Gilson dapor2017-05-29T00:00:00Zoai:scielo:S2175-91462010000100047Revistahttp://www.jatm.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||secretary@jatm.com.br2175-91461984-9648opendoar:2017-05-29T00:00Journal of Aerospace Technology and Management (Online) - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)false |
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