A formação didática é essencial para o docente? Estratégias aplicadas por docentes de administração em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceni,Jéssica Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bezerra-de-Souza,Indira Gandhi, Fernandes,Jane Mendes Ferreira, Seefeld,Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100227
Resumo: RESUMO O objetivo desta pesquisa consiste em compreender o papel da formação docente na área de administração e as estratégias utilizadas para melhor atuação em sala de aula. Trata-se de um estudo qualitativo, baseado em entrevistas semiestruturadas com professores da área. A análise dos dados foi a de conteúdo, conforme o método proposto por Gioia, Corley e Hamilton. Pela análise, observa-se que a formação na pós-graduação é comumente descolada da atuação profissional, haja vista que existe demasiado foco na pesquisa em detrimento da formação enquanto docente; por outro lado, quando há uma disciplina de formação docente, os professores compreendem melhor seu papel no processo de ensino aprendizagem. Assim, entre as principais contribuições deste estudo, destacam-se: que a formação docente desenvolve habilidades significativas para a atuação dos professores em sala de aula, tornando-os mais confiantes na prática docente; que a combinação da formação docente com as aprendizagens vivenciadas na prática permite que o professor tenha melhor desenvoltura em sala de aula; e que a aprendizagem com os pares foi a estratégia mais utilizada para resolver as questões em sala de aula.
id EAA-1_7910bc2dac119ec7414ca4604126f536
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782022000100227
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A formação didática é essencial para o docente? Estratégias aplicadas por docentes de administração em sala de aulaformação docenteprática docenteestratégias e sala de aulaadministraçãoRESUMO O objetivo desta pesquisa consiste em compreender o papel da formação docente na área de administração e as estratégias utilizadas para melhor atuação em sala de aula. Trata-se de um estudo qualitativo, baseado em entrevistas semiestruturadas com professores da área. A análise dos dados foi a de conteúdo, conforme o método proposto por Gioia, Corley e Hamilton. Pela análise, observa-se que a formação na pós-graduação é comumente descolada da atuação profissional, haja vista que existe demasiado foco na pesquisa em detrimento da formação enquanto docente; por outro lado, quando há uma disciplina de formação docente, os professores compreendem melhor seu papel no processo de ensino aprendizagem. Assim, entre as principais contribuições deste estudo, destacam-se: que a formação docente desenvolve habilidades significativas para a atuação dos professores em sala de aula, tornando-os mais confiantes na prática docente; que a combinação da formação docente com as aprendizagens vivenciadas na prática permite que o professor tenha melhor desenvoltura em sala de aula; e que a aprendizagem com os pares foi a estratégia mais utilizada para resolver as questões em sala de aula.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100227Revista Brasileira de Educação v.27 2022reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782022270037info:eu-repo/semantics/openAccessCeni,Jéssica CristinaBezerra-de-Souza,Indira GandhiFernandes,Jane Mendes FerreiraSeefeld,Rodrigopor2022-06-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782022000100227Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-06-21T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação didática é essencial para o docente? Estratégias aplicadas por docentes de administração em sala de aula
title A formação didática é essencial para o docente? Estratégias aplicadas por docentes de administração em sala de aula
spellingShingle A formação didática é essencial para o docente? Estratégias aplicadas por docentes de administração em sala de aula
Ceni,Jéssica Cristina
formação docente
prática docente
estratégias e sala de aula
administração
title_short A formação didática é essencial para o docente? Estratégias aplicadas por docentes de administração em sala de aula
title_full A formação didática é essencial para o docente? Estratégias aplicadas por docentes de administração em sala de aula
title_fullStr A formação didática é essencial para o docente? Estratégias aplicadas por docentes de administração em sala de aula
title_full_unstemmed A formação didática é essencial para o docente? Estratégias aplicadas por docentes de administração em sala de aula
title_sort A formação didática é essencial para o docente? Estratégias aplicadas por docentes de administração em sala de aula
author Ceni,Jéssica Cristina
author_facet Ceni,Jéssica Cristina
Bezerra-de-Souza,Indira Gandhi
Fernandes,Jane Mendes Ferreira
Seefeld,Rodrigo
author_role author
author2 Bezerra-de-Souza,Indira Gandhi
Fernandes,Jane Mendes Ferreira
Seefeld,Rodrigo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceni,Jéssica Cristina
Bezerra-de-Souza,Indira Gandhi
Fernandes,Jane Mendes Ferreira
Seefeld,Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
prática docente
estratégias e sala de aula
administração
topic formação docente
prática docente
estratégias e sala de aula
administração
description RESUMO O objetivo desta pesquisa consiste em compreender o papel da formação docente na área de administração e as estratégias utilizadas para melhor atuação em sala de aula. Trata-se de um estudo qualitativo, baseado em entrevistas semiestruturadas com professores da área. A análise dos dados foi a de conteúdo, conforme o método proposto por Gioia, Corley e Hamilton. Pela análise, observa-se que a formação na pós-graduação é comumente descolada da atuação profissional, haja vista que existe demasiado foco na pesquisa em detrimento da formação enquanto docente; por outro lado, quando há uma disciplina de formação docente, os professores compreendem melhor seu papel no processo de ensino aprendizagem. Assim, entre as principais contribuições deste estudo, destacam-se: que a formação docente desenvolve habilidades significativas para a atuação dos professores em sala de aula, tornando-os mais confiantes na prática docente; que a combinação da formação docente com as aprendizagens vivenciadas na prática permite que o professor tenha melhor desenvoltura em sala de aula; e que a aprendizagem com os pares foi a estratégia mais utilizada para resolver as questões em sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100227
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782022270037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.27 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493435576320