Ideologia em problemas matemáticos nos livros didáticos soviéticos da pré-revolução até 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Circe Mary Silva da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dynnikov,Vladimir Ivanovitch
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100011
Resumo: A análise dos enunciados de problemas matemáticos em livros soviéticos buscou verificar se houve mudança na ideologia explicitada nos textos antes e após a Revolução de 1917. A análise categorial foi a metodologia de pesquisa para o exame dos problemas em relação ao tema predominante do estudo. Concluímos que antes da revolução a ideologia estava relacionada com o poder da Monarquia russa e da Igreja. A ideologia mudou seu foco e após a revolução os autores de livros didáticos seguiram as diretrizes do Comitê do Partido Soviético. Estas definiam as orientações que deveriam conduzir os jovens russos do primeiro ano escolar até o ensino médio. A ideologia nos enunciados dos livros de matemática de maneira aberta e direta objetivava realçar as realizações na área da tecnologia nacional, progressos na produção agrícola, vantagens do trabalho coletivo, grandes obras nas cidades e modernos meios de transporte.
id EAA-1_5279a35f121aad74665732b13a71ed30
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782014000100011
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Ideologia em problemas matemáticos nos livros didáticos soviéticos da pré-revolução até 1960ensino da matemáticaideologialivros didáticosRússiaA análise dos enunciados de problemas matemáticos em livros soviéticos buscou verificar se houve mudança na ideologia explicitada nos textos antes e após a Revolução de 1917. A análise categorial foi a metodologia de pesquisa para o exame dos problemas em relação ao tema predominante do estudo. Concluímos que antes da revolução a ideologia estava relacionada com o poder da Monarquia russa e da Igreja. A ideologia mudou seu foco e após a revolução os autores de livros didáticos seguiram as diretrizes do Comitê do Partido Soviético. Estas definiam as orientações que deveriam conduzir os jovens russos do primeiro ano escolar até o ensino médio. A ideologia nos enunciados dos livros de matemática de maneira aberta e direta objetivava realçar as realizações na área da tecnologia nacional, progressos na produção agrícola, vantagens do trabalho coletivo, grandes obras nas cidades e modernos meios de transporte.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100011Revista Brasileira de Educação v.19 n.56 2014reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782014000100011info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Circe Mary Silva daDynnikov,Vladimir Ivanovitchpor2014-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782014000100011Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-05-26T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Ideologia em problemas matemáticos nos livros didáticos soviéticos da pré-revolução até 1960
title Ideologia em problemas matemáticos nos livros didáticos soviéticos da pré-revolução até 1960
spellingShingle Ideologia em problemas matemáticos nos livros didáticos soviéticos da pré-revolução até 1960
Silva,Circe Mary Silva da
ensino da matemática
ideologia
livros didáticos
Rússia
title_short Ideologia em problemas matemáticos nos livros didáticos soviéticos da pré-revolução até 1960
title_full Ideologia em problemas matemáticos nos livros didáticos soviéticos da pré-revolução até 1960
title_fullStr Ideologia em problemas matemáticos nos livros didáticos soviéticos da pré-revolução até 1960
title_full_unstemmed Ideologia em problemas matemáticos nos livros didáticos soviéticos da pré-revolução até 1960
title_sort Ideologia em problemas matemáticos nos livros didáticos soviéticos da pré-revolução até 1960
author Silva,Circe Mary Silva da
author_facet Silva,Circe Mary Silva da
Dynnikov,Vladimir Ivanovitch
author_role author
author2 Dynnikov,Vladimir Ivanovitch
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Circe Mary Silva da
Dynnikov,Vladimir Ivanovitch
dc.subject.por.fl_str_mv ensino da matemática
ideologia
livros didáticos
Rússia
topic ensino da matemática
ideologia
livros didáticos
Rússia
description A análise dos enunciados de problemas matemáticos em livros soviéticos buscou verificar se houve mudança na ideologia explicitada nos textos antes e após a Revolução de 1917. A análise categorial foi a metodologia de pesquisa para o exame dos problemas em relação ao tema predominante do estudo. Concluímos que antes da revolução a ideologia estava relacionada com o poder da Monarquia russa e da Igreja. A ideologia mudou seu foco e após a revolução os autores de livros didáticos seguiram as diretrizes do Comitê do Partido Soviético. Estas definiam as orientações que deveriam conduzir os jovens russos do primeiro ano escolar até o ensino médio. A ideologia nos enunciados dos livros de matemática de maneira aberta e direta objetivava realçar as realizações na área da tecnologia nacional, progressos na produção agrícola, vantagens do trabalho coletivo, grandes obras nas cidades e modernos meios de transporte.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782014000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.19 n.56 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491299627008