A Educação Ambiental em cursos de formação inicial de professores: um estudo de caso na UFU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Adélia Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Andreani Junior, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/781
Resumo: Nesta pesquisa, buscou-se investigar de que forma os cursos de licenciatura, na modalidade presencial, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campi Uberlândia – MG, incluíram a Educação Ambiental (EA) em seus projetos políticos pedagógicos e respectivos currículos. De acordo com a pesquisa, de natureza qualitativa, realizada na modalidade estudo de caso, dos 16 cursos de licenciatura ofertados, 9 cursos fizeram essa inserção. Entre os resultados obtidos com esse estudo, destacaram-se: falta de revisão periódica dos projetos políticos pedagógicos dos cursos e inserção da dimensão ambiental em uma única disciplina, específica e de caráter optativo. Apesar disso, foi possível perceber avanços no trabalho com a dimensão ambiental tanto nos cursos, como na instituição. Desse modo, a pesquisa propiciou uma oportunidade de lançar luz sobre a operacionalização da EA naqueles cursos, com o intuito de evidenciar a sua efetivação e a relação estabelecida entre esses cursos e a questão ambiental.Palavras-chave: Problemática Ambiental. Legislação. Cursos de Licenciatura. Projeto Político Pedagógico. Currículo. Environmental Education in Basic Teacher training courses: a case study at the Federal University of  UberlandiaAbstract: This research aims to investigate how teaching degree programs of the Federal University of Uberlândia (UFU, Brazilian acronym), Minas Gerais, Brazil, have included "Environmental Education" (EE) in their teaching projects and curricula. This qualitative case-study research revealed that 9 out of the 16 programs of the university inserted EE in their curricula. Among the results are the lack of periodic revision of the program projects and the insertion of the environmental dimension in a single and specific optional course unit. Despite these aspects, there are some advances concerning how the environmental dimension is approached by the programs and the university. This research has therefore provided an opportunity to shed light on how EE is managed in those programs in order to demonstrate its effectiveness and the relation between those teaching degree programs and the environmental issue.Keywords: Environmental Issue. Legislation. Teaching Degree Programs. Teaching Project. Curriculum.
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