E-navigation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raysa Lopes Ferreira, Laís
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4174
Resumo: Numa escala temporal, a partir de mudanças deparadigmas (gerenciais e operacionais), a maneira deexecução da atividade ao mar tem evoluído, agregadaa ferramentas tecnológicas fundamentais. Apesar daregulamentação da Organização Marítima Internacional(IMO) na busca por soluções safety, security, e sustentáveis,acidentes marítimos continuaram a acontecer – numaabordagem causal simples, devido a “erros humanos”.Sendo incalculáveis os prejuízos decorrentes de taiscircunstâncias, verificou-se que a navegação poderiaser aprimorada com o auxílio da tecnologia, a fim deproporcionar um maior controle das ações humanas –conceito e-Navigation – o que caracteriza o início de umanova era para a navegação. O presente estudo pretendeanalisar a e-Navigation como solução para os aspectos safetye sustentável do âmbito marítimo, numa aplicação dasCiências Náuticas por método indutivo, associada a umaproposta técnico-científica que apresenta as mudançasde paradigmas da atividade comercial marítima (setorpetroleiro) em eras específicas, com análise aplicávela toda a indústria de transporte marítimo. Verificou-se que, numa fase inicial, soluções “inteligentes”, safetye sustentáveis para a navegação comercial podem serpossíveis; mas só até certo limite (ponto de inflexão),quando situações imprevistas, circunstâncias adversas oufalhas humanas, por exemplo, venham a acontecer.
id EGN_84cfb0b9f56e3f5ed799abeb2d286b44
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4174
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling E-navigationSegurança da navegaçãoSafetySustentabilidadeErro HumanoE-NavigationNuma escala temporal, a partir de mudanças deparadigmas (gerenciais e operacionais), a maneira deexecução da atividade ao mar tem evoluído, agregadaa ferramentas tecnológicas fundamentais. Apesar daregulamentação da Organização Marítima Internacional(IMO) na busca por soluções safety, security, e sustentáveis,acidentes marítimos continuaram a acontecer – numaabordagem causal simples, devido a “erros humanos”.Sendo incalculáveis os prejuízos decorrentes de taiscircunstâncias, verificou-se que a navegação poderiaser aprimorada com o auxílio da tecnologia, a fim deproporcionar um maior controle das ações humanas –conceito e-Navigation – o que caracteriza o início de umanova era para a navegação. O presente estudo pretendeanalisar a e-Navigation como solução para os aspectos safetye sustentável do âmbito marítimo, numa aplicação dasCiências Náuticas por método indutivo, associada a umaproposta técnico-científica que apresenta as mudançasde paradigmas da atividade comercial marítima (setorpetroleiro) em eras específicas, com análise aplicávela toda a indústria de transporte marítimo. Verificou-se que, numa fase inicial, soluções “inteligentes”, safetye sustentáveis para a navegação comercial podem serpossíveis; mas só até certo limite (ponto de inflexão),quando situações imprevistas, circunstâncias adversas oufalhas humanas, por exemplo, venham a acontecer.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4174Revista da EGN; v. 27 n. 2 (2021): Revista da Escola de Guerra Naval; 481-5102359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4174/4063Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessRaysa Lopes Ferreira, Laís 2023-07-04T17:33:11Zoai:ojs3.localhost:article/4174Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-07-04T17:33:11Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv E-navigation
title E-navigation
spellingShingle E-navigation
Raysa Lopes Ferreira, Laís
Segurança da navegação
Safety
Sustentabilidade
Erro Humano
E-Navigation
title_short E-navigation
title_full E-navigation
title_fullStr E-navigation
title_full_unstemmed E-navigation
title_sort E-navigation
author Raysa Lopes Ferreira, Laís
author_facet Raysa Lopes Ferreira, Laís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raysa Lopes Ferreira, Laís
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança da navegação
Safety
Sustentabilidade
Erro Humano
E-Navigation
topic Segurança da navegação
Safety
Sustentabilidade
Erro Humano
E-Navigation
description Numa escala temporal, a partir de mudanças deparadigmas (gerenciais e operacionais), a maneira deexecução da atividade ao mar tem evoluído, agregadaa ferramentas tecnológicas fundamentais. Apesar daregulamentação da Organização Marítima Internacional(IMO) na busca por soluções safety, security, e sustentáveis,acidentes marítimos continuaram a acontecer – numaabordagem causal simples, devido a “erros humanos”.Sendo incalculáveis os prejuízos decorrentes de taiscircunstâncias, verificou-se que a navegação poderiaser aprimorada com o auxílio da tecnologia, a fim deproporcionar um maior controle das ações humanas –conceito e-Navigation – o que caracteriza o início de umanova era para a navegação. O presente estudo pretendeanalisar a e-Navigation como solução para os aspectos safetye sustentável do âmbito marítimo, numa aplicação dasCiências Náuticas por método indutivo, associada a umaproposta técnico-científica que apresenta as mudançasde paradigmas da atividade comercial marítima (setorpetroleiro) em eras específicas, com análise aplicávela toda a indústria de transporte marítimo. Verificou-se que, numa fase inicial, soluções “inteligentes”, safetye sustentáveis para a navegação comercial podem serpossíveis; mas só até certo limite (ponto de inflexão),quando situações imprevistas, circunstâncias adversas oufalhas humanas, por exemplo, venham a acontecer.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4174
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4174/4063
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 27 n. 2 (2021): Revista da Escola de Guerra Naval; 481-510
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231678320541696