Contribui????es do pet-sa??de/redes Bahiana na forma????o interprofissional em sa??de
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública |
Texto Completo: | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2922 |
Resumo: | Introdu????o: Nas ??ltimas d??cadas, tem-se observado que a educa????o e a pr??tica interprofissional em sa??de, como estrat??gias de desenvolvimento da interprofissionalidade, s??o objetos de interesse, tanto das Organiza????es Estatais, como das institui????es de Ensino Superior formadoras de profissionais de sa??de. Assim, considera-se como uma das demandas para reorganizar as pr??ticas de sa??de, ancoradas nos princ??pios e diretrizes do SUS, a formula????o de novas propostas para a forma????o de profissionais de sa??de, na perspectiva da interprofissionalidade, ou seja, de uma forma????o que fomente a capacidade cr??tico-reflexiva e colaborativa, na dire????o da constitui????o de sujeitos para a transforma????o social. Se insere nesse contexto, o PET-Sa??de/Redes Bahiana que desenvolveu pr??ticas interprofissionais e de cuidado em redes, na Rede de Aten????o Urg??ncia e Emerg??ncia, no ??mbito da aten????o prim??ria, secund??ria e terci??ria. Objetivo: A tese tem como objetivo geral analisar as contribui????es do PET-Sa??de/Redes Bahiana na forma????o interprofissional de estudantes da ??rea da sa??de. M??todos: Empreendeu-se uma experi??ncia de aprendizagem na forma????o profissional, na qual alguns aspectos foram valorizados, tais como: o contato com o mundo do trabalho em sa??de; aprender a trabalhar junto com as diferentes profiss??es de sa??de; a busca de propostas que pudessem dar retorno a problemas reais que envolviam aspectos cient??ficos, culturais e relacionais. Toda essa constru????o se deu a partir de uma pr??xis pedag??gica, que considerou a rela????o entre a objetividade das a????es do programa e as subjetividades constru??das no cotidiano do trabalho, marcando, sempre, a import??ncia do processo dial??gico. A pesquisa est?? constitu??da como um Estudo de Caso, de m??todos mistos e contempla quatro artigos. Resultados/Conclus??o: Os resultados encontrados revelaram que as pr??ticas interprofissionais vividas no PET-Sa??de/Redes Bahiana provocam mudan??as no percurso formativo em sa??de, quando acontecem concomitantemente a uma pr??xis pedag??gica, que proporciona a express??o das resist??ncias, dos conflitos, do di??logo, dos sentimentos e com isso, o estudantes podem perceber, no processo de ensino-aprendizagem, suas lacunas e suas potencialidades para intervir na realidade e ter uma vis??o cr??tica de sua pr??pria atua????o na equipe. Desta forma, pode-se afirmar que as viv??ncias interprofissionais dos estudantes, alinhadas a uma pr??xis pedag??gica, foram geradoras de aprendizagens em acontecimento, disparadoras de processos cognitivos e afetivos, constituintes da pessoa em permanente mudan??a no seu contexto hist??rico e cultural de forma????o profissional. |
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Assim, considera-se como uma das demandas para reorganizar as pr??ticas de sa??de, ancoradas nos princ??pios e diretrizes do SUS, a formula????o de novas propostas para a forma????o de profissionais de sa??de, na perspectiva da interprofissionalidade, ou seja, de uma forma????o que fomente a capacidade cr??tico-reflexiva e colaborativa, na dire????o da constitui????o de sujeitos para a transforma????o social. Se insere nesse contexto, o PET-Sa??de/Redes Bahiana que desenvolveu pr??ticas interprofissionais e de cuidado em redes, na Rede de Aten????o Urg??ncia e Emerg??ncia, no ??mbito da aten????o prim??ria, secund??ria e terci??ria. Objetivo: A tese tem como objetivo geral analisar as contribui????es do PET-Sa??de/Redes Bahiana na forma????o interprofissional de estudantes da ??rea da sa??de. M??todos: Empreendeu-se uma experi??ncia de aprendizagem na forma????o profissional, na qual alguns aspectos foram valorizados, tais como: o contato com o mundo do trabalho em sa??de; aprender a trabalhar junto com as diferentes profiss??es de sa??de; a busca de propostas que pudessem dar retorno a