Comando e controle em operações anfíbias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Speller, Ian
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4270
Resumo: Este artigo examina a história do comando e controle em operações anfíbias. Aqui se explora uma série de estudos de caso, para identificar e ilustrar alguns desafios persistentes e analisar até que ponto as abordagens alternativas de comando podem ter mitigado ou exacerbado tais desafios. Os estudos de caso concentram-se em exemplos provenientes da experiência anglo-americana do século XX, embora o objetivo seja o de delinear conclusões de maior relevância. O artigo identifica que três abordagens gerais de comando e controle foram desenvolvidas ao longo dos séculos, nomeadamente: comando coigual sem a nomeação de um comandante na chefia, comando unificado com um comandante-geral e comando por braço único. O impacto desses diferentes sistemas é explorado os casos das operações em Narvik (1940), Guadalcanal (1942), Normandia (1944) e nas Ilhas Falkland / Malvinas (1982). O artigo examina a noção de “interesse primordial” (paramount interest) e explora como ele se relaciona com o conceito atual de comandantes apoiados e de apoio (supported and supporting commander). Conclui- se discutindo a doutrina atual da OTAN, sinalizando que é importante que haja um comandante conjunto no teatro de operações, detentor de autoridade e entendimento para capacitar as operações e controlar e coordenar as atividades que envolvam elementos de força diferentes.
id EGN_e43234f58b78931a12b4f6d30c7afdb7
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4270
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Comando e controle em operações anfíbiasComando e controleVeículo anfíbioFuzileiros navaisOperações conjuntasEste artigo examina a história do comando e controle em operações anfíbias. Aqui se explora uma série de estudos de caso, para identificar e ilustrar alguns desafios persistentes e analisar até que ponto as abordagens alternativas de comando podem ter mitigado ou exacerbado tais desafios. Os estudos de caso concentram-se em exemplos provenientes da experiência anglo-americana do século XX, embora o objetivo seja o de delinear conclusões de maior relevância. O artigo identifica que três abordagens gerais de comando e controle foram desenvolvidas ao longo dos séculos, nomeadamente: comando coigual sem a nomeação de um comandante na chefia, comando unificado com um comandante-geral e comando por braço único. O impacto desses diferentes sistemas é explorado os casos das operações em Narvik (1940), Guadalcanal (1942), Normandia (1944) e nas Ilhas Falkland / Malvinas (1982). O artigo examina a noção de “interesse primordial” (paramount interest) e explora como ele se relaciona com o conceito atual de comandantes apoiados e de apoio (supported and supporting commander). Conclui- se discutindo a doutrina atual da OTAN, sinalizando que é importante que haja um comandante conjunto no teatro de operações, detentor de autoridade e entendimento para capacitar as operações e controlar e coordenar as atividades que envolvam elementos de força diferentes.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4270Revista da EGN; v. 25 n. 3 (2019): Revista da Escola de Guerra Naval; 561-5862359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4270/4137https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4270/4712Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessSpeller, Ian2024-01-17T12:46:52Zoai:ojs3.localhost:article/4270Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2024-01-17T12:46:52Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv Comando e controle em operações anfíbias
title Comando e controle em operações anfíbias
spellingShingle Comando e controle em operações anfíbias
Speller, Ian
Comando e controle
Veículo anfíbio
Fuzileiros navais
Operações conjuntas
title_short Comando e controle em operações anfíbias
title_full Comando e controle em operações anfíbias
title_fullStr Comando e controle em operações anfíbias
title_full_unstemmed Comando e controle em operações anfíbias
title_sort Comando e controle em operações anfíbias
author Speller, Ian
author_facet Speller, Ian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Speller, Ian
dc.subject.por.fl_str_mv Comando e controle
Veículo anfíbio
Fuzileiros navais
Operações conjuntas
topic Comando e controle
Veículo anfíbio
Fuzileiros navais
Operações conjuntas
description Este artigo examina a história do comando e controle em operações anfíbias. Aqui se explora uma série de estudos de caso, para identificar e ilustrar alguns desafios persistentes e analisar até que ponto as abordagens alternativas de comando podem ter mitigado ou exacerbado tais desafios. Os estudos de caso concentram-se em exemplos provenientes da experiência anglo-americana do século XX, embora o objetivo seja o de delinear conclusões de maior relevância. O artigo identifica que três abordagens gerais de comando e controle foram desenvolvidas ao longo dos séculos, nomeadamente: comando coigual sem a nomeação de um comandante na chefia, comando unificado com um comandante-geral e comando por braço único. O impacto desses diferentes sistemas é explorado os casos das operações em Narvik (1940), Guadalcanal (1942), Normandia (1944) e nas Ilhas Falkland / Malvinas (1982). O artigo examina a noção de “interesse primordial” (paramount interest) e explora como ele se relaciona com o conceito atual de comandantes apoiados e de apoio (supported and supporting commander). Conclui- se discutindo a doutrina atual da OTAN, sinalizando que é importante que haja um comandante conjunto no teatro de operações, detentor de autoridade e entendimento para capacitar as operações e controlar e coordenar as atividades que envolvam elementos de força diferentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4270
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4270/4137
https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4270/4712
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 25 n. 3 (2019): Revista da Escola de Guerra Naval; 561-586
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231678383456256