A participação das crianças nas pesquisas: nuances a partir da etnografia e na investigação participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Natália
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marchi,Rita de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100600
Resumo: RESUMO As conquistas realizadas nas últimas duas décadas sobre a possibilidade de considerar as crianças como sujeitos de pesquisa foram muito significativas e, desse modo, têm-se multiplicado publicações que anunciam a participação da criança no desenvolvimento de investigações. No entanto, o conceito de participação tem sido invocado para dar conta de práticas de pesquisa nas quais, muitas vezes, não está assegurado sequer um nível básico em tomar as vozes das crianças em consideração. Neste texto propomos argumentar pela mobilização crítica desse conceito com base em dois métodos de pesquisa: a etnografia e a investigação participativa. Discutiremos semelhanças e diferenças entre esses métodos, argumentando e interrogando as formas e os significados que a participação das crianças assume em cada um, tendo em conta aspectos epistemológicos e políticos que lhes são inerentes e as implicações que têm na forma como o conceito de participação é mobilizado nos processos de pesquisa.
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