AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/554 |
Resumo: | A temática deste artigo trata da formação de professores. Seu objetivo é analisar as representações sociais de diretores escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre formação de professores. Em específico, investigar as características que os diretores mais valorizam nos professores e identificar as políticas de formação de professores existentes nas escolas da rede pública municipal de Teresina. O interesse por essa temática surgiu a partir dos achados de Sales (2009, p.155) que, ao estudar a qualidade na educação, concluiu que a qualidade do ensino está fortemente relacionada ao “bom professor”. Na perspectiva do diretor escolar da escola pública dos anos iniciais é preciso ter formação para ser um bom professor dos anos iniciais do ensino fundamental? Será que para o diretor da escola pública municipal de Teresina, a formação é importante e faz diferença no desempenho das escolas? Como os diretores representam a formação do professor? Quais as características que os diretores valorizam nos professores? A coleta de dados da pesquisa que originou esta pesquisa deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas, individualmente, com 30 diretores escolares. A análise de dados foi realizada a partir de procedimento qualitativo. Segundo os entrevistados, a formação de professores efetiva-se com a formação continuada. A característica principal do bom professor é o Compromisso e que o professor deve, na docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ter Afetuosidade, Identidade com a Profissão e Habilidade para Planejar, desafios específicos da docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A característica principal das respostas é a de que os diretores valorizam mais o Compromisso do professor que a titulação. |
id |
EDUL-1_50ff0dc2cd8c920a2767b3be10c49e14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/554 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORESEducaçãoFormação de ProfessoresQualidade na EducaçãoRepresentações Sociais.Formação de ProfessoresA temática deste artigo trata da formação de professores. Seu objetivo é analisar as representações sociais de diretores escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre formação de professores. Em específico, investigar as características que os diretores mais valorizam nos professores e identificar as políticas de formação de professores existentes nas escolas da rede pública municipal de Teresina. O interesse por essa temática surgiu a partir dos achados de Sales (2009, p.155) que, ao estudar a qualidade na educação, concluiu que a qualidade do ensino está fortemente relacionada ao “bom professor”. Na perspectiva do diretor escolar da escola pública dos anos iniciais é preciso ter formação para ser um bom professor dos anos iniciais do ensino fundamental? Será que para o diretor da escola pública municipal de Teresina, a formação é importante e faz diferença no desempenho das escolas? Como os diretores representam a formação do professor? Quais as características que os diretores valorizam nos professores? A coleta de dados da pesquisa que originou esta pesquisa deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas, individualmente, com 30 diretores escolares. A análise de dados foi realizada a partir de procedimento qualitativo. Segundo os entrevistados, a formação de professores efetiva-se com a formação continuada. A característica principal do bom professor é o Compromisso e que o professor deve, na docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ter Afetuosidade, Identidade com a Profissão e Habilidade para Planejar, desafios específicos da docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A característica principal das respostas é a de que os diretores valorizam mais o Compromisso do professor que a titulação.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresQualitativoapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/554REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 16 (2016): Universidade, produção de conhecimento e trabalho coletivo; 408-4222177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/554/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Luiz Carlos Carvalho de2021-03-17T21:37:19Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/554Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:37:19Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Oliveira, Luiz Carlos Carvalho de Educação Formação de Professores Qualidade na Educação Representações Sociais. Formação de Professores |
title_short |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author |
Oliveira, Luiz Carlos Carvalho de |
author_facet |
Oliveira, Luiz Carlos Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luiz Carlos Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação de Professores Qualidade na Educação Representações Sociais. Formação de Professores |
topic |
Educação Formação de Professores Qualidade na Educação Representações Sociais. Formação de Professores |
description |
A temática deste artigo trata da formação de professores. Seu objetivo é analisar as representações sociais de diretores escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre formação de professores. Em específico, investigar as características que os diretores mais valorizam nos professores e identificar as políticas de formação de professores existentes nas escolas da rede pública municipal de Teresina. O interesse por essa temática surgiu a partir dos achados de Sales (2009, p.155) que, ao estudar a qualidade na educação, concluiu que a qualidade do ensino está fortemente relacionada ao “bom professor”. Na perspectiva do diretor escolar da escola pública dos anos iniciais é preciso ter formação para ser um bom professor dos anos iniciais do ensino fundamental? Será que para o diretor da escola pública municipal de Teresina, a formação é importante e faz diferença no desempenho das escolas? Como os diretores representam a formação do professor? Quais as características que os diretores valorizam nos professores? A coleta de dados da pesquisa que originou esta pesquisa deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas, individualmente, com 30 diretores escolares. A análise de dados foi realizada a partir de procedimento qualitativo. Segundo os entrevistados, a formação de professores efetiva-se com a formação continuada. A característica principal do bom professor é o Compromisso e que o professor deve, na docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ter Afetuosidade, Identidade com a Profissão e Habilidade para Planejar, desafios específicos da docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A característica principal das respostas é a de que os diretores valorizam mais o Compromisso do professor que a titulação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/554 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/554/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 16 (2016): Universidade, produção de conhecimento e trabalho coletivo; 408-422 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352188358656 |