O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira,Plínio Cavalcanti
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: David,Maria Manuela Martins Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000100005
Resumo: Desenvolve uma análise do processo de formação matemática na licenciatura, confrontando o conhecimento matemático veiculado nesse processo com algumas das questões que se colocam para o professor na sua prática docente na escola básica. O estudo focaliza os números naturais e toma como referência o curso diurno de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As fontes utilizadas são livros didáticos escolares e universitários, documentos curriculares referentes ao curso de licenciatura da UFMG e, de modo especial, a literatura de pesquisa no campo da educação matemática. O estudo, ao mesmo tempo em que descreve uma parte dos conhecimentos matemáticos envolvidos nas questões da prática profissional docente na escola básica, explicita formas concretas com que se expressa a dicotomia formação/prática - reiteradamente apontada nos estudos sobre as licenciaturas, mas quase sempre num plano genérico e, muitas vezes, superficial.
id EAA-1_803e2da8fa1cbe6829883dd91d9b1765
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782005000100005
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básicaeducação matemáticaformação de professoresconhecimento matemáticonúmeros naturaislicenciaturaprática docenteDesenvolve uma análise do processo de formação matemática na licenciatura, confrontando o conhecimento matemático veiculado nesse processo com algumas das questões que se colocam para o professor na sua prática docente na escola básica. O estudo focaliza os números naturais e toma como referência o curso diurno de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As fontes utilizadas são livros didáticos escolares e universitários, documentos curriculares referentes ao curso de licenciatura da UFMG e, de modo especial, a literatura de pesquisa no campo da educação matemática. O estudo, ao mesmo tempo em que descreve uma parte dos conhecimentos matemáticos envolvidos nas questões da prática profissional docente na escola básica, explicita formas concretas com que se expressa a dicotomia formação/prática - reiteradamente apontada nos estudos sobre as licenciaturas, mas quase sempre num plano genérico e, muitas vezes, superficial.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000100005Revista Brasileira de Educação n.28 2005reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782005000100005info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Plínio CavalcantiDavid,Maria Manuela Martins Soarespor2005-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782005000100005Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2005-10-10T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica
title O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica
spellingShingle O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica
Moreira,Plínio Cavalcanti
educação matemática
formação de professores
conhecimento matemático
números naturais
licenciatura
prática docente
title_short O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica
title_full O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica
title_fullStr O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica
title_full_unstemmed O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica
title_sort O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica
author Moreira,Plínio Cavalcanti
author_facet Moreira,Plínio Cavalcanti
David,Maria Manuela Martins Soares
author_role author
author2 David,Maria Manuela Martins Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira,Plínio Cavalcanti
David,Maria Manuela Martins Soares
dc.subject.por.fl_str_mv educação matemática
formação de professores
conhecimento matemático
números naturais
licenciatura
prática docente
topic educação matemática
formação de professores
conhecimento matemático
números naturais
licenciatura
prática docente
description Desenvolve uma análise do processo de formação matemática na licenciatura, confrontando o conhecimento matemático veiculado nesse processo com algumas das questões que se colocam para o professor na sua prática docente na escola básica. O estudo focaliza os números naturais e toma como referência o curso diurno de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As fontes utilizadas são livros didáticos escolares e universitários, documentos curriculares referentes ao curso de licenciatura da UFMG e, de modo especial, a literatura de pesquisa no campo da educação matemática. O estudo, ao mesmo tempo em que descreve uma parte dos conhecimentos matemáticos envolvidos nas questões da prática profissional docente na escola básica, explicita formas concretas com que se expressa a dicotomia formação/prática - reiteradamente apontada nos estudos sobre as licenciaturas, mas quase sempre num plano genérico e, muitas vezes, superficial.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782005000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.28 2005
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490107396096