Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breda Queiros, Gean
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira Aroeira, Kalline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/945
Resumo: Como parte de pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, analisamos concepções e práticas professores de bacharelados e das licenciaturas com relação à formação didático-pedagógica e à docência no ensino superior, abordando esses desafios no atual cenário brasileiro. O referencial teórico pauta-se na discussão de estudos recentes sobre a formação de professores no Ensino Superior, Didática e Pedagogia Universitária. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caráter qualitativo com pesquisa de campo analisada sob o foco de bibliografia especializada da área.Palavras-chave: Pedagogia Universitária. Formação de Professores. Docência no Ensino Superior. Didática.Teachers in higher education teaching: teacher training and challenges in today’s Brazilian scenarioAbstract: As part of our research project for the Professional Master’s Degree in Education, we analyzed what conceptions and practices teachers of bachelor’s and teaching degree programs present in relation to their teaching education and profession in higher education, addressing these challenges in today’s Brazilian scenario. The theoretical framework is based on the discussion of recent studies on higher education teacher education, teaching methodologies and university pedagogy. The research is characterized as a qualitative study with analyzed field research based on specialized bibliography in the area.Keywords: University Pedagogy. Teacher Training. Higher Education Teaching. Teaching methodologies.
id EDUL-1_f3cc6117366b8bdf4c1a4194ba41dab6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/945
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiroPedagogia UniversitáriaFormação de ProfessoresDocência no Ensino SuperiorDidática.Formação de Professores em Docência no Ensino SuperiorComo parte de pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, analisamos concepções e práticas professores de bacharelados e das licenciaturas com relação à formação didático-pedagógica e à docência no ensino superior, abordando esses desafios no atual cenário brasileiro. O referencial teórico pauta-se na discussão de estudos recentes sobre a formação de professores no Ensino Superior, Didática e Pedagogia Universitária. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caráter qualitativo com pesquisa de campo analisada sob o foco de bibliografia especializada da área.Palavras-chave: Pedagogia Universitária. Formação de Professores. Docência no Ensino Superior. Didática.Teachers in higher education teaching: teacher training and challenges in today’s Brazilian scenarioAbstract: As part of our research project for the Professional Master’s Degree in Education, we analyzed what conceptions and practices teachers of bachelor’s and teaching degree programs present in relation to their teaching education and profession in higher education, addressing these challenges in today’s Brazilian scenario. The theoretical framework is based on the discussion of recent studies on higher education teacher education, teaching methodologies and university pedagogy. The research is characterized as a qualitative study with analyzed field research based on specialized bibliography in the area.Keywords: University Pedagogy. Teacher Training. Higher Education Teaching. Teaching methodologies.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/945REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 18-362177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/945/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBreda Queiros, GeanPereira Aroeira, Kalline2021-03-17T21:43:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/945Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:43:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro
title Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro
spellingShingle Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro
Breda Queiros, Gean
Pedagogia Universitária
Formação de Professores
Docência no Ensino Superior
Didática.
Formação de Professores em Docência no Ensino Superior
title_short Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro
title_full Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro
title_fullStr Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro
title_full_unstemmed Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro
title_sort Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro
author Breda Queiros, Gean
author_facet Breda Queiros, Gean
Pereira Aroeira, Kalline
author_role author
author2 Pereira Aroeira, Kalline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Breda Queiros, Gean
Pereira Aroeira, Kalline
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Universitária
Formação de Professores
Docência no Ensino Superior
Didática.
Formação de Professores em Docência no Ensino Superior
topic Pedagogia Universitária
Formação de Professores
Docência no Ensino Superior
Didática.
Formação de Professores em Docência no Ensino Superior
description Como parte de pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, analisamos concepções e práticas professores de bacharelados e das licenciaturas com relação à formação didático-pedagógica e à docência no ensino superior, abordando esses desafios no atual cenário brasileiro. O referencial teórico pauta-se na discussão de estudos recentes sobre a formação de professores no Ensino Superior, Didática e Pedagogia Universitária. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caráter qualitativo com pesquisa de campo analisada sob o foco de bibliografia especializada da área.Palavras-chave: Pedagogia Universitária. Formação de Professores. Docência no Ensino Superior. Didática.Teachers in higher education teaching: teacher training and challenges in today’s Brazilian scenarioAbstract: As part of our research project for the Professional Master’s Degree in Education, we analyzed what conceptions and practices teachers of bachelor’s and teaching degree programs present in relation to their teaching education and profession in higher education, addressing these challenges in today’s Brazilian scenario. The theoretical framework is based on the discussion of recent studies on higher education teacher education, teaching methodologies and university pedagogy. The research is characterized as a qualitative study with analyzed field research based on specialized bibliography in the area.Keywords: University Pedagogy. Teacher Training. Higher Education Teaching. Teaching methodologies.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/945
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/945/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 18-36
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352814358528