Desigualdade de oportunidades educacionais na rede pública municipal do Rio de Janeiro: transição entre os segmentos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruel,Ana Lorena
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bartholo,Tiago Lisboa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200004
Resumo: O estudo analisa os procedimentos de transferência de alunos entre o primeiro e o segundo segmento do ensino fundamental, em escolas públicas comuns da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro. Objetiva identificar fatores que condicionam a chance de acesso a escolas que obtiveram bons resultados em avaliações nacionais. Focaliza escolas de dois bairros vizinhos da zona norte da cidade, com grande diversificação entre os estabelecimentos no que diz respeito aos resultados e ao nível socioeconômico da população atendida. O estudo foi desenvolvido com base a partir da análise das trajetórias escolares dos alunos desses estabelecimentos entre 2008 e 2009. Os resultados indicam que a transferência de alunos no período de transição analisado não é aleatória e cria um cenário de homogeneização das escolas investigadas. Os dados sugerem a definição precoce das trajetórias escolares desses alunos nos anos iniciais do ensino fundamental.
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