Espaços educativos e produção das subjetividades gays, travestis e transexuais
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Download full: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300723 |
Summary: | RESUMOO artigo tem como objetivo conhecer e compreender como as instâncias sociais - a família, a instituição religiosa, o movimento homossexual (Associação LGBT) e as instituições médicas e psicológicas -, por meio de suas estratégias de governamento, interpelam os sujeitos, produzindo suas subjetividades. Entendemos tais instâncias como espaços educativos, pois nos ensinam modos de ser e estar no mundo. Nesse sentido, analisamos enunciações de alguns sujeitos gays, travestis e transexuais, produzidas por meio de metodologias da história oral temática e da observação participante. Assim, concluímos que a família prima pela coerência entre sexo, gênero, prática sexual e desejo; as instituições médicas e psicológicas buscam diagnosticar e normalizar as atitudes dos sujeitos "desviantes"; as instituições religiosas buscam "condenar" as práticas transgressoras; e o movimento homossexual conduz as práticas dos sujeitos ao instituir as posturas adequadas e coerentes com a política do movimento. |
id |
EAA-1_9b8ab3a09a3cd3e391853ea0fdcba0a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782015000300723 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Espaços educativos e produção das subjetividades gays, travestis e transexuaissujeitogovernamentoheteronormatividadeRESUMOO artigo tem como objetivo conhecer e compreender como as instâncias sociais - a família, a instituição religiosa, o movimento homossexual (Associação LGBT) e as instituições médicas e psicológicas -, por meio de suas estratégias de governamento, interpelam os sujeitos, produzindo suas subjetividades. Entendemos tais instâncias como espaços educativos, pois nos ensinam modos de ser e estar no mundo. Nesse sentido, analisamos enunciações de alguns sujeitos gays, travestis e transexuais, produzidas por meio de metodologias da história oral temática e da observação participante. Assim, concluímos que a família prima pela coerência entre sexo, gênero, prática sexual e desejo; as instituições médicas e psicológicas buscam diagnosticar e normalizar as atitudes dos sujeitos "desviantes"; as instituições religiosas buscam "condenar" as práticas transgressoras; e o movimento homossexual conduz as práticas dos sujeitos ao instituir as posturas adequadas e coerentes com a política do movimento.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300723Revista Brasileira de Educação v.20 n.62 2015reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782015206209info:eu-repo/semantics/openAccessLONGARAY,DEISE AZEVEDORIBEIRO,PAULA REGINA COSTApor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782015000300723Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2015-10-09T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaços educativos e produção das subjetividades gays, travestis e transexuais |
title |
Espaços educativos e produção das subjetividades gays, travestis e transexuais |
spellingShingle |
Espaços educativos e produção das subjetividades gays, travestis e transexuais LONGARAY,DEISE AZEVEDO sujeito governamento heteronormatividade |
title_short |
Espaços educativos e produção das subjetividades gays, travestis e transexuais |
title_full |
Espaços educativos e produção das subjetividades gays, travestis e transexuais |
title_fullStr |
Espaços educativos e produção das subjetividades gays, travestis e transexuais |
title_full_unstemmed |
Espaços educativos e produção das subjetividades gays, travestis e transexuais |
title_sort |
Espaços educativos e produção das subjetividades gays, travestis e transexuais |
author |
LONGARAY,DEISE AZEVEDO |
author_facet |
LONGARAY,DEISE AZEVEDO RIBEIRO,PAULA REGINA COSTA |
author_role |
author |
author2 |
RIBEIRO,PAULA REGINA COSTA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LONGARAY,DEISE AZEVEDO RIBEIRO,PAULA REGINA COSTA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sujeito governamento heteronormatividade |
topic |
sujeito governamento heteronormatividade |
description |
RESUMOO artigo tem como objetivo conhecer e compreender como as instâncias sociais - a família, a instituição religiosa, o movimento homossexual (Associação LGBT) e as instituições médicas e psicológicas -, por meio de suas estratégias de governamento, interpelam os sujeitos, produzindo suas subjetividades. Entendemos tais instâncias como espaços educativos, pois nos ensinam modos de ser e estar no mundo. Nesse sentido, analisamos enunciações de alguns sujeitos gays, travestis e transexuais, produzidas por meio de metodologias da história oral temática e da observação participante. Assim, concluímos que a família prima pela coerência entre sexo, gênero, prática sexual e desejo; as instituições médicas e psicológicas buscam diagnosticar e normalizar as atitudes dos sujeitos "desviantes"; as instituições religiosas buscam "condenar" as práticas transgressoras; e o movimento homossexual conduz as práticas dos sujeitos ao instituir as posturas adequadas e coerentes com a política do movimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300723 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782015206209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.20 n.62 2015 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491635171328 |