O ESTADO LIBERAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: ELEMENTOS PARA A ANÁLISE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peletti, Amilton Benedito
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Zanardini, Isaura Monica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/304
Resumo: Nosso propósito com este artigo é apresentar alguns elementos para análise da relação entre o modelo de Estado liberal e as políticas educacionais implementadas no Brasil a partir dos anos 1990. Para expressar essa relação, partimos da consideração do papel do Estado na sociedade de classes e de modo particular do papel do Estado liberal, na intenção de discutir a reforma do Estado brasileiro e os elementos que orientam a reforma da educação básica. Em relação às políticas educacionais, dados os limites do texto, procuramos explicitar a relação com o Estado liberal a partir da análise de dois documentos que consideramos centrais, quais sejam: Declaração mundial sobre educação para todos e Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem (1990) e Educação: um tesouro a descobrir organizado por Jacques Delors para a UNESCO (1996). Para a compreensão desta articulação, consideramos o processo de reorganização do capitalismo que impõe a reconfiguração do Estado e da educação tendo em vista, dentre outros aspectos, a celebração das diferenças, assegurando a reprodução da lógica da desigualdade, sob a qual se afirma e reafirma o capital. Nesta lógica, à educação caberia a tarefa de estabelecer um ajuste social a partir da inserção econômica dos homens na “nova estrutura produtiva” e a formação de “personalidades democráticas” que aceitem o pluralismo, sejam tolerantes, solidárias e solucionem pacificamente os conflitos sociais, acompanhando, desse modo, o arcabouço teórico e ideológico da pós-modernidade e da ideologia da globalização.
id EDUL-1_589097624ce00938ab07c5c7b0be5779
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/304
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O ESTADO LIBERAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: ELEMENTOS PARA A ANÁLISEEstadoliberalismopolítica educacionalpolitica educacionalNosso propósito com este artigo é apresentar alguns elementos para análise da relação entre o modelo de Estado liberal e as políticas educacionais implementadas no Brasil a partir dos anos 1990. Para expressar essa relação, partimos da consideração do papel do Estado na sociedade de classes e de modo particular do papel do Estado liberal, na intenção de discutir a reforma do Estado brasileiro e os elementos que orientam a reforma da educação básica. Em relação às políticas educacionais, dados os limites do texto, procuramos explicitar a relação com o Estado liberal a partir da análise de dois documentos que consideramos centrais, quais sejam: Declaração mundial sobre educação para todos e Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem (1990) e Educação: um tesouro a descobrir organizado por Jacques Delors para a UNESCO (1996). Para a compreensão desta articulação, consideramos o processo de reorganização do capitalismo que impõe a reconfiguração do Estado e da educação tendo em vista, dentre outros aspectos, a celebração das diferenças, assegurando a reprodução da lógica da desigualdade, sob a qual se afirma e reafirma o capital. Nesta lógica, à educação caberia a tarefa de estabelecer um ajuste social a partir da inserção econômica dos homens na “nova estrutura produtiva” e a formação de “personalidades democráticas” que aceitem o pluralismo, sejam tolerantes, solidárias e solucionem pacificamente os conflitos sociais, acompanhando, desse modo, o arcabouço teórico e ideológico da pós-modernidade e da ideologia da globalização. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2013-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/304REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 9 (2013): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 07-262177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/304/pdf_1Peletti, Amilton BeneditoZanardini, Isaura Monicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:26Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/304Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:26Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTADO LIBERAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: ELEMENTOS PARA A ANÁLISE
title O ESTADO LIBERAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: ELEMENTOS PARA A ANÁLISE
spellingShingle O ESTADO LIBERAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: ELEMENTOS PARA A ANÁLISE
Peletti, Amilton Benedito
Estado
liberalismo
política educacional
politica educacional
title_short O ESTADO LIBERAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: ELEMENTOS PARA A ANÁLISE
title_full O ESTADO LIBERAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: ELEMENTOS PARA A ANÁLISE
title_fullStr O ESTADO LIBERAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: ELEMENTOS PARA A ANÁLISE
title_full_unstemmed O ESTADO LIBERAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: ELEMENTOS PARA A ANÁLISE
title_sort O ESTADO LIBERAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: ELEMENTOS PARA A ANÁLISE
author Peletti, Amilton Benedito
author_facet Peletti, Amilton Benedito
Zanardini, Isaura Monica
author_role author
author2 Zanardini, Isaura Monica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peletti, Amilton Benedito
Zanardini, Isaura Monica
dc.subject.por.fl_str_mv Estado
liberalismo
política educacional
politica educacional
topic Estado
liberalismo
política educacional
politica educacional
description Nosso propósito com este artigo é apresentar alguns elementos para análise da relação entre o modelo de Estado liberal e as políticas educacionais implementadas no Brasil a partir dos anos 1990. Para expressar essa relação, partimos da consideração do papel do Estado na sociedade de classes e de modo particular do papel do Estado liberal, na intenção de discutir a reforma do Estado brasileiro e os elementos que orientam a reforma da educação básica. Em relação às políticas educacionais, dados os limites do texto, procuramos explicitar a relação com o Estado liberal a partir da análise de dois documentos que consideramos centrais, quais sejam: Declaração mundial sobre educação para todos e Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem (1990) e Educação: um tesouro a descobrir organizado por Jacques Delors para a UNESCO (1996). Para a compreensão desta articulação, consideramos o processo de reorganização do capitalismo que impõe a reconfiguração do Estado e da educação tendo em vista, dentre outros aspectos, a celebração das diferenças, assegurando a reprodução da lógica da desigualdade, sob a qual se afirma e reafirma o capital. Nesta lógica, à educação caberia a tarefa de estabelecer um ajuste social a partir da inserção econômica dos homens na “nova estrutura produtiva” e a formação de “personalidades democráticas” que aceitem o pluralismo, sejam tolerantes, solidárias e solucionem pacificamente os conflitos sociais, acompanhando, desse modo, o arcabouço teórico e ideológico da pós-modernidade e da ideologia da globalização.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/304
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/304/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 9 (2013): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 07-26
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351704965120