A utilização de diferentes configurações de molas "T" para a obtenção de sistemas de forças otimizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiesen,Guilherme
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Rego,Marcus Vinicius Neiva Nunes do, Menezes,Luciane Macedo de, Shimizu,Roberto Hideo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192006000500007
Resumo: OBJETIVO: determinar as características mecânicas de molas "T" e "T" com helicóides, quando da incorporação de variações na liga metálica (aço inoxidável e beta-titânio), na intensidade de dobras de pré-ativação (0º e 40º/180º) e na secção transversal do fio utilizado para a construção destas molas (0,017" x 0,025" e 0,019" x 0,025"). METODOLOGIA: foram submetidas ao ensaio mecânico 80 molas para fechamento de espaços, sendo estas centralizadas em um espaço de 21mm. As magnitudes de força horizontal, proporção momento/força e relação carga/deflexão produzidas pelos corpos de prova foram quantificadas utilizando-se um transdutor de momentos acoplado ao módulo indicador digital para extensiometria e adaptado a uma máquina universal de ensaios Instron. As molas foram submetidas a uma ativação total de 5mm, sendo registrados os valores a cada 1mm de ativação. No tratamento estatístico dos dados obtidos, foi realizada a análise de variância, sendo esta complementada pelo teste de comparações múltiplas de Tukey, considerando o nível de significância de 5%. RESULTADOS E CONCLUSÕES: os resultados demonstraram que, de maneira geral, as molas "T" com helicóides produziram menores magnitudes de força horizontal e relação carga/deflexão do que as molas "T". Na presença de pré-ativação, as molas produziram altas proporções momento/força, enquanto, na ausência de dobras de pré-ativação, as mesmas geraram baixas proporções momento/força. Dentre todas as variáveis analisadas, aquela que apresentou uma maior influência na força horizontal e na relação carga/deflexão produzidas pelas molas foi a liga metálica. Já a proporção momento/força mostrou ser influenciada em maior grau pela pré-ativação das molas de fechamento.
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