Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modelski, Daiane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Azeredo, Isabel, Giraffa, Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/678
Resumo: A evolução das tecnologias digitais (TDs) tem transformado o modo como obtemos e produzimos informações; consequentemente, surgem novos espaços e possibilidades para organizarmos e repensarmos os processos de ensino e de aprendizagem. O professor, nesse contexto, é demandado a rever suas práticas pedagógicas e instigado a pensar em inovações para seu fazer docente. Nessa perspectiva, esse artigo apresenta algumas reflexões ainda necessárias com relação à formação docente, práticas pedagógicas e uso de TDs. A experiência do grupo de pesquisa, associada aos resultados das pesquisas, apontam a necessidade em fazer intervenções no que tange ao currículo de formação base de docente, considera a necessidade de ofertar programas de desenvolvimento profissional em serviço e criar espaços experimentais para ofertar formação adequada para escola contemporânea.Palavras-chave: Formação Docente. Práticas Pedagógicas. Tecnologias Digitais.  TEACHER TRAINING, TEACHING PRACTICES AND DIGITAL TECHNOLOGIES: reflections still necessaryAbstract: The Digital Technologies evolution has transformed the way we obtain and produce information; consequently, new spaces and possibilities arise to organize and rethink teaching and learning processes. In this context, teachers are required to reflect on their teaching practices and stimulated to come up with teaching innovations. This paper presents some reflections based on findings regarding teacher training, teaching practices and the use of digital technologies. We emphasize the need to rethink teacher training programs and continuing teacher training as a way to meet our contemporary school demands. Keywords: Teacher Training. Teaching Practices. Digital Technologies
id EDUL-1_baad9a5b0d55a0e76f95510b6e2e3942
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/678
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessáriasFormação DocentePráticas PedagógicasTecnologias DigitaisFormação docente . Tecnologias digitais. EducaçãoA evolução das tecnologias digitais (TDs) tem transformado o modo como obtemos e produzimos informações; consequentemente, surgem novos espaços e possibilidades para organizarmos e repensarmos os processos de ensino e de aprendizagem. O professor, nesse contexto, é demandado a rever suas práticas pedagógicas e instigado a pensar em inovações para seu fazer docente. Nessa perspectiva, esse artigo apresenta algumas reflexões ainda necessárias com relação à formação docente, práticas pedagógicas e uso de TDs. A experiência do grupo de pesquisa, associada aos resultados das pesquisas, apontam a necessidade em fazer intervenções no que tange ao currículo de formação base de docente, considera a necessidade de ofertar programas de desenvolvimento profissional em serviço e criar espaços experimentais para ofertar formação adequada para escola contemporânea.Palavras-chave: Formação Docente. Práticas Pedagógicas. Tecnologias Digitais.  TEACHER TRAINING, TEACHING PRACTICES AND DIGITAL TECHNOLOGIES: reflections still necessaryAbstract: The Digital Technologies evolution has transformed the way we obtain and produce information; consequently, new spaces and possibilities arise to organize and rethink teaching and learning processes. In this context, teachers are required to reflect on their teaching practices and stimulated to come up with teaching innovations. This paper presents some reflections based on findings regarding teacher training, teaching practices and the use of digital technologies. We emphasize the need to rethink teacher training programs and continuing teacher training as a way to meet our contemporary school demands. Keywords: Teacher Training. Teaching Practices. Digital TechnologiesEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/678REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 116-1332177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/678/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessModelski, DaianeAzeredo, IsabelGiraffa, Lucia2021-03-17T21:40:16Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/678Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:40:16Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias
title Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias
spellingShingle Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias
Modelski, Daiane
Formação Docente
Práticas Pedagógicas
Tecnologias Digitais
Formação docente . Tecnologias digitais. Educação
title_short Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias
title_full Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias
title_fullStr Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias
title_full_unstemmed Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias
title_sort Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias
author Modelski, Daiane
author_facet Modelski, Daiane
Azeredo, Isabel
Giraffa, Lucia
author_role author
author2 Azeredo, Isabel
Giraffa, Lucia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Modelski, Daiane
Azeredo, Isabel
Giraffa, Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Práticas Pedagógicas
Tecnologias Digitais
Formação docente . Tecnologias digitais. Educação
topic Formação Docente
Práticas Pedagógicas
Tecnologias Digitais
Formação docente . Tecnologias digitais. Educação
description A evolução das tecnologias digitais (TDs) tem transformado o modo como obtemos e produzimos informações; consequentemente, surgem novos espaços e possibilidades para organizarmos e repensarmos os processos de ensino e de aprendizagem. O professor, nesse contexto, é demandado a rever suas práticas pedagógicas e instigado a pensar em inovações para seu fazer docente. Nessa perspectiva, esse artigo apresenta algumas reflexões ainda necessárias com relação à formação docente, práticas pedagógicas e uso de TDs. A experiência do grupo de pesquisa, associada aos resultados das pesquisas, apontam a necessidade em fazer intervenções no que tange ao currículo de formação base de docente, considera a necessidade de ofertar programas de desenvolvimento profissional em serviço e criar espaços experimentais para ofertar formação adequada para escola contemporânea.Palavras-chave: Formação Docente. Práticas Pedagógicas. Tecnologias Digitais.  TEACHER TRAINING, TEACHING PRACTICES AND DIGITAL TECHNOLOGIES: reflections still necessaryAbstract: The Digital Technologies evolution has transformed the way we obtain and produce information; consequently, new spaces and possibilities arise to organize and rethink teaching and learning processes. In this context, teachers are required to reflect on their teaching practices and stimulated to come up with teaching innovations. This paper presents some reflections based on findings regarding teacher training, teaching practices and the use of digital technologies. We emphasize the need to rethink teacher training programs and continuing teacher training as a way to meet our contemporary school demands. Keywords: Teacher Training. Teaching Practices. Digital Technologies
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/678
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/678/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 116-133
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352305799168