O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo,Thaís de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100228
Resumo: RESUMO Este artigo apresenta análises e alguns dos resultados de pesquisa sobre as contribuições do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) para a educação. Os temas discutidos estão relacionados aos caminhos para a construção de conhecimentos sobre a história da educação no Brasil trilhados pelo instituto; à circulação institucional de alguns sócios, que também compunham os quadros funcionais de outras instituições educacionais e de ensino; e aos trabalhos para a criação de cursos e da Academia de Altos Estudos. Nesses termos, propomos considerar o IHGB como um lugar de poder presente e atuante nos conflitos políticos pertencentes ao campo educacional e como instituição produtora de políticas e projetos educacionais nas primeiras décadas do século XX. Como fonte para essas análises e argumentações, foram utilizadas publicações e atas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, bem como documentos de arquivos das instituições relacionadas e periódicos existentes ao longo do período do recorte estudado.
id EAA-1_b487049a6a7a8c182a414ee228fbece0
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782019000100228
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922)Instituto Histórico e Geográfico Brasileirohistória da educação no Brasilprojetos educacionaisRESUMO Este artigo apresenta análises e alguns dos resultados de pesquisa sobre as contribuições do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) para a educação. Os temas discutidos estão relacionados aos caminhos para a construção de conhecimentos sobre a história da educação no Brasil trilhados pelo instituto; à circulação institucional de alguns sócios, que também compunham os quadros funcionais de outras instituições educacionais e de ensino; e aos trabalhos para a criação de cursos e da Academia de Altos Estudos. Nesses termos, propomos considerar o IHGB como um lugar de poder presente e atuante nos conflitos políticos pertencentes ao campo educacional e como instituição produtora de políticas e projetos educacionais nas primeiras décadas do século XX. Como fonte para essas análises e argumentações, foram utilizadas publicações e atas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, bem como documentos de arquivos das instituições relacionadas e periódicos existentes ao longo do período do recorte estudado.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100228Revista Brasileira de Educação v.24 2019reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782019240030info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,Thaís depor2019-08-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782019000100228Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-08-06T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922)
title O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922)
spellingShingle O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922)
Melo,Thaís de
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
história da educação no Brasil
projetos educacionais
title_short O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922)
title_full O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922)
title_fullStr O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922)
title_full_unstemmed O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922)
title_sort O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922)
author Melo,Thaís de
author_facet Melo,Thaís de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo,Thaís de
dc.subject.por.fl_str_mv Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
história da educação no Brasil
projetos educacionais
topic Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
história da educação no Brasil
projetos educacionais
description RESUMO Este artigo apresenta análises e alguns dos resultados de pesquisa sobre as contribuições do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) para a educação. Os temas discutidos estão relacionados aos caminhos para a construção de conhecimentos sobre a história da educação no Brasil trilhados pelo instituto; à circulação institucional de alguns sócios, que também compunham os quadros funcionais de outras instituições educacionais e de ensino; e aos trabalhos para a criação de cursos e da Academia de Altos Estudos. Nesses termos, propomos considerar o IHGB como um lugar de poder presente e atuante nos conflitos políticos pertencentes ao campo educacional e como instituição produtora de políticas e projetos educacionais nas primeiras décadas do século XX. Como fonte para essas análises e argumentações, foram utilizadas publicações e atas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, bem como documentos de arquivos das instituições relacionadas e periódicos existentes ao longo do período do recorte estudado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100228
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782019240030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.24 2019
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492776022016