problemas reais que envolviam aspectos cient??ficos, culturais e relacionais. Toda essa constru????o se deu a partir de uma pr??xis pedag??gica, que considerou a rela????o entre a objetividade das a????es do programa e as subjetividades constru??das no cotidiano do trabalho, marcando, sempre, a import??ncia do processo dial??gico. A pesquisa est?? constitu??da como um Estudo de Caso, de m??todos mistos e contempla quatro artigos. Resultados/Conclus??o: Os resultados encontrados revelaram que as pr??ticas interprofissionais vividas no PET-Sa??de/Redes Bahiana provocam mudan??as no percurso formativo em sa??de, quando acontecem concomitantemente a uma pr??xis pedag??gica, que proporciona a express??o das resist??ncias, dos conflitos, do di??logo, dos sentimentos e com isso, o estudantes podem perceber, no processo de ensino-aprendizagem, suas lacunas e suas potencialidades para intervir na realidade e ter uma vis??o cr??tica de sua pr??pria atua????o na equipe. Desta forma, pode-se afirmar que as viv??ncias interprofissionais dos estudantes, alinhadas a uma pr??xis pedag??gica, foram geradoras de aprendizagens em acontecimento, disparadoras de processos cognitivos e afetivos, constituintes da pessoa em permanente mudan??a no seu contexto hist??rico e cultural de forma????o profissional.Submitted by Carla Santos (biblioteca.cp2.carla@bahiana.edu.br) on 2019-04-17T13:59:54Z No. of bitstreams: 1 Tese para defesa completa (1) (1).pdf: 6949689 bytes, checksum: 3a610bef8977740743014e8422792c56 (MD5)Approved for entry into archive by JOELMA MAIA (ebmsp-bibliotecacp2@bahiana.edu.br) on 2019-04-23T12:42:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese para defesa completa (1) (1).pdf: 6949689 bytes, checksum: 3a610bef8977740743014e8422792c56 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-23T12:42:49Z (GMT). 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Pr??xis Pedag??gicaContribui????es do pet-sa??de/redes Bahiana na forma????o interprofissional em sa??deinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Públicainstname:EBMinstacron:EBMLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84792http://www7.bahiana.edu.br//jspui/bitstream/bahiana/2922/2/license.txtcad5b838f8e288e10180c2b6145739b8MD52ORIGINALTese para defesa completa (1) (1).pdfTese para defesa completa (1) (1).pdfapplication/pdf6949689http://www7.bahiana.edu.br//jspui/bitstream/bahiana/2922/1/Tese+para+defesa+completa+%281%29+%281%29.pdf3a610bef8977740743014e8422792c56MD51bahiana/2922oai:www7.bahiana.edu.br:bahiana/29222019-04-23 09:42:49.492Reposit??rio Institucional - Escola Bahiana de Medicina e Sa??de 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Introdu????o: Nas ??ltimas d??cadas, tem-se observado que a educa????o e a pr??tica interprofissional em sa??de, como estrat??gias de desenvolvimento da interprofissionalidade, s??o objetos de interesse, tanto das Organiza????es Estatais, como das institui????es de Ensino Superior formadoras de profissionais de sa??de. Assim, considera-se como uma das demandas para reorganizar as pr??ticas de sa??de, ancoradas nos princ??pios e diretrizes do SUS, a formula????o de novas propostas para a forma????o de profissionais de sa??de, na perspectiva da interprofissionalidade, ou seja, de uma forma????o que fomente a capacidade cr??tico-reflexiva e colaborativa, na dire????o da constitui????o de sujeitos para a transforma????o social. Se insere nesse contexto, o PET-Sa??de/Redes Bahiana que desenvolveu pr??ticas interprofissionais e de cuidado em redes, na Rede de Aten????o Urg??ncia e Emerg??ncia, no ??mbito da aten????o prim??ria, secund??ria e terci??ria. Objetivo: A tese tem como objetivo geral analisar as contribui????es do PET-Sa??de/Redes Bahiana na forma????o interprofissional de estudantes da ??rea da sa??de. M??todos: Empreendeu-se uma experi??ncia de aprendizagem na forma????o profissional, na qual alguns aspectos foram valorizados, tais como: o contato com o mundo do trabalho em sa??de; aprender a trabalhar junto com as diferentes profiss??es de sa??de; a busca de propostas que pudessem dar retorno a problemas reais que