Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA,NEIL FRANCO PEREIRA DE
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: AMÂNCIO,MÁRCIA HELENA, SANTOS,SÉRGIO PEREIRA DOS, SALES,LEYDIANE VITÓRIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100226
Resumo: RESUMO Nosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação.
id EAA-1_c3cfe08ede3edc0fc5be10e9cb931ca3
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782018000100226
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)estado da arteraçaetniaeducaçãoRevista Brasileira de EducaçãoRESUMO Nosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100226Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230033info:eu-repo/semantics/openAccessALMEIDA,NEIL FRANCO PEREIRA DEAMÂNCIO,MÁRCIA HELENASANTOS,SÉRGIO PEREIRA DOSSALES,LEYDIANE VITÓRIApor2018-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100226Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2018-06-08T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
title Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
spellingShingle Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
ALMEIDA,NEIL FRANCO PEREIRA DE
estado da arte
raça
etnia
educação
Revista Brasileira de Educação
title_short Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
title_full Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
title_fullStr Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
title_full_unstemmed Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
title_sort Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
author ALMEIDA,NEIL FRANCO PEREIRA DE
author_facet ALMEIDA,NEIL FRANCO PEREIRA DE
AMÂNCIO,MÁRCIA HELENA
SANTOS,SÉRGIO PEREIRA DOS
SALES,LEYDIANE VITÓRIA
author_role author
author2 AMÂNCIO,MÁRCIA HELENA
SANTOS,SÉRGIO PEREIRA DOS
SALES,LEYDIANE VITÓRIA
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA,NEIL FRANCO PEREIRA DE
AMÂNCIO,MÁRCIA HELENA
SANTOS,SÉRGIO PEREIRA DOS
SALES,LEYDIANE VITÓRIA
dc.subject.por.fl_str_mv estado da arte
raça
etnia
educação
Revista Brasileira de Educação
topic estado da arte
raça
etnia
educação
Revista Brasileira de Educação
description RESUMO Nosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100226
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782018230033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.23 2018
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492394340352