Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares

Bibliographic Details
Main Author: Zago,Nadir
Publication Date: 2006
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira de Educação (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200003
Summary: O presente artigo trata da problemática das desigualdades educacionais, com longa tradição na sociologia da educação, e sobre a presença de estudantes de origem popular no ensino superior. O eixo central da análise contempla as desigualdades de acesso e de permanência no ensino superior. Os resultados apresentados estão apoiados em uma pesquisa, com duas fontes principais de informação: de natureza quantitativa, apoiada nas estatísticas dos candidatos inscritos no exame de acesso à universidade; em dados mais aprofundados, obtidos em entrevistas com 27 estudantes. A discussão do trabalho permite mostrar as contradições entre uma maior demanda da população pela elevação do nível escolar e as políticas de acesso e de permanência no sistema de ensino superior brasileiro.
id EAA-1_fb5aec0878cca80287e0d6c819bbe4dc
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782006000200003
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas popularesensino superiordesigualdades sociais e educacionaisO presente artigo trata da problemática das desigualdades educacionais, com longa tradição na sociologia da educação, e sobre a presença de estudantes de origem popular no ensino superior. O eixo central da análise contempla as desigualdades de acesso e de permanência no ensino superior. Os resultados apresentados estão apoiados em uma pesquisa, com duas fontes principais de informação: de natureza quantitativa, apoiada nas estatísticas dos candidatos inscritos no exame de acesso à universidade; em dados mais aprofundados, obtidos em entrevistas com 27 estudantes. A discussão do trabalho permite mostrar as contradições entre uma maior demanda da população pela elevação do nível escolar e as políticas de acesso e de permanência no sistema de ensino superior brasileiro.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200003Revista Brasileira de Educação v.11 n.32 2006reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782006000200003info:eu-repo/semantics/openAccessZago,Nadirpor2006-09-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782006000200003Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-09-04T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares
title Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares
spellingShingle Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares
Zago,Nadir
ensino superior
desigualdades sociais e educacionais
title_short Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares
title_full Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares
title_fullStr Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares
title_full_unstemmed Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares
title_sort Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares
author Zago,Nadir
author_facet Zago,Nadir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zago,Nadir
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
desigualdades sociais e educacionais
topic ensino superior
desigualdades sociais e educacionais
description O presente artigo trata da problemática das desigualdades educacionais, com longa tradição na sociologia da educação, e sobre a presença de estudantes de origem popular no ensino superior. O eixo central da análise contempla as desigualdades de acesso e de permanência no ensino superior. Os resultados apresentados estão apoiados em uma pesquisa, com duas fontes principais de informação: de natureza quantitativa, apoiada nas estatísticas dos candidatos inscritos no exame de acesso à universidade; em dados mais aprofundados, obtidos em entrevistas com 27 estudantes. A discussão do trabalho permite mostrar as contradições entre uma maior demanda da população pela elevação do nível escolar e as políticas de acesso e de permanência no sistema de ensino superior brasileiro.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782006000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.11 n.32 2006
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490168213504