envolviam aspectos cient??ficos, culturais e relacionais. Toda essa constru????o se deu a partir de uma pr??xis pedag??gica, que considerou a rela????o entre a objetividade das a????es do programa e as subjetividades constru??das no cotidiano do trabalho, marcando, sempre, a import??ncia do processo dial??gico. A pesquisa est?? constitu??da como um Estudo de Caso, de m??todos mistos e contempla quatro artigos. Resultados/Conclus??o: Os resultados encontrados revelaram que as pr??ticas interprofissionais vividas no PET-Sa??de/Redes Bahiana provocam mudan??as no percurso formativo em sa??de, quando acontecem concomitantemente a uma pr??xis pedag??gica, que proporciona a express??o das resist??ncias, dos conflitos, do di??logo, dos sentimentos e com isso, o estudantes podem perceber, no processo de ensino-aprendizagem, suas lacunas e suas potencialidades para intervir na realidade e ter uma vis??o cr??tica de sua pr??pria atua????o na equipe. Desta forma, pode-se afirmar que as viv??ncias interprofissionais dos estudantes, alinhadas a uma pr??xis pedag??gica, foram geradoras de aprendizagens em acontecimento, disparadoras de processos cognitivos e afetivos, constituintes da pessoa em permanente mudan??a no seu contexto hist??rico e cultural de forma????o profissional. |
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Introdu????o: Nas ??ltimas d??cadas, tem-se observado que a educa????o e a pr??tica interprofissional em sa??de, como estrat??gias de desenvolvimento da interprofissionalidade, s??o objetos de interesse, tanto das Organiza????es Estatais, como das institui????es de Ensino Superior formadoras de profissionais de sa??de. Assim, considera-se como uma das demandas para reorganizar as pr??ticas de sa??de, ancoradas nos princ??pios e diretrizes do SUS, a formula????o de novas propostas para a forma????o de profissionais de sa??de, na perspectiva da interprofissionalidade, ou seja, de uma forma????o que fomente a capacidade cr??tico-reflexiva e colaborativa, na dire????o da constitui????o de sujeitos para a transforma????o social. Se insere nesse contexto, o PET-Sa??de/Redes Bahiana que desenvolveu pr??ticas interprofissionais e de cuidado em redes, na Rede de Aten????o Urg??ncia e Emerg??ncia, no ??mbito da aten????o prim??ria, secund??ria e terci??ria. Objetivo: A tese tem como objetivo geral analisar as contribui????es do PET-Sa??de/Redes Bahiana na forma????o interprofissional de estudantes da ??rea da sa??de. M??todos: Empreendeu-se uma experi??ncia de aprendizagem na forma????o profissional, na qual alguns aspectos foram valorizados, tais como: o contato com o mundo do trabalho em sa??de; aprender a trabalhar junto com as diferentes profiss??es de sa??de; a busca de propostas que pudessem dar retorno a problemas reais que envolviam aspectos cient??ficos, culturais e relacionais. Toda essa constru????o se deu a partir de uma pr??xis pedag??gica, que considerou a rela????o entre a objetividade das a????es do programa e as subjetividades constru??das no cotidiano do trabalho, marcando, sempre, a import??ncia do processo dial??gico. A pesquisa est?? constitu??da como um Estudo de Caso, de m??todos mistos e contempla quatro artigos. Resultados/Conclus??o: Os resultados encontrados revelaram que as pr??ticas interprofissionais vividas no PET-Sa??de/Redes Bahiana provocam mudan??as no percurso formativo em sa??de, quando acontecem concomitantemente a uma pr??xis pedag??gica, que proporciona a express??o das resist??ncias, dos conflitos, do di??logo, dos sentimentos e com isso, o estudantes podem perceber, no processo de ensino-aprendizagem, suas lacunas e suas potencialidades para intervir na realidade e ter uma vis??o cr??tica de sua pr??pria atua????o na equipe. Desta forma, pode-se afirmar que as viv??ncias interprofissionais dos estudantes, alinhadas a uma pr??xis pedag??gica, foram geradoras de aprendizagens em acontecimento, disparadoras de processos cognitivos e afetivos, constituintes da pessoa em permanente mudan??a no seu contexto hist??rico e cultural de forma????o profissional. |
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