Educação Prisional como prevenção do risco social: o encarceramento em massa como problema biopolítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santaiana, Rochele da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cardoso dos Santos, Alexsandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1422
Resumo: O presente artigo integra uma pesquisa que objetivou discutir a função institucional da Educação Prisional no Brasil. Quanto ao referencial teórico, estabelece vinculações com autores como Michel Foucault (2018), Robert Castel (1981), Pierre Dardot e Christian Laval (2016), dentre outros. A metodologia opera com os conceitos de Governamento Biopolítico e Normalização enquanto ferramentas analíticas para os discursos provenientes dos principais documentos que mantêm e norteiam a Educação Prisional em nível federal. Considera-se que a promoção da Educação Prisional no Brasil é constituída como fator de prevenção de riscos sociais, sendo a remição penal por tempo de estudos vinculada aos processos de normalização dos indivíduos encarcerados para que se entendam subjetivamente como homo œconomicus do neoliberalismo.
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