Educação especial em cursos de pedagogia : uma análise sobre a formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino, Deise Josiele Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67886
Resumo: A presente investigação teve como objetivo analisar o espaço curricular e os possíveis sentidos da Educação Especial na formação inicial dos Pedagogos. Para isso, foram analisadas as grades curriculares, as ementas das disciplinas de universidades federais da região sul do Brasil. As universidades investigadas foram: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Como referencial teórico no campo pedagógico, destacam-se as ideias de estudiosos brasileiros que têm se dedicado às temáticas Educação Especial e políticas de inclusão escolar. A pesquisa está em sintonia com abordagem qualitativa e utiliza como metodologia a análise documental, a partir da investigação dirigida a documentos que evidenciam a constituição de uma grade curricular e orientam a formação relativa aos cursos de Pedagogia. As grades curriculares apresentam, no mínimo, uma disciplina de Educação Especial. Quanto ao tempo de formação, eles são diferentes em cada universidade, mas todos os cursos apresentam diferenças no que se refere a sua carga horária dedicada à Educação Especial. Compreendemos que as universidades organizam-se com certa lentidão para uma formação que contemple nos currículos a Educação Especial.
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