Dos limites constitucionais à admissibilidade de cláusula anticorrupção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
Texto Completo: | https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1226 |
Resumo: | A repartição de competências na Constituição da República Brasileira concentrou na União a capacidade legislativa para disciplinar assuntos relacionados à licitação e ao contrato administrativo, com o objetivo de trazer uniformidade e segurança jurídica na definição de regras para as contratações, por meio de normas gerais nacionais. Iniciativas legislativas estaduais e municipais que exigem a implementação de programa de integridade dos licitantes, diante do vácuo normativo federal, a pretexto de aparentarem maior disposição à prevenção e ao combate à corrupção, violam os critérios de organização política do Estado Brasileiro, podendo gerar efeito diametralmente oposto à causa que a motiva. Ademais, deve-se avaliar se a exigência é proporcional frente aos princípios regentes à licitação e ao direito à livre iniciativa. |
id |
ED-FO-1_20bf78f82bca73741c81c09f978cb4dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaaec.com:article/1226 |
network_acronym_str |
ED-FO-1 |
network_name_str |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Dos limites constitucionais à admissibilidade de cláusula anticorrupçãocompetência constitucionalleis estaduaisinconstitucionalidadelicitaçãoprograma de integridaderazoabilidade.A repartição de competências na Constituição da República Brasileira concentrou na União a capacidade legislativa para disciplinar assuntos relacionados à licitação e ao contrato administrativo, com o objetivo de trazer uniformidade e segurança jurídica na definição de regras para as contratações, por meio de normas gerais nacionais. Iniciativas legislativas estaduais e municipais que exigem a implementação de programa de integridade dos licitantes, diante do vácuo normativo federal, a pretexto de aparentarem maior disposição à prevenção e ao combate à corrupção, violam os critérios de organização política do Estado Brasileiro, podendo gerar efeito diametralmente oposto à causa que a motiva. Ademais, deve-se avaliar se a exigência é proporcional frente aos princípios regentes à licitação e ao direito à livre iniciativa.Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/122610.21056/aec.v20i82.1226A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 20 No. 82 (2020): October/December; 173-201A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 20 Núm. 82 (2020): octubre/diciembre; 173-201A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; v. 20 n. 82 (2020): outubro/dezembro; 173-2011516-321010.21056/aec.v20i82reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucionalinstname:Editora Fóruminstacron:ED-FOporhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1226/885Copyright (c) 2021 Denis Dela Vedova Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimenta Oliveira, José RobertoGomes, Denis Dela Vedova2021-09-22T23:14:13Zoai:ojs.revistaaec.com:article/1226Revistahttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/indexPRIhttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/oaiaec.revista@gmail.com1516-32101984-4182opendoar:2021-09-22T23:14:13A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórumfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos limites constitucionais à admissibilidade de cláusula anticorrupção |
title |
Dos limites constitucionais à admissibilidade de cláusula anticorrupção |
spellingShingle |
Dos limites constitucionais à admissibilidade de cláusula anticorrupção Pimenta Oliveira, José Roberto competência constitucional leis estaduais inconstitucionalidade licitação programa de integridade razoabilidade. |
title_short |
Dos limites constitucionais à admissibilidade de cláusula anticorrupção |
title_full |
Dos limites constitucionais à admissibilidade de cláusula anticorrupção |
title_fullStr |
Dos limites constitucionais à admissibilidade de cláusula anticorrupção |
title_full_unstemmed |
Dos limites constitucionais à admissibilidade de cláusula anticorrupção |
title_sort |
Dos limites constitucionais à admissibilidade de cláusula anticorrupção |
author |
Pimenta Oliveira, José Roberto |
author_facet |
Pimenta Oliveira, José Roberto Gomes, Denis Dela Vedova |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Denis Dela Vedova |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta Oliveira, José Roberto Gomes, Denis Dela Vedova |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competência constitucional leis estaduais inconstitucionalidade licitação programa de integridade razoabilidade. |
topic |
competência constitucional leis estaduais inconstitucionalidade licitação programa de integridade razoabilidade. |
description |
A repartição de competências na Constituição da República Brasileira concentrou na União a capacidade legislativa para disciplinar assuntos relacionados à licitação e ao contrato administrativo, com o objetivo de trazer uniformidade e segurança jurídica na definição de regras para as contratações, por meio de normas gerais nacionais. Iniciativas legislativas estaduais e municipais que exigem a implementação de programa de integridade dos licitantes, diante do vácuo normativo federal, a pretexto de aparentarem maior disposição à prevenção e ao combate à corrupção, violam os critérios de organização política do Estado Brasileiro, podendo gerar efeito diametralmente oposto à causa que a motiva. Ademais, deve-se avaliar se a exigência é proporcional frente aos princípios regentes à licitação e ao direito à livre iniciativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1226 10.21056/aec.v20i82.1226 |
url |
https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1226 |
identifier_str_mv |
10.21056/aec.v20i82.1226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1226/885 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Denis Dela Vedova Gomes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Denis Dela Vedova Gomes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar |
dc.source.none.fl_str_mv |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 20 No. 82 (2020): October/December; 173-201 A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 20 Núm. 82 (2020): octubre/diciembre; 173-201 A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; v. 20 n. 82 (2020): outubro/dezembro; 173-201 1516-3210 10.21056/aec.v20i82 reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional instname:Editora Fórum instacron:ED-FO |
instname_str |
Editora Fórum |
instacron_str |
ED-FO |
institution |
ED-FO |
reponame_str |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
collection |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
repository.name.fl_str_mv |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórum |
repository.mail.fl_str_mv |
aec.revista@gmail.com |
_version_ |
1798313434237894656 |