AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luiz Carlos Carvalho de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/554
Resumo: A temática deste artigo trata da formação de professores. Seu objetivo é analisar as representações sociais de diretores escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre formação de professores. Em específico, investigar as características que os diretores mais valorizam nos professores e identificar as políticas de formação de professores existentes nas escolas da rede pública municipal de Teresina. O interesse por essa temática surgiu a partir dos achados de Sales (2009, p.155) que, ao estudar a qualidade na educação, concluiu que a qualidade do ensino está fortemente relacionada ao “bom professor”. Na perspectiva do diretor escolar da escola pública dos anos iniciais é preciso ter formação para ser um bom professor dos anos iniciais do ensino fundamental? Será que para o diretor da escola pública municipal de Teresina, a formação é importante e faz diferença no desempenho das escolas? Como os diretores representam a formação do professor? Quais as características que os diretores valorizam nos professores? A coleta de dados da pesquisa que originou esta pesquisa deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas, individualmente, com 30 diretores escolares. A análise de dados foi realizada a partir de procedimento qualitativo. Segundo os entrevistados, a formação de professores efetiva-se com a formação continuada. A característica principal do bom professor é o Compromisso e que o professor deve, na docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ter Afetuosidade, Identidade com a Profissão e Habilidade para Planejar, desafios específicos da docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A característica principal das respostas é a de que os diretores valorizam mais o Compromisso do professor que a titulação.
id EDUL-1_50ff0dc2cd8c920a2767b3be10c49e14
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/554
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORESEducaçãoFormação de ProfessoresQualidade na EducaçãoRepresentações Sociais.Formação de ProfessoresA temática deste artigo trata da formação de professores. Seu objetivo é analisar as representações sociais de diretores escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre formação de professores. Em específico, investigar as características que os diretores mais valorizam nos professores e identificar as políticas de formação de professores existentes nas escolas da rede pública municipal de Teresina. O interesse por essa temática surgiu a partir dos achados de Sales (2009, p.155) que, ao estudar a qualidade na educação, concluiu que a qualidade do ensino está fortemente relacionada ao “bom professor”. Na perspectiva do diretor escolar da escola pública dos anos iniciais é preciso ter formação para ser um bom professor dos anos iniciais do ensino fundamental? Será que para o diretor da escola pública municipal de Teresina, a formação é importante e faz diferença no desempenho das escolas? Como os diretores representam a formação do professor? Quais as características que os diretores valorizam nos professores? A coleta de dados da pesquisa que originou esta pesquisa deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas, individualmente, com 30 diretores escolares. A análise de dados foi realizada a partir de procedimento qualitativo. Segundo os entrevistados, a formação de professores efetiva-se com a formação continuada. A característica principal do bom professor é o Compromisso e que o professor deve, na docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ter Afetuosidade, Identidade com a Profissão e Habilidade para Planejar, desafios específicos da docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A característica principal das respostas é a de que os diretores valorizam mais o Compromisso do professor que a titulação.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresQualitativoapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/554REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 16 (2016): Universidade, produção de conhecimento e trabalho coletivo; 408-4222177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/554/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Luiz Carlos Carvalho de2021-03-17T21:37:19Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/554Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:37:19Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
spellingShingle AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Oliveira, Luiz Carlos Carvalho de
Educação
Formação de Professores
Qualidade na Educação
Representações Sociais.
Formação de Professores
title_short AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_fullStr AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full_unstemmed AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_sort AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
author Oliveira, Luiz Carlos Carvalho de
author_facet Oliveira, Luiz Carlos Carvalho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luiz Carlos Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de Professores
Qualidade na Educação
Representações Sociais.
Formação de Professores
topic Educação
Formação de Professores
Qualidade na Educação
Representações Sociais.
Formação de Professores
description A temática deste artigo trata da formação de professores. Seu objetivo é analisar as representações sociais de diretores escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre formação de professores. Em específico, investigar as características que os diretores mais valorizam nos professores e identificar as políticas de formação de professores existentes nas escolas da rede pública municipal de Teresina. O interesse por essa temática surgiu a partir dos achados de Sales (2009, p.155) que, ao estudar a qualidade na educação, concluiu que a qualidade do ensino está fortemente relacionada ao “bom professor”. Na perspectiva do diretor escolar da escola pública dos anos iniciais é preciso ter formação para ser um bom professor dos anos iniciais do ensino fundamental? Será que para o diretor da escola pública municipal de Teresina, a formação é importante e faz diferença no desempenho das escolas? Como os diretores representam a formação do professor? Quais as características que os diretores valorizam nos professores? A coleta de dados da pesquisa que originou esta pesquisa deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas, individualmente, com 30 diretores escolares. A análise de dados foi realizada a partir de procedimento qualitativo. Segundo os entrevistados, a formação de professores efetiva-se com a formação continuada. A característica principal do bom professor é o Compromisso e que o professor deve, na docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ter Afetuosidade, Identidade com a Profissão e Habilidade para Planejar, desafios específicos da docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A característica principal das respostas é a de que os diretores valorizam mais o Compromisso do professor que a titulação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/554
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/554/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 16 (2016): Universidade, produção de conhecimento e trabalho coletivo; 408-422
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352188358656