Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Letícia Miranda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fontoura, Helena Amaral da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/588
Resumo: O ofício docente requer atualização constante, reflexão e criticidade. Este artigo tem o objetivo de analisar uma (auto)avaliação escrita por uma professora de Língua Inglesa, da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro que participou de um curso de formação para docentes regentes em turmas da modalidade Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA), no segundo semestre de 2014. Cabe ressaltar que a análise do relato terá como base metodológica o processo de tematização, proposto por Fontoura (2011). Assim como preconiza Morin (2000), Nóvoa (2002), Perrenoud (2002) entre outros, é possível perceber, com a leitura da narrativa dessa professora, a importância da formação continuada para a melhoria da prática pedagógica por meio da reflexão de si e da troca de experiências com os colegas.Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Nova Educação de Jovens e Adultos. Língua Inglesa. Continuing Education for English Language Teachers: analysis of a reportTeaching requires constant updating, reflection and critical thinking. This article aims to analyze a (self)evaluation written by an English teacher who works in a public school in the state of Rio de Janeiro and who participated of a continuing education course for   teachers  of the new modality of Adult and Youth Education in the second semester of 2014. It is important to point out that the analysis of this report will be based on the methodological study of themes, proposed by Fontoura (2011). As Morin (2000), Nóvoa (2002), and Perrenoud (2002), among others, defend, it is possible to note, by reading this teacher’s narrative, the importance of continuing education for the improvement of teaching practice by self reflection and by sharing experiences with other colleagues.Keywords: Continuing Education for Teachers. New modality of Adult and Youth Education (NEJA, in Brazil). English Language. 
id EDUL-1_aedc3ae6e9c0a579dec92597258b35a6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/588
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relatoFormação Continuada de ProfessoresNova Educação de Jovens e AdultosLíngua Inglesa.Formação docenteO ofício docente requer atualização constante, reflexão e criticidade. Este artigo tem o objetivo de analisar uma (auto)avaliação escrita por uma professora de Língua Inglesa, da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro que participou de um curso de formação para docentes regentes em turmas da modalidade Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA), no segundo semestre de 2014. Cabe ressaltar que a análise do relato terá como base metodológica o processo de tematização, proposto por Fontoura (2011). Assim como preconiza Morin (2000), Nóvoa (2002), Perrenoud (2002) entre outros, é possível perceber, com a leitura da narrativa dessa professora, a importância da formação continuada para a melhoria da prática pedagógica por meio da reflexão de si e da troca de experiências com os colegas.Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Nova Educação de Jovens e Adultos. Língua Inglesa. Continuing Education for English Language Teachers: analysis of a reportTeaching requires constant updating, reflection and critical thinking. This article aims to analyze a (self)evaluation written by an English teacher who works in a public school in the state of Rio de Janeiro and who participated of a continuing education course for   teachers  of the new modality of Adult and Youth Education in the second semester of 2014. It is important to point out that the analysis of this report will be based on the methodological study of themes, proposed by Fontoura (2011). As Morin (2000), Nóvoa (2002), and Perrenoud (2002), among others, defend, it is possible to note, by reading this teacher’s narrative, the importance of continuing education for the improvement of teaching practice by self reflection and by sharing experiences with other colleagues.Keywords: Continuing Education for Teachers. New modality of Adult and Youth Education (NEJA, in Brazil). English Language. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/588REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 448-4572177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/588/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Letícia MirandaFontoura, Helena Amaral da2021-03-17T21:41:11Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/588Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:11Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato
title Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato
spellingShingle Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato
Medeiros, Letícia Miranda
Formação Continuada de Professores
Nova Educação de Jovens e Adultos
Língua Inglesa.
Formação docente
title_short Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato
title_full Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato
title_fullStr Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato
title_sort Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato
author Medeiros, Letícia Miranda
author_facet Medeiros, Letícia Miranda
Fontoura, Helena Amaral da
author_role author
author2 Fontoura, Helena Amaral da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Letícia Miranda
Fontoura, Helena Amaral da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada de Professores
Nova Educação de Jovens e Adultos
Língua Inglesa.
Formação docente
topic Formação Continuada de Professores
Nova Educação de Jovens e Adultos
Língua Inglesa.
Formação docente
description O ofício docente requer atualização constante, reflexão e criticidade. Este artigo tem o objetivo de analisar uma (auto)avaliação escrita por uma professora de Língua Inglesa, da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro que participou de um curso de formação para docentes regentes em turmas da modalidade Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA), no segundo semestre de 2014. Cabe ressaltar que a análise do relato terá como base metodológica o processo de tematização, proposto por Fontoura (2011). Assim como preconiza Morin (2000), Nóvoa (2002), Perrenoud (2002) entre outros, é possível perceber, com a leitura da narrativa dessa professora, a importância da formação continuada para a melhoria da prática pedagógica por meio da reflexão de si e da troca de experiências com os colegas.Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Nova Educação de Jovens e Adultos. Língua Inglesa. Continuing Education for English Language Teachers: analysis of a reportTeaching requires constant updating, reflection and critical thinking. This article aims to analyze a (self)evaluation written by an English teacher who works in a public school in the state of Rio de Janeiro and who participated of a continuing education course for   teachers  of the new modality of Adult and Youth Education in the second semester of 2014. It is important to point out that the analysis of this report will be based on the methodological study of themes, proposed by Fontoura (2011). As Morin (2000), Nóvoa (2002), and Perrenoud (2002), among others, defend, it is possible to note, by reading this teacher’s narrative, the importance of continuing education for the improvement of teaching practice by self reflection and by sharing experiences with other colleagues.Keywords: Continuing Education for Teachers. New modality of Adult and Youth Education (NEJA, in Brazil). English Language. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/588
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/588/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 448-457
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352217718784